A RELAÇÃO COM O MUNDO LETRADO

A leitura e a escrita sempre foi indiscutivelmente muito importante na vida dos indivíduos. Com a chegada das novas tecnologias e a Globalização a velocidade das informações circulam de maneira muito mais rápida que antes, “o que é hoje, pode não ser a mesma coisa amanhã”. Atualmente, muito mais do que em épocas remotas é de suma importância essa habilidade como ferramenta, para se estar conectado ao mundo e ser inserido como cidadão ativo no mesmo. Para tal, exige-se do indivíduo, não somente saber ler e escrever, decodificando letras e palavras, antes sim, fazer uso da leitura e da escrita como ferramenta crítica e social.

Infelizmente nesta área à escola anda a passos lentos, mesmo tendo sofrido consideráveis mudanças, parece fechar as portas para o mundo, criando outro que não tem nada haver com o real. No entanto, espera-se da escola, que perpasse seus muros, imprimindo no sujeito uma humanização plena, novos saberes e competências que agregadas a ela se determinam a novos conhecimentos constantemente. E para que isso ocorra é necessário valorizar a leitura de diferentes tipos de textos e portadores para ampliar o repertório dos educandos no mundo da linguagem em diferentes situações sociais, contextualizando-os e apresentando-os de forma significativa. É preciso antes de tudo trazer o mundo para dentro da escola. Exercitando assim a inteligência, o pensamento, as ideias e a linguagem, dos educandos, estimulando-os a enriquecer o seu imaginário e ampliar seu vocabulário. Pois a leitura pode ajudá-los a se familiarizar com a escrita e a tomar gosto pelo ato de ler e pelos livros, a buscar o seu gosto específico e a ter um repertório maior, ajudando-os na formação de seu pensamento hipotético e dedutivo, além de incentivar sua capacidade de abstração, e dinamizar seu raciocínio lógico, aumentando seu conhecimento e a percepção do mundo, desenvolvendo ainda habilidades fundamentais como a comunicação e o trabalho em equipe, conquistando também certo poder de reflexão muito maior, desenvolvendo também muito mais sua capacidade de interpretação, surgindo como um instrumento que o ajude a confrontar ideias e valores, abordando todas as questões do mundo que o cerca, elevando seu nível cultural e seu conhecimento.

Mas ensinar, acima de tudo deve ser um prazer, para que o educando adquira o prazer de aprender sempre!

AO PASSAR POR AQUI FICARIA FELIZ DE VER SEUS COMENTÁRIOS E CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEMA ABORDADO. ABRAÇOS

ETY MORAES
Enviado por ETY MORAES em 08/05/2013
Código do texto: T4281127
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.