Educar e cuidar... atos de amor indissociáveis!!!


     A história da Educação Infantil foi caracterizada pelo assistencialismo, ou seja, as crianças iam a escola para serem cuidadas. Com o passar do tempo a escola deixou de ser apenas assistencialista e passou em alguns momentos a "educar" e em outros a "cuidar".
     Atualmente chegou-se a conclusão que educar e cuidar são pontos indissociáveis. Para uma melhor compreensão, farei aqui uma explicação sobre ambos:
  Educar é proporcionar oportunidades a criança de desenvolvimento de suas capacidades e habilidades através de brincadeiras orientadas de forma integrada que contribuam para o desenvolvimento das relações interpessoais em atitudes de aceitação ao outro, respeito e confiança, proporcionando o acesso a conhecimentos sociais e culturais. Para este fim é extremamente importante um ambiente acolhedor e estimulador onde ela possa se expressar e desenvolver suas potencialidades, cabendo ao educador oportunizar este ambiente.
       Já cuidar significa auxiliar a criança em seus primeiros passos e envolve tanto a parte física/biológica como a dimensão afetiva, pois necessita do apoio e incentivo do educador. É muito importante observar e ouvir a criança, percebendo suas necessidades, respeitando-as.
     É imprescindível que o educador tenha consciência de si como agente transformador da realidade dessas crianças.           Trabalhar com crianças nas séries iniciais, pressupõe um ir além do que aquilo que lhe cabe, pois exige do educador uma entrega constante. Cabe portanto a ele uma organização do tempo e seleção de atividades que venham de encontro as necessidades das crianças.
     Uma formação consciente é o que possibilitará ao educador o entendimento de que o ato de educar e cuidar caminham juntos, ou seja, são indissociáveis.
 
Katia Marques
Enviado por Katia Marques em 13/05/2013
Reeditado em 13/05/2013
Código do texto: T4289027
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.