Dicas para autoconhecimento e realização pessoal

NORMA AP. SILVEIRA DE MORAES – PSICÓLOGA.

Dicas de autoconhecimento e realização pessoal.

1- Faça suas coisas mais devagar. Você não é responsável por fazer tudo sozinho agora

2- Estabeleça seu próprio ritmo. Quando alguém estiver pressionando: Calma!. Faça uma coisa de cada vez...isto evita o estresse. Faça bem feito para não fazer de novo.

3- Pare de planejar como irá usar o que você sabe, aprende ou possui. Seus dons apenas existem; seja grato e os seus propósitos se tornarão claros.

4- Converse e brinque com crianças. Isto despertará a criança que existe dentro de você. Dê mais atenção a elas. Sorria mais. O sorriso abre portas...ele fala por si mesmo.

5- Fale devagar, fale menos, ou apenas, não fale. A comunicação não é medida pelas palavras. O corpo fala. Os gestos falam. A postura fala por si também.

6- Disponha de um tempo apenas para pensar. Agir é bom e necessário, mas só é frutífero se meditarmos, ponderarmos e contemplarmos antes, analisar primeiro.

7- Dirija a vida com objetividade, não só com velocidade e competência. O melhor músico é aquele que toca com expressão e objetivo, não aquele que termina primeiro. Pense no foco e objetivo. Planeje. Crie suas estratégias. Ouse também...

8- Aprenda a delegar o poder, e deixe os outros terem sua oportunidade como líderes. Sempre haverá novas oportunidades para você chegar á frente novamente. E se já é líder, faça sua parte e confie na sua capacidade. Seja um bom líder em todos os sentidos. Humanize seu ambiente de trabalho e colha resultados positivos.

9- Acaricie ou adote um animal de estimação. Você dará e receberá as dádivas do agora. E aliviará tensões recebendo a energia positiva do animal ou aprecie a natureza, preste mais atenção nas coisas do universo, na fala do universo. Deus fala através da natureza, do ser humano, dos símbolos cósmicos. Tenha um tempo para a natureza. Dê uma caminhada – mas não vá a lugar algum. Se você caminha apenas para chegar a algum lugar, você sacrifica a caminhada. Respire fundo...solte devagar...relaxe. SINTA O SEU CORPO PARTE POR PARTE. A vida é dinâmica, seu corpo também.

10- De vez em quando, diminua as luzes, o volume, o acelerador e os convites. Menos...realmente pode ser mais. Tire um tempo, só para você com você...aprecie-se.

11- Lembre-se de um episódio alegre e tranqüilo do passado. Descanse por lá. Cada momento tem sua riqueza, que leva toda uma vida, para ser saboreada. Vivencie.

12- Observe o sol e a lua quando se põem. Eles são notáveis pelo seu padrão constante de movimento, não por sua velocidade. Faça o que deve ser feito hoje sem acumular muitas obrigações para amanhã. Faça bem feito hoje...Viva bem o agora.

13- Controle suas emoções. Nesses momentos, a maneira como você se sente está impossibilitando ou impedindo você de fazer as coisas que quer realmente fazer. Aprender a controlar as emoções ajudará a romper as barreiras da ansiedade.

14- Faça uma prece. Agradeça por tudo que tem recebido...Sua vida, sua família, emprego...a pessoa que está ao seu lado e acorda de manhã com você. Seu lar.

15- Visualize: coisas boas, para sua vida e, para a do próximo. Pode crer que vai acontecer coisas boas, se persistir. Nosso destino é controlado por bons sentimentos e pensamentos. Não devolva maledicências. A justiça Divina cuida disto... A lei da vida e da recompensa é segundo nossas ações. Perdoe mais a si e aos outros.

16- Lembre-se tudo na vida tem CONSEQÜÊNCIAS. Plante coisas boas e receberás coisas boas. Se plantar sucesso terá sucesso...Sucesso é fazer bem feito, ter autoestima e realização. Nem sempre sucesso é ter dinheiro... Sucesso é saber viver a vida, administrar também as adversidades. Ser superação. Recomeçar sempre. Cada dia é um novo recomeçar. Trabalhe com otimismo e prazer. Dedique-se com amor ao seu trabalho. Hoje, é ele quem te sustenta e pode sustentar o seu sonho. Há tantos desempregados e sem teto, sem oportunidades. Planeje, crie estratégias, valorizando o agora como referência e experiência de vida. Seja solidário com a dor do outro. Faça uma prece, uma boa ação. Dê algo.

17- A palavra e pensamento têm forças. Pense positivo...Controle a negatividade...

18- Se algo não deu certo hoje. Não desanime, analise se vale a pena o que está fazendo. Se for o caso, projete melhor, repense, faça diferente e aceite mudanças.

.

Nem tudo é fácil...mudar hábitos e atitudes, comportamentos acarretam também coragem. Reconhecer erros e o que está errado também ato de coragem...