ESTUDO MULTIDISCIPLINAR DA DEMOGRAFIA

O estudo multidisciplinar implica em uma abrangência sobre um determinado assunto, ao mesmo tempo em que dinamiza os estudos sobre as mais diversas problemáticas existentes. Tomando isto por ponto de partida, o estudo envolvendo diversas disciplinas para auxiliar e entender, bem como, buscar soluções para problemas e aplicações no ramo da demografia se faz extremamente necessário, tendo em vista que a demografia por si só não é capaz de explicar com dados ao menos próximos ao exato, sobre um índice populacional desejável ou satisfatório para o desenvolvimento harmônico de uma sociedade. Pois, para compreender a questão populacional é necessário englobar diversos fatores antropológicos, tais como política, economia, saúde e etc; sendo imprescindível o estudo sobre estes fatores, para compreensão de toda esta dinâmica.

A Demografia se define em relação ao estudo que vai ser aplicado, entre ampla e restrita, pode-se dizer que ambas são importantes para compreender a dinâmica populacional, sendo que a ampla por se harmonizar com maior facilidade com outros campos do conhecimento, se torna mais relevante para os estudos da Geografia da População.

Quando se relaciona os estudos da Demografia e todo o seu lado estatístico, ou seja, a Demografia em seu ramo mais restrito, busca-se o conhecimento mais numérico da população, um exemplo claro disto é a análise da baixa na natalidade nas décadas de 1960 á 1980 citado por Nívea da Silva Matuda, onde segundo a autora há um número de 40 nascimentos a cada mil habitantes em 1960, e este número cai para 27 nascimentos para cada mil, isso já na década de 1980. Isto é uma amostra que as informações demográficas são necessárias para o entendimento do Espaço Geográfico, pois a partir disto pode se compreender dinâmicas e políticas que foram tomadas para lidar com esta nova situação, no caso a queda da natalidade. Este mesmo método pode ser aplicado quando se refere à mortalidade, fluxos migratórios e imigratórios, sexo e gênero, e etc.

Tomando por ponto de partida os estudos de Demografia sobre natalidade e mortalidade, é possível avaliar em um determinado período as expectativas de crescimento populacional (ou diminuição do mesmo) de uma sociedade, baseando-se também no que se compete a economia, política, saúde e outros fatores que são inerentes à dinâmica populacional. Esses estudos também são de fundamental importância para compreensão da transição demográfica de uma sociedade ou país, ao mesmo tempo se faz importante para a tomada de políticas públicas por parte das autoridades competentes para auxiliar a coletividade em suas dificuldades.

É possível através do conhecimento demográfico aliado a o estudo de outras disciplinas como a Geografia, a sociologia e a filosofia entre outras, encontrar um maior equilíbrio entre crescimento populacional e desenvolvimento econômico. Uma boa amostra disso ocorre em países como a China e Índia, pois apesar do elevado crescimento populacional, esses países conseguem alcançar grandes índices de desenvolvimento econômico, apesar deste desenvolvimento ser extremamente nocivo ao meio ambiente. Deve-se, porém, levar em conta o fator político, pois é possível através dos dados demográficos obter certa previsão do crescimento populacional e do desenvolvimento da economia, e a partir disto formular estratégias de estruturação para esses prognósticos, mas vale ressaltar que se esses dados não forem colocados em uso no momento de tomadas de decisão, os mesmos se tornam automaticamente obsoletos.

REFERÊNCIAS:

MATUDA, Nívea da Silva. Introdução a Demografia. Departamento de Estatística – UFPR, 2009. P. 8.

Apostila Geografia da População. Aula 01.

Ildebrand Gutemberg
Enviado por Ildebrand Gutemberg em 22/04/2014
Reeditado em 22/04/2014
Código do texto: T4778927
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.