A Revolução Francesa (1789-1799)

A REVOLUÇÃO FRANCESA DERRUBA O ANTIGO REGIME

No século 18, a França vivia sob o domínio do Antigo Regime. Paris, a capital, contava com uma população de cerca de 650 mil habitantes (120 mil moravam nas ruas). Submetidos ao regime feudal, em algumas regiões, os servos eram presos a terra.

Eles tinham obrigações como: corveia, gabela e dízimo eclesiástico.

A sociedade era dividida em três ordens: primeira, o rei e o clero, segunda, a nobreza dona das melhores terras, terceira, formada pelos trabalhadores [sans-culottes] que pagavam impostos. Vale lembrar que nessa época, os cidadãos não tinham liberdade. A situação econômica era difícil. Havia corrupção e insatisfação popular. Os cidadãos foram às ruas. O rei Luís XVI foi destituído do poder. A Revolução Francesa (RF) começou com a tomada da Bastilha – prisão – a 14 de julho de 1789, com o lema Liberdade, Igualdade, Fraternidade. Em 1793, o rei e sua esposa Maria Antonieta foram guilhotinados. A Igreja teve seus bens confiscados.

Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (DDHC)

A 26 /8/1789, a Assembleia Nacional Francesa reuniu-se e pôs fim aos direitos feudais e promulgou a DDHC, que decretava que todos os homens são iguais perante a Lei. Por ela, os franceses passam a ter o direito à cidadania, à vida e à participação política. Nesse momento, surgem diversos partidos políticos. Entre eles: Feuillantes, que representava a burguesia financeira, Girondinos, que defendiam a alta burguesia e era contrária à participação dos trabalhadores na política. Jacobinos, que eram os mais radicais e defendiam a participação popular no governo.

PERÍODO DO TERROR E O 18 DE BRUMÁRIO

Com Robespierre, os jacobinos dão o início ao período do Terror. Com uma nova Constituição, a burguesia ampliou seus direitos políticos e econômicos e conquistou o poder. Depois, põe fim à revolução. Dessa forma, o Estado foi entregue ao general Napoleão Bonaparte. A 9 de novembro de 1799, aos 30 anos, Napoleão dá um golpe de Estado conhecido como o 18 de Brumário (Ditadura de Napoleão na França). Assim, acabou o Diretório e a Revolução Francesa. Tem início o Consulado. Quem governava era Bonaparte. Em 1804, ele é coroado imperador.

Resultados da Revolução Francesa

Na França, pôs fim ao feudalismo e absolutismo, consolidou o capitalismo liberal burguês, inspirou os movimentos sociais e políticos do século 19, na América, marcou o final da Idade Moderna e o começo da Idade Contemporânea, criou o serviço militar e se globalizou. No século 20, influenciou a Revolução Russa de 1917. (RS- texto adaptado)

O GRANDE MEDO DE 1789

Em linhas gerais, foi um acontecimento histórico ocorrido durante a Revolução Francesa. Foi um período marcado por agitações sociais e insurreições nas cidades e no campo. O que caracteriza o grande medo foram reações coletivas, desmedidas, do campesinato, ante o medo e o pânico gerado por causa de boatos infundados de todo o tipo entre a aristocracia. Isso promoveu muita violência contra as propriedades aristocráticas e o armamento da população para atacar os bandidos. Outra consequência foi a fuga dos camponeses das áreas rurais. Por outro lado, é fato também que houve pânico e medo generalizado entre os senhores de terra, ante as ações violentas praticadas pelos camponeses contra as grandes propriedades. Mais, os camponeses queimaram títulos de propriedade, roubaram castelos e invadiram cartórios.

O ANTIGO REGIME

Segundo o historiador Antônio Amaral, a expressão Antigo Regime (Anciem Régime) surge no final do século 18 e indica um conjunto de instituições características do absolutismo Francês. O que caracteriza o Antigo Regime é o modo pelo qual determinado grupo de pessoas vivia e que pode ser resumido em uma palavra: o privilégio. Esta palavra, na época, não possuía o sentido atual, isto é, a aquisição de vantagens obtidas sem esforço ou sem apoio legal. Este significado pejorativo foi obra do Iluminismo. No Antigo Regime, o privilégio era entendido como um direito usufruído legitimamente. As instituições básicas do Antigo Regime eram a monarquia absolutista, as ordens (orar, guerrear, trabalhar) e a corte. Na França, o Antigo Regime foi mais marcante do que em outro lugar da Europa.

NAS QUESTÕES OBJETIVAS ABAIXO, MARQUE UM X

Lembre-se que ao entregar as respostas das questões abaixo, use letra Maiúscula. Dê uma à outra resposta, deixe espaço de duas (2) linhas. Você pode colocar as respostas no mesmo lado da folha.

1.Leia este trecho.

Na França do século XVIII, o “olhar da estatística” já retratava o perfil da sociedade. É numa perspectiva pragmática “que pode ser situada a grande pesquisa dos intendentes durante o final do reinado de Luís XIV (1697-1700), a qual deveria permitir determinar-se a carga que cada um pode carregar’'. Foi igualmente a pesquisa de respostas imediatas a questões de ordem administrativa que motivou, logo depois dos primeiros eventos revolucionários, em dezembro de 1789, a programação de um levantamento encarregado de reunir a informação necessária para proceder ao recorte do território nacional em vista da criação dos departamentos, para assegurar a boa fundamentação e o equilíbrio desse recorte, e depois, no interior desses departamentos, para estabelecer a hierarquia administrativa entre as cidades segundo sua importância. Essa necessidade de conhecimento com fins contábeis e administrativos se desdobrou, com frequência, numa necessidade de controle, de vigilância: as pesquisas estatísticas constituíam, de uma certa maneira, investigações de polícia.” Fonte: MARTIN, Olivier. Da estatística política à sociologia estatística. Desenvolvimento e transformações da análise estatística da sociedade (séculos XVII-XIX). Revista Brasileira de História. 2001, vol.21, n.41, p. 17

O movimento revolucionário mencionado neste texto foi motivado pelo descontentamento do grupo “mais vigiado” pelas estatísticas daquele período.

ASSINALE a alternativa de apresenta corretamente o nome do movimento e do referido grupo, respectivamente.

A) Revolução Francesa e clero; primeiro estado.

B) Revolução Industrial e nobreza; segundo estado.

C) Revolução Industrial e Sans-Culottes; terceiro estado.

D) Revolução Francesa e Sans-Culottes; terceiro estado.

2.A Queda da Bastilha foi um dos acontecimentos mais importantes da Revolução Francesa, evidenciando a insatisfação de grupos sociais que se sentiam discriminados pelo antigo regime francês. Sobre o processo revolucionário francês de 1789, assinale a alternativa correta.

a) A Revolução Francesa fortaleceu um novo conceito de cidadania e de direito baseado na defesa da Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

b) A aprovação da Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão determinou o fim da propriedade privada e a abolição das classes sociais na Franca.

c) O surgimento de um novo conceito de cidadania assegurou as mulheres o direito de participação política, inclusive o de votar.

d) A participação popular foi determinante para que a burguesia se afastasse inteiramente da Revolução Francesa.

e) A Queda da Bastilha permitiu que os jacobinos (grupo socialista radical) assumissem definitivamente o poder.

3.A Revolução Francesa, iniciada em 1789, foi um dos mais importantes movimentos revolucionários da história. Dentre suas lideranças populares, podemos destacar:

a)Marat e Necker

b)Saint-Just e Robespierre

c)Valmy e Danton

d)Brissot e Hébert

e)Charlot Corday e Babeuf

4. Ainda que não sendo exclusivamente burguesa, a Revolução Francesa foi essencialmente burguesa. Estava-se na era da burguesia triunfante. (Aquino et al., 1992, p. 131). A partir dessa afirmação e com base nos conhecimentos sobre o período final Antigo Regime, pode-se afirmar que a Revolução Francesa

A) deve ser entendida como uma continuação das revoltas urbanas e camponesas medievais contra os privilégios feudais.

B) se constituiu uma revolta das classes dominadas da França contra o projeto do rei Luís XVI de cobrar impostos à burguesia.

C) não registrou qualquer participação popular significativa no seu decorrer, dada a sua característica essencialmente burguesa e elitista.

D) representou a primeira grande vitória da classe burguesa no sentido de ocupar o poder político e estabelecer um Estado favorável a seus interesses.

E) fracassou em seus ideais liberais, face à incapacidade da burguesia para construir um projeto político alternativo ao predomínio da nobreza.

5.A Revolução Francesa extinguiu a sociedade do Antigo Regime, típica dos tempos modernos, que se caracterizava por ser:

A) autoritária, baseada nas ideias principais do iluminismo.

B) liberal, baseada na igualdade social e no livre mercado.

C) socialista, baseada no controle da economia e na participação política.

D) reformista, organizada em torno da liberdade partidária e de expressão.

E) estamental, baseada em privilégios, favorecendo o clero e a nobreza.

6.A Revolução Francesa extinguiu a sociedade de ordens ou estamental, típica dos Tempos Modernos, sendo um movimento que, na sua dimensão econômica, caracterizou-se:

A) pela ruptura com a ordem feudal e mercantil e introdução da produção capitalista.

B) pela manutenção dos privilégios feudais sobre as terras e consolidação do mercado livre.

C) pela concessão de privilégios ao clero e a nobreza e incentivos financeiros para a burguesia comercial.

D) pela ruptura com a ordem capitalista e implantação da propriedade coletiva da terra.

E) pelo retorno da nobreza ao poder e aumento dos salários dos camponeses.

7.Conceituar esta Revolução é mais difícil do que parece, mesmo porque muitas definições são construídas por diferentes visões historiográficas. A definição clássica, de fundamentação marxista, é uma das mais utilizadas. Nesta definição, esta Revolução foi uma revolução política da burguesia. E essa classe, economicamente pujante no século XVIII, mas politicamente excluída no Antigo Regime, teria assumido o poder político formal pela revolução e, por meio dela, construído uma nova sociedade baseada na ideologia liberal. Nesse sentido, esta Revolução teria posto fim às estruturas do Absolutismo e do Feudalismo e inaugurado a nova ordem capitalista. Esta definição apoia a tese marxista de que a burguesia havia feito a sua revolução, e o passo seguinte, seria o proletariado fazer também a sua. (Adaptado de SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo: Contexto, 2005, p.307).

À que Revolução o texto faz referência?

a. Revolução Industrial.

b. Revolução Francesa.

c. Revolução Americana.

d. Revolução Russa.

e. Revolução Cubana.

8.A Revolução Francesa representou uma ruptura da ordem política (o Antigo Regime) e sua proposta social desencadeou

a) a concentração do poder nas mãos da burguesia, que passou a zelar pelo bem-estar das novas ordens sociais.

b) a formação de uma sociedade fundada nas concepções de direitos dos homens, segundo as quais todos nascem iguais e sem distinção perante a lei.

c) a formação de uma sociedade igualitária regida pelas comunas, organizadas a partir do campo e das periferias urbanas.

d) convulsões sociais, que culminaram com as guerras napoleônicas e com a conquista das Américas.

e) o surgimento da soberania popular, com eleição de representantes de todos segmentos sociais.

9. A denominada Sociedade do Antigo Regime, tipo de organização social peculiar à maior parte da Europa, na Idade Moderna, teve como característica jurídica principal:

A) A tributação exclusiva das camadas mais pobres, formadas por artesãos, servos e pequenos proprietários.

B) O desenvolvimento de uma cultura correspondente aos valores da burguesia, que adaptou o poder, a arte, a ciência e a filosofia aos ideais de trabalho e geração de riquezas.

C) O princípio da desigualdade, com o estabelecimento de direitos e privilégios de acordo com a posição social de seus membros, definida por nascimento.

D) A monarquia absolutista, consolidada com base no poder econômico da alta burguesia, a adoção do parlamentarismo constitucional e a implementação dos direitos fundamentais do cidadão.

E) A tolerância religiosa e a elaboração de leis que estabeleceram monarquias laicas que coibiram perseguições religiosas e políticas.

10. A noção de Antigo Regime refere-se, em princípio, ao conjunto das características políticas, sociais, econômicas e culturais prevalecentes nas formações sociais europeias ocidentais entre os séculos XV-XVI e o final do século XVIII e início do XIX. Algumas das características relativas a essa sociedade e à sua economia são:

A) uma sociedade de castas, que fragmentava o poder real, e uma economia inteiramente limitada ao comércio do mediterrâneo

B) uma visão de mundo essencialmente burguesa, ou tradicional, e uma economia totalmente independente e orientada pelos ideais do liberalismo clássico

C) um tipo de constituição política baseada na supremacia do soberano como mediador dos conflitos, e a instituição do direito consuetudinário vigente

D) uma visão de mundo essencialmente burguesa, ou tradicional, e uma orientação econômica contrária ao intervencionismo estatal, como a prática do mercantilismo

E) um tipo de hierarquia social segundo dois critérios fundamentais: estamentos e ordens; e um tipo de economia baseada no intervencionismo estatal: o mercantilismo

11. Ao eclodir a Revolução Francesa em 1789, a sociedade francesa espelhava uma

(A) prática de expropriação do clero pela nobreza, embora esta representasse apenas 1% da população.

(B) Cobrança compulsória de impostos pelos senhores e ainda acrescida da corveia, que era cobrada pelo Rei que repassava à Igreja.

(C) hierarquia rígida de estamentos, tanto que os mais prestigiados eram os cavaleiros templários que haviam defendido a Igreja dos infiéis.

(D) série de privilégios gozados pela burguesia que possuía uma linhagem aristocrática mais antiga.

(E) profunda desigualdade social, visto que o poder econômico estava concentrado nas mãos de uma minoria.

12. Sobre o Iluminismo, é correto afirmar.

A. O movimento iluminista foi inicialmente produzido nas áreas rurais.

B. Foi o movimento responsável pela eclosão da Revolução Industrial na Europa.

C. O Iluminismo foi, entre outras ideias, uma resposta aos problemas enfrentados pela burguesia, a exemplo da excessiva intervenção do Estado na Economia.

D. As ideias iluministas se restringiram à situação francesa da época.

E. Liberdade, Igualdade e Fraternidade foram ideais plenamente alcançados pelo povo francês e referendados por Napoleão.

13. Marco histórico da Revolução Francesa:

(a) Período do Terror.

(b) Grande Medo das revoltas componesas.

(c) A tomada da Bastilha, em 14 de julho de 1789.

(d) Período Napoleônico, que é marcado pela criação do código civil.

(e) O fim do Antigo Regime.

14. A Revolução Francesa representou um marco da história ocidental pelo caráter de ruptura em relação ao Antigo Regime. Dentre as características da crise do Antigo Regime, na França, está:

(A) a crescente mobilização do Terceiro Estado, liderado pela burguesia contra os privilégios do clero e da nobreza.

(B) o desequilíbrio econômico da França, decorrente da Revolução Industrial.

(C) a retomada da expansão comercial francesa, liderada por Colbert.

(D) o apoio da monarquia às sucessivas rebeliões camponesas contrárias à nobreza.

(E) o fortalecimento da monarquia dos Bourbons, após a participação vitoriosa na guerra de independência dos E.U.A.

15. Uma análise da Revolução Francesa permite perceber sua importância política, sem deixar de ressaltar sua violência e suas contradições. Na sua Declaração dos Direitos Humanos e do Cidadão:

A) destacava-se a condenação à propriedade privada e ao capitalismo.

B) definia-se a vitória dos ideais do liberalismo, favoráveis à elite da época.

C) negava-se o valor da escravidão, embora não atacasse a sua existência nas colônias europeias.

D) afirmava-se a igualdade universal perante a lei, sem respeitar os limites desejados pela burguesia.

E) defendia-se a submissão das colônias, mas se omitia em relação aos danos da censura e da propriedade.

16. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, votada pela Assembleia Nacional Constituinte francesa, em 26 de agosto de 1789, visava

a) romper com a Declaração de Independência dos Estados Unidos, por esta não ter negado a escravidão.

b) recuperar os ideais cristãos de liberdade e igualdade, surgidos na época medieval e esquecidos na moderna.

c) estimular todos os povos a se revoltarem contra seus governos, para acabar com a desigualdade social.

d) assinalar os princípios que, inspirados no Iluminismo, iriam fundar a nova constituição francesa.

e) pôr em prática o princípio: a todos, segundo suas necessidades, a cada um, de acordo com sua capacidade.

17. No dia 26 de agosto de 1789, a Assembleia Nacional Constituinte proclamou a célebre Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (...). Entre os principais pontos definidos por esse documento, destacam-se:

* o respeito pelo Estado, à dignidade do ser humano;

* a liberdade e a igualdade dos cidadãos perante a lei;

* o direito à propriedade individual;

* o direito de resistência à opressão política;

* a liberdade de pensamento e de opinião.

A articulação entre o texto e seu contexto histórico permite

afirmar que o documento citado:

a) mantém a exploração e a submissão dos camponeses e

do clero.

b) restringe à nobreza o domínio sobre os meios de produção.

c) contempla o ideário iluminista da burguesia em ascensão.

d) defende o fisiocratismo e o despotismo esclarecido.

e) preserva o absolutismo vigente no Antigo Regime.

18. Num panfleto publicado em 1789, um dos líderes da Revolução Francesa afirmava:

"Devemos formular três perguntas:

- O que é Terceiro Estado? Tudo.

- O que tem ele sido em nosso sistema político? Nada.

- O que pede ele? Ser alguma coisa."

(citado por Leo Huberman, HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM, 1979)

Das formulações contidas nesse panfleto, podemos concluir que o Terceiro Estado reivindica:

a) a manutenção da sociedade estamental legitimamente definida nas Sagradas Escrituras.

b) a preservação dos poderes políticos da nobreza, bem como a riqueza que conquistou com seu trabalho.

c) a ampliação dos poderes do Estado, que sabia perfeitamente das necessidades dos sansculotes.

d) o não acesso dos burgueses às funções políticas do Estado.

e) a igualdade civil e o fim dos privilégios da nobreza e do clero.

19. O início da Revolução Francesa tem como marco simbólico:

a) a Queda da Bastilha, em 14 de julho de 1789

b) a instalação da Assembleia dos Estados Gerais, em maio de 1789

c) a "Noite do Grande Medo"

d) a aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, em agosto de 1789

e) a execução do rei Luís XVI, em 1793

20. Napoleão Bonaparte tornou-se general com vinte e cinco anos de idade e lutou pela manutenção das conquistas revolucionárias na França. Em 1799 assumiu o poder através

a) de uma eleição popular

b) de um plebiscito

c) de um golpe de estado

d) da aclamação popular

e) de uma eleição dos membros do Diretório

21. O Grande Medo de 1789 foi um dramático acontecimento histórico, ocorrido no interior da Revolução Francesa. Todas as alternativas contêm afirmações corretas sobre o Grande Medo, EXCETO:

a) Fez parte de uma conjuntura marcada por numerosas agitações e insurreições urbanas e rurais.

b) Foi considerado pelos revolucionários e pelo povo, em geral, como um complô das hordas inimigas da ordem, do Rei e da Igreja.

c) Foi uma das faces da revolução camponesa que, durante os primeiros anos da Revolução Francesa, impulsionou e conduziu a revolução burguesa.

d) Foi um acontecimento fundamentado em reações coletivas de medo e pânico da população diante da divulgação de boatos.

e) Gerou fugas, medidas preventivas tais como ataques às propriedades aristocráticas e a decisão de armar a população para enfrentar os bandidos.

22. “A explosão revolucionária alastrou-se por todo país. Na zona rural, camponeses saqueiam castelos e terras da nobreza, invadem cartórios e queimam títulos de propriedade. O pânico toma conta da aristocracia, gerando boatos de todo tipo. É a época do grande medo.”

O texto acima se refere a acontecimentos ocorridos durante:

a) Revolução Industrial

b) Revolução Inglesa

c) Revolução Francesa

d) Guerra das Duas Rosas

e) A tragédia de Atahualpa

23. ''A Revolução Francesa e a Revolução Industrial são os dois acontecimentos de maior repercussão no mundo ocidental do século XIX. As duas revoluções tiveram início no século XVIII, mas, direta ou indiretamente, influenciaram os fatos históricos mais importantes do século seguinte.''

(COSTA, Luís César Amado; MELLO, Leonel Itaussu A. História geral e do Brasil. Editora Scipione. 1 ed; São Paulo, 2008; pág 325)

São exemplos dessa constatação, exceto

(A) o desenvolvimento e a efervescência do nacionalismo.

(B) a elaboração e a difusão das doutrinas socialistas e anarquistas.

(C) a transformação do capitalismo industrial em capitalismo monopolista e financeiro.

(D) o triunfo do liberalismo e do imperialismo.

(E) a aceitação por parte dos trabalhadores urbanos das condições impostas pelo capitalismo da época.

24. (Adaptada) A Revolução Francesa e a Inconfidência Mineira, ocorridas em 1789, foram inspiradas, no plano das ideias, pela(o):

a) Iluminismo.

b) Mercantilismo.

c) Escolástica Medieval.

d) Positivismo.

e) Socialismo Utópico.

25. A Revolução Francesa contribui decisivamente à engenharia institucional da política moderna ao consolidar como critério fundamental à participação na esfera das tomadas de decisão a:

A) cidadania baseada na igualdade de direitos.

B) plena liberdade de expressão.

C) passagem do direito de territorialidade ao direito de personalidade.

D) liberdade religiosa.

E) conversão do Terceiro Estado em Parlamento.

26. O significado político de “esquerda” e “direita” tem sua origem na Revolução Francesa, quando, na Convenção, no lado esquerdo, ficavam os radicais que desejavam uma república democrática e igualitária, enquanto, na direita, sentavam os que defendiam uma república liberal burguesa que assegurasse a propriedade privada. Entre os esquerdistas mais radicais destacaram-se

(A)os jacobinos de Napoleão Bonaparte.

(B)os girondinos.

(C)os deputados do “pântano”.

(D)os cordeliers de Danton e Marat.

(E)os girondinos de Robespierre.

27. Um dos grandes filósofos que inspirou os ideais da Revolução Francesa foi Montesquieu. Na obra “Do Espírito das Leis”, ele afirma que: “É uma verdade eterna: qualquer pessoa que tenha poder tende a abusar dele. Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder”. (MONTESQUIEU, 1973. p.138).

Essa afirmação reflete:

A) O liberalismo político iluminista.

B) O espírito clássico renascentista.

C) A filosofia política da Igreja Medieval.

D) Os princípios da teoria do Direito Divino.

28. A Revolução Francesa representou um marco da história ocidental pelo caráter de ruptura em relação ao Antigo Regime. Dentre as características da crise do Antigo Regime, na França, está:

(A) a crescente mobilização do Terceiro Estado, liderado pela burguesia contra os privilégios do clero e da nobreza.

(B) o desequilíbrio econômico da França, decorrente da Revolução Industrial.

(C) a retomada da expansão comercial francesa, liderada por Colbert.

(D) o apoio da monarquia às sucessivas rebeliões camponesas contrárias à nobreza.

(E) o fortalecimento da monarquia dos Bourbons, após a participação vitoriosa na guerra de independência dos E.U.A.

29. À medida que as maneiras se refinam, tornam-se distintivas de uma superioridade: não é por acaso que o exemplo parece vir de cima e, logo, é retomado pelas camadas médias da sociedade, desejosas de ascender

socialmente. É exibindo os gestos prestigiosos que os burgueses adquirem estatuto nobre. O ser de um homem se confunde com a sua aparência. Quem age como nobre é nobre.

(Adaptado de Renato Janine Ribeiro, A Etiqueta no Antigo Regime. São

Paulo: Editora Moderna, 1998, p. 12.)

O texto faz referência à prática da etiqueta na França do século XVIII. Sobre o tema, é correto afirmar que:

a) A etiqueta era um elemento de distinção social na sociedade de corte e definia os lugares ocupados pelos grupos próximos ao rei.

b) O jogo das aparências era uma forma de disfarçar os conluios políticos da aristocracia, composta por burgueses e nobres, e negar benefícios ao Terceiro Estado.

c) Os sansculottes imitavam as maneiras da nobreza, pois isso era uma forma de adquirir refinamento e tornar-se parte do poder econômico no estado absolutista.

d) Durante o século XIX, a etiqueta deixou de ser um elemento distintivo de grupos sociais, pois houve a abolição da sociedade de privilégios.

30. No período da Convenção Republicana na França revolucionária (1792-93), girondinos e jacobinos ocupavam assentos opostos na

Assembleia Republicana. Com lugares distintos, os dois grupos apresentavam também posições políticas divergentes: enquanto os girondinos eram moderados, os jacobinos tendiam ao radicalismo.

A tradição política uniu o local onde se sentavam à prática política, daí nascendo expressões que até hoje significam a moderação e o radicalismo em política, como os

(A) ortodoxos e os pragmáticos.

(B)da frente e os de trás.

(C)avançados e os retrógrados.

(D)republicanos e os monarquistas.

31. Ancien Régime (Antigo Regime) é um termo que foi utilizado inicialmente pelos revolucionários franceses para designar, com conotações pejorativas, o sistema de governo precedente à Revolução Francesa de 1789. Esse sistema de governo correspondia

A) à assembleia dos representantes eleitos pelos cidadãos.

B) à monarquia absoluta, sob as dinastias de Valois e Bourbon.

C) a um sistema político-econômico na defesa da liberdade individual.

D) à monarquia parlamentarista, que mantinha a soberania política e econômica da França.

(E) de direita e os de esquerda.

32. Acerca da Revolução Francesa, que em julho de 2014 celebrou sua passagem de 225 anos, pode-se afirmar que:

A) À semelhança da Revolução Russa de 1917, possuiu um caráter socialista de inspiração marxista;

B) Desenvolveu-se em oposição ao absolutismo monárquico, inspirando futuros movimentos revolucionários;

C) Os privilégios sociais, resquícios do feudalismo, eram percebidos na burguesia francesa. Daí o fato da burguesia não necessitar pagar impostos para o Estado francês, o que deu início ao processo revolucionário socialista;

D) As alternativas a e c estão corretas;

E) Nenhuma das alternativas está correta.

33. Um dos instrumentos de aceleração do pensamento iluminista foi a reunião de seus princípios. Essa reunião foi principalmente estabelecida pela obra:

(a) A Democracia na América de Alexis de Tocqueville:

(b) A Enciclopédia organizada por Diderot e D'Alembert;

(c) A ciência nova de Vico;

(d)A Essência do Cristianismo de Chateaubriand.

34.(Metodista) Num panfleto publicado em 1789, podemos encontrar o seguinte texto:

“Devemos formular três perguntas:

- O que é o Terceiro Estado? Tudo.

- O que tem ele sido em nosso sistema político? Nada.

- O que pede ele? Ser alguma coisa.”

As perguntas contidas nesse panfleto fazem parte do contexto da

A) Revolução Gloriosa.

B) Revolução Russa.

C) Revolta dos Malês.

D) Revolução Francesa.

E) Revolução Liberal do Porto

35.(Metodista) Leia o texto e responda:

“A Revolução Francesa não deve ser considerada apenas como uma revolução burguesa. Embora esta tenha sido a ideologia e a sua forma dominante, ela foi o produto da confluência de quatro movimentos

distintos: uma revolução aristocrática (1787-1789), uma revolução burguesa (1789-1799), uma revolução camponesa (1789-1793) e uma revolução do proletariado urbano (1792-1794). Também não se deve supor que a revolução tenha começado em 1789, pois neste ano começa a tomada do poder pela burguesia e não o início do processo revolucionário. Este começou dois anos antes, em 1787, com a revolta da aristocracia contra a monarquia absolutista. Foi este fato que criou as condições e a oportunidade para a burguesia tomar o poder. Por outro lado, sem a revolta dos camponeses, o regime feudal não teria sido destruído por completo e sem a contra-revolução da aristocracia que culminou com o apelo à intervenção estrangeira, não teria se desenvolvido a revolução do proletariado urbano. E, finalmente, sem este último, a burguesia não teria resistido à invasão estrangeira e, portanto, permitido que a revolução chegasse a seu termo lógico e historicamente possível”. (FLORENZANO, Modesto. As Revoluções Burguesas. São Paulo: Brasiliense, p. 15-16)

Sobre o contexto da Revolução Francesa, podemos afirmar que

I - a burguesia soube assumir as insatisfações do período e, liderando os diversos grupos sociais

foi possível derrubar as estruturas políticas vigentes.

II - tornava-se imperativo eliminar a política mercantilista para que houvesse o progresso capitalista apregoado pelos fisiocratas e teóricos liberais.

III - o terceiro estado, sustentava com tributos toda a estrutura administrativa, as forças armadas e os privilégios, especialmente os da luxuosa corte francesa.

IV - a nobreza, embora uma parte dela defendesse a diminuição do poder real, não admitiria perder tradicionais direitos feudais para resolver a crise econômica nacional.

V - nas cidades onde os privilégios da aristocracia eram mais gritantes, os trabalhadores urbanos chegaram a invadir e incendiar castelos e a massacrar elementos da nobreza, num período que ficou conhecido como Grande Medo.

Estão corretas as afirmativas

A) I, II, III e IV.

B) II, III e IV.

C) I, II, III, IV e V.

D) III, IV e V.

E) I, III, IV e V

ATENÇÃO! AS QUESTÕES ACIMA SÃO DE IMPORTANTES UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, ENEM, ETEC E CONCURSOS PÚBLICOS.

Filosofiaehistoriafacil
Enviado por Filosofiaehistoriafacil em 25/04/2014
Reeditado em 14/11/2023
Código do texto: T4781999
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.