AFLIÇÕES DE PROFESSOR VI

"A FALTA DE ALUNOS"

CADA VEZ QUE OUÇO QUE TEMOS QUE NOS PREOCUPAR COM A “FALTA DE ALUNOS EM SALA DE AULA” FICO MAIS DESMOTIVADA COM A PROFISSÃO. GESTORES MOSTRAM ALARMADOS QUE “DIMINUIU UMA TURMA ESSE ANO E NO PRÓXIMO ANO TAMBÉM DIMINUIRÁ. PROFESSORES TERÃO QUE TRABALHAR EM DUAS ESCOLAS PRA FECHAR A CARGA HORÁRIA OU ATÉ MESMO FICAR SEM TRABALHO!”. HÁ QUEM ACHE QUE UMA SALA COM 48 ALUNOS É ABSOLUTAMENTE NORMAL E MOTIVO DE ALEGRIA!

ESTAMOS EM UM PAÍS QUE ESTÁ CRESCENDO ECONOMICAMENTE, E PORQUE NÃO DIZER, EDUCACIONALMENTE. ESTAMOS MUITO LONGE DO IDEAL, MAS AS PESSOAS ESTÃO TENDO ACESSO A INFORMAÇÃO, ESTÃO TENDO MAIOR GRAU DE ESCOLARIDADE E POR ISSO O NÚMERO DE FILHOS POR FAMÍLIA VEM DIMINUINDO ANO A ANO. POR CONTA DISSO, ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL ESTÃO “ATERRORIZADAS” COM A “FALTA DE ALUNOS”, POIS É PELO NÚMERO DE ALUNOS MATRICULADOS QUE ESTAS RECEBEM RECURSOS PRA MANTER A INSTITUIÇÃO.

É VERDADE QUE O NÚMERO DE ALUNOS VEM DIMINUINDO, MAS NÃO ACREDITO QUE ISSO SEJA UM PROBLEMA. UM PROBLEMA SOU EU NÃO CONSEGUIR ATENDER UM GEOVAN, QUE ME PROCURA DIVERSAS VEZES DURANTE A ATIVIDADE, QUE ESCREVE MAL, LER MAL, MAS TEM UMA VONTADE IMENSA DE APRENDER. UM PROBLEMA, SOU EU NÃO CONSEGUIR CHEGAR ATÉ VALDIANE, UMA DAS GAROTAS MAIS DOCES QUE JÁ CONHECI. UM PROBLEMA SOU EU NÃO PODER DÁ A ATENÇÃO QUE EDIVAN PRECISA, UM GAROTO QUE JÁ É REPETENTE PELA 3ª VEZ E VAI ME BUSCAR TODOS OS DIAS QUANDO TOCA O SINAL, DEMONSTRANDO QUE ESSE ANO ELE QUER PASSAR!

E EU NÃO CONSIGO CHEGAR A ESSES ALUNOS PORQUE EU TENHO TANTAS OUTRAS VALDIANES, GEOVANS E EDIVANS E TAMBÉM OUTROS QUE NÃO TÊM NENHUMA VONTADE DE ESTAREM LÁ, MAS ESTÃO TODOS, NUMA ÚNICA TURMA DO 7º ANO.

E AINDA TENHO BRUNOS, RENATOS E EDIMILSONS PRECISANDO DE UMA ATENÇÃO TÃO DISPUTADA QUE ELES DESISTEM DE MIM E VÃO CONVERSAR.

GOSTARIA DE ACREDITAR QUE A PARTIR DESSE NOVO CONTEXTO ECONÔMICO O BRASIL ESTÁ, DE ALGUMA FORMA, EVOLUINDO. GOSTARIA DE ACREDITAR QUE AGORA É A HORA DE TERMOS TURMAS MENORES, DE DARMOS ATENÇÃO MAIOR PRA CADA ALUNO E AÍ SIM AVANÇAR, EFETIVAMENTE, NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.

MAS OS MEUS COLEGAS ESTÃO PREOCUPADOS COM A “FALTA DE ALUNOS”...