A Pré-História e os Períodos Históricos

O PERÍODO PRÉ-HISTÓRICO

ELEMENTOS (TRÊS) QUE DEFINEM A PRÉ-HISTÓRIA

1) Surgimento da escrita na Mesopotâmia (4 mil a. C.)

2) Evolução biológica do homem – coluna vertebral reta e telencéfalo desenvolvido.

3) Evolução cultural do homem – interação do homem com a natureza e a modifica. Desenvolvimento da linguagem.

A PRÉ-HISTÓRIA SE DIVIDE EM DOIS PERÍODOS:

PALEOLÍTICO E NEOLÍTICO

O PALEOLÍTICO (+ ou – 4,4 M a. C. – 10 mil a. C.)

O Paleolítico divide-se em inferior e superior. É o período em que surgem os primeiros hominídeos. Os instrumentos eram feitos de pedra lascada. Nesse período o homem aprendeu a usar o fogo. Os alimentos eram retirados da natureza. A vida era caracterizada pelo deslocamento constante - o nomadismo - em busca de alimento. Os bandos eram formados por cerca de 25 a 50 membros. Moravam em abrigos naturais. Nas cavernas, eles deixaram importantes marcas: as pinturas rupestres. Suas armas eram o arco, a flecha e o arremessador de lanças. Ossos e chifres de animais eram utilizados como objetos. Nesse período tivemos, ainda, a domesticação de animais e o cultivo de plantas. Essa fase de mudanças é chamada "revolução neolítica" ou agrícola, que marcou o início do processo de sedentarização do homem e o ingresso no Neolítico.

O NEOLÍTICO (10.000 a. C. – 4 mil a.C.)

Durante o Neolítico, o homem deixou de depender da caça e da coleta e passou a sobreviver da agricultura e da criação de animais. Tornou-se sedentário, estabeleceu uma nova organização social e constituiu tribos unidas por laços familiares. O homem abandonou as cavernas e habitou as palafitas, cabanas de madeira ou de barro e tendas de couro. Invenção da roda. A necessidade de se proteger contra ameaças externas tornou sociedades mais complexas, assim, deu início à organização de Estados. Marcou o surgimento de grandes impérios teocráticos. O final do Período Neolítico (Idade dos Metais) foi marcado por intensa utilização de metais. Os instrumentos de pedra foram substituídos por instrumentos de cobre, de bronze e, mais tarde, de ferro. O crescimento populacional ocorreu em função do aumento da produção de alimentos. O fim da pré-história é marcado pelo surgimento da escrita, há 4 mil anos a. C., na Mesopotâmia. (RS)

NÃO ESQUEÇA!

Arte rupestre é o mesmo que pintura rupestre ou ainda gravura rupestre. Portanto, arte rupestre são sinais gravados em abrigos, cavernas ou em superfícies rochosas ao ar livre. As mais antigas são do período Paleolítico Superior (40 mil a.C.). Vale lembrar que a arte rupestre faz parte do nosso patrimônio cultural. No Brasil, ela existe em vários estados. Entre eles: em São Raimundo Nonato (PI) e no Parque Nacional do Catimbau (PE).

ATENÇÃO!

Para os historiadores, o termo Pré-história é limitado porque leva em conta apenas o desenvolvimento da escrita. Como se sabe, nem todas as sociedades criaram a escrita. Portanto, essa visão da História é eurocêntrica.

NAS QUESTÕES OBJETIVAS ABAIXO, MARQUE UM X

Lembre-se que ao entregar as respostas das questões abaixo, use letra Maiúscula. Dê uma à outra resposta, deixe espaço de duas (2) linhas. Você pode colocar as respostas no mesmo lado da folha.

1. Tradicionalmente, podemos definir a pré-história como o período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior há 4000 a.C, pois foi por volta desta época que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. Com base nesse entendimento, qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase paleolítica?

a) Os homens aprenderam a polir a pedra. A partir de então, conseguiram produzir instrumentos (lâminas de corte, machados, serras com dentes de pedra mais eficientes e mais bem acabados).

b) Os homens descobriram uma forma nova de obter alimentos: a agricultura, que os obrigou a conservar e cozinhar os cereais.

c) Semeando a terra, criando gado, produzindo o próprio alimento, os homens não tinham mais por que mudar constantemente de lugar e tornaram-se sedentários.

d) Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros.

e) Os homens ainda não produziam seus alimentos, não plantavam e nem criavam animais. Em verdade, eles coletavam frutos, grãos e raízes, pescavam e caçavam animais.

2. Na Pré-História encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase neolítica?

a) Os homens praticavam uma economia coletora de alimentos.

b) Os homens fabricavam seus instrumentos para obtenção de alimentos e abrigo.

c) Os homens aprenderam a controlar o fogo.

d) Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros.

e) Os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos.

3. Alguns historiadores afirmam que a História iniciou quando a humanidade inventou a escrita. Nessa perspectiva, o período anterior à criação da escrita é denominado Pré-História. Sobre esse assunto assinale a alternativa correta.

a) A história e a Pré-História só podem se diferenciar pelo critério da escrita. Logo, aqueles historiadores que não concordam com esse critério estão presos a uma visão teológica da História.

b) Esta afirmação não encontra qualquer contestação dos verdadeiros historiadores, pois ela é uma prova irrefutável de que todas as culturas evoluem para a escrita.

c) Os historiadores que defendem a escrita como único critério que diferencia a História da Pré-História reafirmam a tradição positivista da História. No entanto há outro critérios.

d) A escrita não pode ser vista como critério para distinguir a História da Pré-História, pois o aspecto econômico é considerado um critério muito mais importante.

e) Os únicos historiadores que defendem a escrita como critério são os franceses, em razão da influência da filosofia iluminista.

4. Os homens das sociedades pré-históricas, gradativamente, superam suas limitações físicas e de raciocínio, bem como de adaptação ao meio, criando condições materiais para garantir sobrevivência e expansão geográfica. Sobre esse longo período, no qual viveram essas sociedades, é correto afirmar que:

A - a principal conquista do Neolítico foi o domínio do fogo, que possibilitou ao homem defender-se de animais, cozer os alimentos, aquecer-se no frio e sedentarizar-se, organizando-se em tribos e vivendo em aldeias agrícolas.

B - a principal conquista do Paleolítico foi a Revolução Agrícola, que possibilitou ao homem se tornar sedentário e garantir sua alimentação.

C - o Mesolítico é a fase de transição entre o Neolítico e o Paleolítico inferior.

D - o Paleolítico Superior é o período mais extenso da Antiga Idade da Pedra, no qual temos o surgimento do homo sapiens.

E - o Paleolítico é caracterizado como período da pedra lascada, em que o homem era nômade e travava a luta pela sobrevivência tendo por base a caça, a pesca e a coleta.

5. Acerca do estágio cultural conhecido como paleolítico , é INCORRETO afirmar que, nesse estágio, registra(m)-se

a) o aparecimento do Homo Sapiens e a descoberta do fogo.

b) a invenção da cerâmica e da metalurgia.

c) o nascimento da arte com representações de cenas do cotidiano humano nas paredes das cavernas.

d) a aprendizagem do homem na fabricação de facas, agulhas e anzóis de ossos.

e) o desconhecimento do homem da atividade de plantar e colher.

6.História é a ciência que:

a) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra;

b) se fundamenta unicamente em documentos escritos;

c) estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a humanidade deixou;

d) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade.

e) estuda a causalidade dos fenômenos físicos e sociais com base no empirismo.

7.Na Pré-História encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase neolítica?

a) Os homens praticavam uma economia coletora de alimentos.

b) Os homens fabricavam seus instrumentos para obtenção de alimentos e abrigo.

c) Os homens aprenderam a controlar o fogo.

d) Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros.

e) os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos.

8. Entre as transformações havidas na passagem da pré-história para o período propriamente histórico, destaca-se a formação de cidades em regiões de:

a) solo fértil, atingido periodicamente pelas cheias dos rios, permitindo grande produção de alimentos e crescimento populacional.

b) difícil acesso, cuja disposição do relevo levantava barreiras naturais às invasões de povos que viviam do saque de riquezas.

c) entroncamento de rotas comerciais oriundas de países e continentes distintos, local de confluência de produtos exóticos.

d) riquezas minerais e de abundância de madeira, condições necessárias para a edificação dos primeiros núcleos urbanos.

e) terra firme, distanciada de rios e de cursos d’água, com grau de salubridade compatível com a concentração populacional.

9. Considere as afirmações sobre o período paleolítico:

I - Paleolítico é o primeiro e mais extenso período que conhecemos da história da humanidade, nele surgem os primeiros hominídeos antepassados do homem moderno;

II - Com o desenvolvimento da mente e a acumulação de experiências e conhecimentos, os homens primitivos foram aperfeiçoando seus instrumentos, utensílios domésticos e armas, suas técnicas e meios de subsistência;

III - Os homens do paleolítico viviam de uma maneira muito primitiva, em grupos nômades, ou seja, se deslocavam constantemente de região para região em busca de alimentos. Habitavam em cavernas, copas de árvores, saliências rochosas, ou tendas feitas de galhos e cobertas de folhas ou de pele de animais;

IV - Os instrumentos ou ferramentas do paleolítico eram de pedra, madeira ou osso. A técnica usada para fabricar seus instrumentos era de bater na pedra de maneira a lhe dar a forma adequada para cortar, raspar ou furar.

Em relação às proposições acima podemos afirmar que:

A - Os itens II, III e IV são falsos.

B - Apenas o item II é falso.

C - Apenas o item I é verdadeiro.

D - Todos os itens são corretas.

E - Todos os itens são falsos.

10. No período Neolítico, a sociedade conheceu importantes transformações, exceto:

a) a transição para uma economia coletora, pescadora e caçadora

b)a utilização dos animais como força complementar à do homem

c)a passagem do estado de selvageria para o de barbárie

d)o início do processo de sedentarização

e)o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio.

11. A relação existente entre a Revolução Agrícola e a formação das tribos e das primeiras civilizações pode ser explicada pelo

I. início da sedentarização do homem, no período Neolítico;

II. fato de a mulher ser biologicamente inferior ao homem, o que levou as comunidades naturalmente à divisão sexual de trabalho na sociedade neolítica;

III. aumento populacional e pelo excedente da produção agropecuária;

IV. trabalho em conjunto, trocando conhecimentos e gerando tecnologias para trabalhar o solo, formando as cidades;

V. processo de formação de uma liderança com poder teocrático, capaz de controlar a população política, econômica e socialmente.

Estão corretas as afirmativas

(A) I, II, III e IV, apenas.

(B) I, III, IV e V, apenas.

(C) II, III, IV e V, apenas.

(D) II, III e V, apenas.

(E) I, II, III, IV e V.

12. Mesopotâmia é um termo de origem grega que quer dizer “terra entre rios”, numa referência às terras situadas às margens dos rios Tigre e Eufrates. O país que, atualmente, ocupa a maior parte do território que pertenceu à antiga Mesopotâmia é

a) o Egito.

b) o Kwait.

c) a Líbia.

d) o Iraque.

e) a Turquia.

13. A pré-história é, habitualmente, dividida em Paleolítico e Neolítico. No Neolítico, as comunidades de coletores de alimentos foram, em grande parte, substituídas por sociedades de agricultores. A agricultura foi, em muitas regiões, favorecida pela

(A) glaciação, o que deixava o atual território do continente

europeu com um clima muito semelhante ao do Alasca.

(B) existência de rios e lagos cheios de peixes, além de

florestas repletas de animais, o que garantia a sobrevivência

das tribos.

(C) irrigação natural produzida pelas cheias dos rios, o que

renovava o solo esgotado pela última colheita.

(D) crença segundo a qual os animais seriam dotados de uma

espécie de espírito e que, por essa razão, deveriam ser

preservados.

(E) desertificação de amplos territórios, como no norte da

África e no centro da China, que provocou o desaparecimento

dos animais de grande porte.

14. Os nossos longínquos antepassados só aprenderam a planejar o futuro depois que descobriram a semente. O uso de sementes provocou uma verdadeira revolução. Aos poucos, o homem aprendeu que poderia substituir o seu cansaço em busca da caça por outro menor: o da criação de animais. A mulher, por sua vez, aprendeu que melhor do que recolher as frutas caídas era cultivá-las com a agricultura. Foi nesse período que o ser humano percebeu que, enquanto o animal deve satisfazer suas necessidades aqui e agora, o ser humano pode planejar o futuro, pois aprendeu que, trabalhando hoje, poderá obter alimento daqui a seis meses. (MASI, Domenico de. O ócio criativo. Rio de Janeiro: Sextante, 2000, p.32. Adaptado)

A época histórica a que o texto se refere é a

(A) Idade Média, em que homens e mulheres trabalhavam no campo e sob o controle dos senhores feudais.

(B) Era Moderna, em que o desenvolvimento científico foi impulsionado pelas descobertas do Renascimento.

(C) Antiguidade Clássica, em que havia uma grande discriminação às mulheres, tratadas como inferiores pelos homens.

(D) Pré-História, em que têm início os processos de sedentarização e de produção de alimento pelo ser humano.

(E) Idade Contemporânea, em que a agricultura e a pecuária tornaram-se fonte de lucro e não apenas de sustento.

15. A escrita surgiu por volta do século 4 a. C. Ela foi criada para:

(a) Ao pensar, o homem, elabora conceitos, que materializa em palavras e expressa em fala.

(b) A escrita alfabética surgiu, possivelmente, na Síria, em torno do ano 1500 a. C.

(c) A escrita surgiu para atender uma necessidade comercial dos povos.

(d) Escrita é a representação da linguagem falada por meio de signos (ou sinais) gráficos.

(e) Todas são falsas.

16. Sobre o surgimento da agricultura - e seu uso intensivo pelo homem - pode-se afirmar que:

(a) foi posterior, no tempo, ao aparecimento do Estado e da escrita.

(b) ocorreu no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia) e daí se difundiu para a Ásia (Índia e China), Europa e, a partir desta para a América.

(c) com tantas outras invenções teve origem na China, donde se difundiu até atingir a Europa e, por último, a América.

(d) ocorreu, em tempos diferentes, no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia), na Ásia (Índia e China) e na América (México e Peru).

(e) de todas as invenções fundamentais, como a criação de animais, a metalurgia e o comércio, foi a que menos contribuiu para o ulterior progresso material do homem.

17. No início, o homem pré-histórico pouco sabia, mas foi aprendendo no decorrer da sua existência. Comunicava-se através da linguagem falada, coletava alimentos, utilizava pedras e pedaços de pau como armas, passando mais tarde a usar arco e flecha. Vestia-se com peles de animais e assava carne nas cavernas onde vivia. As características enumeradas acima fazem parte do período:

A. Eolítico.

B. Paleolítico.

C. Neolítico.

D. Idade dos Metais.

18. A passagem do modo de vida caçador-coletor para um modo de vida mais sedentário aconteceu há cerca de 12 mil anos e foi causada pela domesticação de animais e de plantas. Com base nessa informação, é

correto afirmar que

a) no início da domesticação, a espécie humana descobriu como induzir mutações nas plantas para obter sementes com características desejáveis.

b) a produção de excedentes agrícolas permitiu a paulatina regressão do trabalho, ou seja, a diminuição das intervenções humanas no meio

natural com fins produtivos.

c) a grande concentração de plantas cultivadas em um único lugar aumentou a quantidade de alimentos, o que prejudicou o processo de sedentarização das populações.

d) no processo de domesticação, sementes com características desejáveis pelos seres humanos foram escolhidas para serem plantadas, num processo de seleção artificial.

e) a chamada Revolução Neolítica permitiu o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, garantindo a eliminação progressiva de relações sociais escravistas.

19. No período pré-histórico, a agricultura foi uma notável ferramenta na relação de domínio do homem sobre a natureza, sendo, inclusive, responsável direta pela transformação do nomadismo para o sedentarismo. O fragmento permite identificar que o acontecimento relatado ocorreu no período:

(A) Paleolítico, quando ocorreu a primeira revolução agrícola.

(B) Mesolítico, quando ocorreu a primeira revolução agrícola.

(C) Neolítico, também conhecido por revolução agrícola.

(D) Mesolítico, marcando o domínio do homem sobre a natureza.

(E) Neolítico, período em que os homens passaram a ser nômades.

20. Ao longo dos últimos 20 mil anos, as relações dos homens entre si e com a natureza passaram por uma intensa transformação. Desenvolveram-se a domesticação dos animais, o pastoreio e, há cerca de 12 anos, a agricultura, maior avanço cultural da humanidade. O cultivo dos campos contribuiu para a multiplicação das aldeias, cuja população passou a dispor de uma fonte mais estável de alimentos. Essas transformações tornaram-se conhecidas como:

(a) Revolução Industrial ou Revolução Fabril.

(b) Revolução Paleolítica ou Revolução Agrária.

(c) Revolução Neolítica ou Revolução Agrícola.

(d) Revolução Urbana ou Idade dos Metais.

21. Desde o período neolítico os povos de distintas partes do mundo desenvolveram sistemas agrários próprios aproveitando as condições naturais de seus habitats e do conhecimento adquirido e transmitido entre os membros da comunidade. Assinale a alternativa que estabelece corretamente a relação entre o povo habitante de uma determinada área, o sistema produtivo por ele desenvolvido, as condições naturais aproveitadas e os produtos cultivados.

a) Egípcios; uso da irrigação e drenagem; planícies úmidas e férteis dos rios Tigres e Eufrates; arroz e café.

b) Incas; uso de terraços com técnicas de curvas de nível e irrigação de vales; aproveitamento dos altiplanos andinos; batata e milho.

c) Chineses; uso intensivo dos terraços das altas montanhas; planalto de Anatólia no extremo leste da Ásia; café e cacau.

d) Mesopotâmicos; uso de cultivos de inundação e de regadio; vales férteis dos rios Ganges e Amarelo; cana-de-açúcar e feijão.

22. No período pré-histórico, a agricultura foi uma notável ferramenta na relação de domínio do homem sobre a natureza, sendo, inclusive, responsável direta pela transformação do nomadismo para o sedentarismo. O fragmento permite identificar que o acontecimento relatado ocorreu no período:

(A) Paleolítico, quando ocorreu a primeira revolução agrícola.

(B) Mesolítico, quando ocorreu a primeira revolução agrícola.

(C) Neolítico, também conhecido por revolução agrícola.

(D) Mesolítico, marcando o domínio do homem sobre a natureza.

(E) Neolítico, período em que os homens passaram a ser nômades.

23. O período pré-histórico é o mais longo da vida dos seres humanos na Terra. Na realidade, sabe-se muito pouco sobre os nossos antepassados, e as descobertas recentes põem diariamente em xeque as teorias que

explicam sua existência e modo de vida. Entretanto, a expressão pré-história continua vigente, tendo como referência as sociedades humanas que:

a) Desconheciam a escrita.

b) Viviam em cavernas.

c) Eram socialmente desorganizadas.

d) Desprezavam a vida civilizada.

e) Representavam símbolos religiosos.

ATENÇÃO! AS QUESTÕES ACIMA SÃO DE IMPORTANTES UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, ENEM, ETEC E CONCURSOS PÚBLICOS.

Filosofiaehistoriafacil
Enviado por Filosofiaehistoriafacil em 29/04/2014
Reeditado em 14/11/2023
Código do texto: T4787190
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.