GRAVÍSSIMO!!!

Vi, durante esta semana, que o número de jovens infectados pelo vírus HIV tem aumentado no Brasil, nos últimos anos. Mesmo tratando-se de uma questão gravíssima, não vejo qualquer mobilização de governo, escolas, sociedade em geral no sentido de reverter esse quadro assustador. Todos são responsáveis, embora o governo seja o maior culpado pela omissão de sempre. Há algum tempo que campanhas de prevenção à AIDS se resumem à indicação do uso de preservativos, como se isso por si só fosse a solução para todos os males.

Por outro lado, vemos nas novelas que todos os encontros entre pessoas que tenham qualquer relação sexual, terminam em gravidez. Então pergunto: Quem presta pior serviço à população? O governo, que mesmo timidamente recomenda o uso de preservativo nas relações sexuais. Ou a TV que mostra que ninguem em suas novelas usa preservativo?. Não me consta que nenhuma novela tenha mostrado alguma vez que em relações entre seus personagens tenha ocorrido caso de contaminação pelo vírus HIV. Por que não poderia acontecer?

O que temos, é de um lado um governo que educa muito mal, que usa deficientemente seu poder de persuasão e de outro uma rede de televisão que deseduca muito bem, que usa eficientemente seu poder de propagação, segundo seus interesses comerciais. O resultado disso é a degringolação acelerada dos valores mínimos que ainda tínhamos, herdados de nossos pais e antepassados.

Para aonde estamos caminhando? Nem sei se gostaria de saber. Sei que no meio disso tudo estamos nós, cada vez mais acuados, prensados, espremidos e trancados em mundos cada vez menos espaçosos.

Alguem poderia sugerir simplesmente não ver televisão. Sei que para mim é fácil. Mas veja logo acima que falei que a TV usa eficientemente o poder propagação. Isso funciona com assustadora competência.

Isso é muito sério. Todos temos jovens em nossas famílias e não queremos que isso ocorra com ninguem, em nenhuma família, em nenhum lugar do mundo.

Vamos agir??