POR UMA PEDAGOGIA HUMANITÁRIA

Não é de hoje, contudo, um breve olhar sobre a História da trajetória dos ensinamentos pedagógicos na Brasil, nos remete fácil e abrangentemente o quanto a pedagogia brasileira esteve___ se é que ainda não está___, engendrada e a serviço da técnica: UMA PEDAGOGIA MARCADAMENTE TECNICISTA, portanto. Se levarmos em conta o DÉFICIT EDUCACIONAL HISTÓRICO que o Brasil guarda para com seus patrícios, isso por si só já constitui um ELEMENTO COMPLICADOR, UM VASTO CAMINHAR HISTÓRICO QUE MUITO CARACTERIZA O DESCASO, A NEGLIGÊNCIA E A FALTA DE COMPROMISSO DO ESTADO brasileiro para com o SEU POVO E AS CLASSES TRABALHADORAS.

Voltada predominantemente para os MEIOS e muito menos para OS FINS DOS PROCESSOS EDUCATIVOS, a pedagogia TECNICISTA VEM BEM A CALHAR QUANDO SE PENSA OU SE QUER UMA "EDUCAÇÃO" VOLTADA ESPECIFICAMENTE PARA OS DITAMES E OU PRE REQUISITOS DUM CAPITALISMO SEGREGADOR, ESTRATIFICANTE, ONDE O CONSUMISMO DESENFREADO É A TÔNICA, NOUTRAS PALAVRAS, UMA PEDAGOGIA VOLTADA E IDEALIZADA TÃO SOMENTE PARA O MERCADO DE TRABALHO, PARA O MERCADO DE PRODUÇÃO DE PRODUTOS E OU BENS DE CONSUMO, PARA UM MERCADO CAPITALISTA ONDE AS REGRAS DO CONSUMO EXACERBADO DITAM SUAS NORMAS.

" Em tempo algum, O CAPITALISMO alimentou como PRINCÍPIO uma FORMAÇÃO HUMANISTA PARA O HOMEM, PARA A CLASSE TRABALHADORA; em contrário, invariavelmente, concebeu este como MERO INSTRUMENTO DE EXPLORAÇÃO E OBTENÇÃO DO LUCRO FÁCIL". Dimas Cassimiro.

A busca constante por UMA PEDAGOGIA HUMANITÁRIA, ou seja, uma PEDAGOGIA PENSADA PARA O DESENVOLVIMENTO PLENO DAS POTENCIALIDADES HUMANAS, tem sido uma preocupação de uma leva considerável DE PENSADORES BRASILEIROS; A HISTÓRIA TEM MOSTRADO DE FORMA CABAL E DEFINITIVA QUE SÓ UMA PEDAGOGIA VOLTADA PARA O HUMANO, PARA O HOMEM COMO UNIDADE CENTRAL DE TODO E QUALQUER PROCESSO EDUCATIVO, PODE SER CAPAZ DE PROMOVER AS REAIS TRANSFORMAÇÕES QUE TANTO RECLAMA NOSSA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA___, uma sociedade marcada e delineada pela falta COMPREENSÃO, DE RESPEITO PELO SEMELHANTE, PELA BUSCA DESENFREADA DOS BENS MATERIAIS, PELA VIOLÊNCIA GENERALIZADA, PELA AUSÊNCIA DO ESTADO brasileiro.

Uma PEDAGOGIA HUMANA E HUMANISTA, SEM SE PRENDER AOS DITAMES DE UMA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA CONTAMINADA DOS CONCEITOS UTILITARISTAS E SUBSERVIENTES ÀS NECESSIDADES DUM MERCADO CAPITALISTA, ESSA SIM, NOS PARECE SER UMA TENDÊNCIA MODERNA QUE CADA VEZ MAIS TOMA CORPO ENTRE ESPECIALISTAS E TEÓRICOS DA CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO MODERNA. LONGE DE SER UM CAMINHO FÁCIL, OS ADEPTOS E DEFENSORES DE TAIS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS HUMANISTAS SABEM DE PRONTO QUE DEFENDER A HUMANIZAÇÃO COMO META NAS AÇÕES E CONCEITOS TEÓRICO E OU PRÁTICOS DA PEDAGOGIA HUMANISTA SIGNIFICA BATER DE FRENTE COM OS INTERESSES E ÁRDUOS DEFENSORES DUMA PEDAGOGIA VOLTADA ESPECIFICAMENTE PARA OS INTERESSES E PRÁTICAS MERCANTILISTAS NA DITADURA DO MERCADO DE CAPITAIS, COMO O É A PEDAGOGIA TECNICISTA E AS DE MAIS CORRENTES PEDAGÓGICAS ACRÍTICAS E OU NEUTRAS.

Nos portamos e ASSUMIMOS declaradamente NOSSA POSTURA DE VANGUARDA EM BUSCA E NA VIGÊNCIA DE UMA PEDAGOGIA ATUALIZADA, HUMANISTA E EM CONSTANTE SINTONIA COM OS INTERESSES DAS MINORIA, DOS EXCLUÍDOS, DOS POBRES E DAS CLASSES DOS TRABALHADORES; ENTENDEMOS QUE TAIS INTERESSES SÓ PODEM SER ASSUMIDOS, DEFENDIDOS E POSTOS EM PRÁTICAS POR UM SEGMENTO DE EDUCADORES E PEDAGOGOS QUE ESTEJAM AMPLAMENTE ENGAJADOS NOS MOVIMENTOS POPULARES E QUE TRAGAM NO SANGUE A MARCA INDELÉVEL DAS TRANSFORMAÇÕES, DAS MUDANÇAS, ASSIM COMO E TAMBÉM, E INDISSOCIÁVEL, UM ÍNTIMO E INARREDÁVEL COMPROMISSO COM AS CLASSES DOS MENOS FAVORECIDOS E COM OS TRABALHADORES BRASILEIROS.

DIMAS CASSIMIRO: professor, pesquisador, pedagogo, pós-graduado, mestrando em ciência da educação, escritor, ensaísta, cronista e poeta.

contato: xx 86 8892 9892 cassimiro1000@hootmail.com

Dimas Cassimiro
Enviado por Dimas Cassimiro em 10/08/2014
Reeditado em 10/08/2014
Código do texto: T4916995
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