Psicolingüística

De acordo com o site (Wikipedia) a psicolingüística é o estudo das conexões entre a linguagem e a mente, uma ciência nova que começou a se destacar em meados dos anos cinqüenta.Esse resumo compara a visão de três estudiosos Thomas Scovel, Jean Aitchison e Wind Cowles sobre a definição e função desta ciência.

Nos capítulos dos livros dos estudiosos Thomas Scovel, Jean Aitchison e Wind Cowles, discutindo o que é psicolingüística, e suas funções. A definição do que é psicolingüística para Scovel e Aitchison é semelhante, porém há diferenças entre os dois estudiosos com Wind Cowles. Thomas Scovel define a psicolingüística, é o uso da linguagem e fala como uma janela para a natureza e estrutura da mente humana, Jean Aitchison define a psicolingüística como o estudo da linguagem e a mente, Wind Cowles define que a psicolingüística é um estudo cientifico do comportamento humano e cognitivo.

O objetivo da psicolingüística para Aitchison é descobrir sobre as estruturas e processos que atravessam a habilidade humana de falar e entende linguagem individualmente. Embora para Scovel o objetivo da psicolingüística é examinar como a linguagem e a fala são adquiridas e produzidas e como nos podemos perder essa habilidade. Para Cowles o objetivo da psicolingüística é estudar e entender o comportamento humano e cognitivo( especificamente da fala).

Podemos respaldar que Scovel divide o estudo da psicolingüística diacronicamente e sicronicamente ( diacronicamente): através do tempo, desde o aprendizado há rescisão e( sincrônica): produção e compreensão.Por outro lado Aitchison eleva a questão da relação entre o conhecimento da língua e o uso da língua. Para Cowles o estudo da psicolingüística é multidisciplinar, ou seja envolve diversas área, incluindo neurociência, ciências da computação, etc.

Aitchison define e discute o conceito da gramática, a gramática internalizada,a representação do conhecimento interno, como este conhecimento sobre a língua é organizada na mente, em seus estudos ,e como este conhecimento é usado pelo individuo,seu estudo é descritivo. Entretanto, Scovel seus estudos estão relacionado a fala do individuo, a pronuncia das palavras, verbo de concordância, etc. Seu estudos são descritivo e pragmático. Para Cowles seus estudos são multidisciplinar, discute como é difícil estudar a linguagem, ela faz uma comparação entre explicar a fala com a habilidade de andar, andamos, mas não sabemos porque andamos, como conseguimos andar, a mesma definição se aplica a linguagem, falamos facilmente, porque conseguimos falar,seus estudos envolve diversas áreas, e seu principal foco é investigar problemas de linguagem,pessoas que não conseguem falar direito, que sofrem algum distúrbio, seus estudos são descritivo e comunicativo.

È concluído que Wind Cowles não foca sua pesquisa e seus estudos na descrição da mente como Scovel e Aitchison, seu foco de estudo é como e porque nos somos capazes de falar línguas. Embora eles tem diferentes concepções sobre algumas questões, Wind Cowles, Thomas Scovel e Jean Aitchison com seus estudos e definições ajudam a compreender os seres humanos e a linguagem em si, a imensa cooperação que estes estudiosos com seus estudos e pesquisas em entender porque falamos, a aquisição de uma língua, a busca da melhora de um sujeito que tem dificuldades em sua fala, ajudar a entender o porque que existe tais dificuldade,e entre outras funções. O importante papel que a psicolingüística exerce para a sociedade e para muitas ciências, que vai desde a psicologia há medicina e entre outras áreas.

Daniela Silver
Enviado por Daniela Silver em 15/09/2014
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