Sobre os Pré-Socráticos.

No período Pré-Socrático existiam três principais escolas filosóficas fundadas por filósofos interessados em compreender a dinâmica do cosmo. Chamo de “filósofos” pela razão do próprio Aristóteles, em sua metafísica, afirmar que os primeiros filósofos foi Tales de Mileto e seus discípulos. Basicamente eram duas principais escolas: A Escola Jônica e a Escola Eleática. A primeira escola localizava-se em Mileto, na atual Turquia.

A fundação dessas duas escolas filosóficas foi implantada aproximadamente no século VI a.C, ou seja, antes do nascimento de Sócrates com nosso novo modelo de pensamento a partir do Período Clássico da Filosofia, no século V a.C. Esse período chamado Clássico foi marcado pela atuação de Sócrates, Platão e Aristóteles.

Tales de Mileto e seus discípulos, Anaximandro e Anaxímenes, constituíram a Escola Jônica fundada pelo próprio Tales. Cada filósofo grego tinha uma maneira de interpretar o cosmo: para Tales o princípio era a água. Para Anaximandro era algo que não fosse tão determinado quanto a água, mas sim o indeterminado. Anaxímenes tinha outro ponto de vista: o princípio era o ar. Lembrando que a palavra Princípio, não é algo que parte do início, mas algo que dá caminho, sentido.

Quando Tales diz que “tudo é água”, não quer dizer que "tudo" é feito de água, mas que tudo funciona como ela no que diz respeito à mudança de estado. Assim, como a água tem um comportamento de mudar de estado, o cosmo tem esse mesmo comportamento de mudar de estado.

Tales afirmava que a Terra era redonda, como uma esfera, e que flutuava na água. As estrelas estariam fixas nessa esfera. o Sol, a Lua e os planetas atravessavam os céus como um barco atravessa as águas. A água do mar era salgada porque entrava em contato com a terra.

Essa explicação perdurou durante muito tempo na filosofia da Grécia Antiga. Anaximandro tinha uma visão muito mais complexa que seu mestre. Pensava que a Terra, assim como Tales, era fixa, mas não porque flutuava na água, mas porque estava em ponto de equilíbrio (simetria). O Sol, as estrelas, os planetas eram "buracos.

Anaxímenes também postulou que a Terra encontrava-se estática e no centro do universo, contudo, era achatada e plana e o que a sustentava era o ar; a Terra era achatada porque se fosse inclinada, cortaria o ar e assim cairia.

Outros grandes filósofos do período Pré-Socrático: Heráclito e Parmênides. Tanto Heráclito quanto Parmênides estavam interessados em entender o real e o aparente.

Para Heráclito o princípio era o fogo, o conflito seguido pela própria razão. Para o filósofo, só poderia existir o conflito quando existisse o calor (fogo). Quando há troca de calor, ocorre o devir,a transformação. Então, para Heráclito, o mutável seria o real, e não o aparente.

De forma oposta, Parmênides estabeleceu dois caminhos a seguir: o caminho da verdade e o caminho da opinião. O caminho da verdade se divide em dois, tendo “o que é” e “o que não é”, e o caminho da opinião sendo “o que é e o que não é”. “O que é” leva ao ser, o caminho para a verdade. Ora, “o que não é” não pode ser discutido, então não pode ser. “O que é e o que não é”, que faz parte do caminho da opinião, é o caminho do erro. Então para Parmênides o mutável seria o aparente, e não o real.

Archidy de Noronha
Enviado por Archidy de Noronha em 27/09/2014
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