Enem - 2014

Esse ano decidi fazer o "ENEM" apenas para testar os meus conhecimentos, e na melhor das hipóteses, conseguir uma pontuação suficiente para se fazer um curso dentro da minha área profissional.

Fui fazer uma prova tranquilo, sem nenhuma pressão psicológica, nem cobrança alguma perante meus familiares. Mas quando me deparei com a forma de avaliação que está sendo realizado no "ENEM", fiquei perplexo,indignando e me senti esnobado diante da capacidade do ensino que tive no decorrer da minha trajetória escolar, por fim, sai frustrado e arrasado psicologicamente.

Textos extensos, toda prova contextual se resumia apenas em

fazer interpretações. Será que todo nosso ensino foi resumido em "INTERPRETAÇÃO DE TEXTO"? Inclusive todas as provas de língua estrangeira se resumiram também a esse tipo de avaliação.

Achando pouco, ainda colocaram charges para interpretar... E nem quero debater o tema da redação...

Fico me perguntando: Será que toda minha trajetória de ensino, foi apenas interpretar filósofos, poetas, compositores, redatores, matérias jornalísticas e músicos?...

Agora vos pergunto: Porventura todo nosso período de Ensino Fundamental e Médio no contexto gramatical e literário se resume apenas em "INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS"?

Acho sim, muitíssimo importante as escolas incentivarem esse tipo de estudo, de forma mais CULTA E INTELECTUAL. O incentivo pela leitura, por filosofia, literatura, músicas, atualidades como matérias jornalísticas, revistas e etc... Mas não sou de acordo com a avaliação do nível do "ENEM" que se resumiu apenas nessa forma de avaliar.

Tem que existir sim esse tipo de avaliação, porque elas são muito importantes, para o desenvolvimento intelectual, mas teria necessidade de todas as questões serem contextualizadas? Deveriam ser apenas algumas questões.

Quando cheguei à parte de exatas, não tinha mais forças psicológicas alguma para conseguir efetuar dois mais dois (2+2) e olhe que é uma área que tenho certo domínio. Ao ver as questões, já sabia como seria sua resolução, mas não tinha mais forças se quer para realizar o cálculo devido para poder identificar a alternativa correta. Mediante a toda esta situação que passei na realização desta prova, cheguei à conclusão que a forma de avaliar, se tornou UM TESTE PSICOLÓGICO PARA TESTAR NOSSA CAPACIDADE INTELECTUAL.

Em meio a toda essa minha situação frustrante, reflitam comigo: Será que diante da qualidade de ensino do nosso país, estamos preparados para submeter a esse tipo de avaliação, para poder engressar em

uma universidade?

JBraga
Enviado por JBraga em 12/11/2014
Reeditado em 13/11/2014
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