Epopeia de Gilgamesh

A epopeia de Gilgamesh é um poema épico da antiga Mesopotâmia, localizada no crescente fértil, atual Iraque. Arqueólogos consideram a epopeia uma das primeiras obras literárias escritas pelo homem antigo. Sua história conta a vida do personagem herói-Deus Gilgamesh, alguns estudiosos dizem que Gilgamesh seria um rei do final do segundo período dinástico da Suméria.

Acontece que a epopeia de Gilgamesh possui um conteúdo quase de igualdade com um dos livros bíblicos, principalmente, o livro do gênesis. George Smith, arqueólogo Britânico, foi um dos pesquisadores que teve o trabalho de traduzir as tábuas de argila que continham todo o épico. A escrita era denominada de cuneiforme. Os primeiros trechos da epopeia continham relatos sobre um dilúvio. Em 1872, Smith apresenta sua descoberta: Uma tradução muito parecida com o dilúvio da arca de Noé.

Esta descoberta de George Smith caiu como uma bomba, tanto para a comunidade cientifica, quanto para a comunidade religiosa. Creio que a destruição maior desta bomba sumeriana caiu sobre as partes dogmáticas da comunidade religiosa.

Está chegando o momento em que a arqueologia descobrirá que o Velho Testamento bíblico é um livro de mitos e lendas, onde se copiou textos de outras civilizações.

Jonas M. Carreira (Historiador)

Facebook: jmc_artesuave@hotmail.com

Jonas M Carreira
Enviado por Jonas M Carreira em 05/12/2014
Código do texto: T5059630
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.