O dilúvio da epopéia de Gilgamesh

Na epopéia de Gilgamesh, houve uma história muito parecida à do dilúvio da bíblia, que teve o principal personagem Noé. Utnapishtim foi o personagem principal do poema sumério. Ele e sua família foram chamados de “sementes de todas as criaturas vivas”. Seu nome tem o significado de “imortal”. O interessante desta estória, é que vemos o personagem Utnapishtim muito próximo ao personagem bíblico de Noé.

Recentes pesquisas mostram que houve uma possível enchente de catástrofe universal, datada exatamente da época do povo sumério. As mesmas pesquisas mostram que as catástrofes inundaram a área noroeste do golfo pérsico. Pesquisas realizadas em Bagdá mostram que houve um grande dilúvio em tempos remotos, a cerca de 4.000 anos da era comum. As águas do Pérsico teriam acabado com uma longa extensão de terra. Sendo assim, matando pessoas, animais e plantas. Contudo, surgiu o mito do dilúvio universal.

A história começa basicamente com os Deuses avisando Utnapishtim sobre o dilúvio de grande destruição. Assim sendo, Utnapishtim teria que construir uma embarcação, e nela ter que embarcar sua família, crianças, mulheres, animais e sementes.

Bom, na história da bíblia, Noé passou 40 dias e quarenta noites. Utnapishtim teve 7 dias de chuva e 7 dias até a chuva parar. Quando acabou o dilúvio, Utnapishtim soltou uma pomba, à qual não conseguiu êxito para pouso. Sendo assim, soltou uma andorinha, que também não teve êxito de pouso, até que consegue.

Muitos acham que existe uma proximidade muito grande da estória de Utnapishtim com a estória de Noé. Estudiosos acreditam que este acontecimento histórico ocorreu no final da última era glacial, ou pela mudança do eixo da terra, ou pela inversão do pólo magnético.

Bom, vale a pena o leitor pesquisar mais sobre a epopéia. Realmente é uma leitura muito interessante, não só a parte do dilúvio, mas muitas estórias da epopéia entram em consenso com estórias da bíblia. Por isso, se faz necessário uma pesquisa profunda sobre o assunto.

Jonas M. Carreira (Historiador)

Facebook: Jmc_artesuave@hotmail.com

Jonas M Carreira
Enviado por Jonas M Carreira em 25/12/2014
Reeditado em 25/12/2014
Código do texto: T5080733
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.