O muro de Berlim

Quando ouvimos falar da guerra fria, pensamos logo nos dois eixos: esquerda (comunismo), direita (capitalismo), todavia, isso tudo foi um verdadeiro embuste para que o banqueiríssimo internacional faturasse mais... No meio dessa palhaçada toda, encontra-se o povo, muitas vezes, a grande massa sofre pelos caprichos desses proprietários do mundo e o muro de Berlim foi mais um episódio de toda esta peça teatral.

O muro de Berlim era uma muralha construída pela república democrática alemã durante a guerra fria, separando a Alemanha Ocidental da Alemanha Oriental. O muro de Berlim, além de dividir a Alemanha ao meio, ainda simbolizava também a divisão do mundo, às quais, de um lado, ficavam os países capitalistas, liderados pelos Estados Unidos, e de outro lado estavam os países socialistas, liderados pela União Soviética. Construído em 1961, continha torres de observação e redes eletrificadas. O muro de Berlim tinha a proteção de militares da Alemanha Oriental, com ordens para atirar pra matar. A muralha provocou 80 mortes, 112 pessoas feridas e milhares de pessoas presas.

A fronteira entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental passou a se chamar de “Cortina de ferro”.

Antes de o muro ser construído, 3,5 milhões de alemães orientais tinham fugido para a Alemanha Ocidental. Desde quando o muro foi construído em 1961 a 1989, o mesmo barrou 90% dos movimentos migratórios e separou a Alemanha por 28 anos.

Jonas M. Carreira (Historiador)

Facebook: jonasmcarreira@hotmail.com

Jonas M Carreira
Enviado por Jonas M Carreira em 04/05/2015
Código do texto: T5229766
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.