Plano Municipal de Educação de Maceió 2015-2025, em discussão.

       No início do mês de Julho, alguns representantes de instituições  entre os quais me incluo, estiveram onde foi possível (internet, estações de rádio, tv...), informando que o Conselho Municipal de Educação de Maceió, a Secretaria Municipal de Educação e as demais instituições que participam das comissões Técnica e Coordenadora da Revisão e Adequação do PLANO MUNICIPAL de EDUCAÇÃO de Maceió ao Plano Nacional de Educação, convidavam toda a comunidade escolar e a parcela da população que quisesse contribuir com a melhoria da qualidade no atendimento, na garantia do direito por Educação Pública em Maceió, que se juntasse a nós, nessa tarefa que se iniciou ao final de 2014.
            Depois de um exaustivo mas necessário trabalho, concluímos mais uma etapa na revisão do PME. Foram 597 propostas de ajustes nas estratégias, vindas da consulta online, da atividade "PME NA ESCOLA" , das 07 audiências Públicas nas 08 Regiões Administrativas de Maceió, nas 10 audiências públicas temáticas com a sociedade, para serem revisadas pela Comissão e assessoria, porque não entendemos um documento dessa dimensão não ser amplamente debatido. Nesta sexta-feira, dia 28/08/2014, o documento seguiu para o gabinete do prefeito, que em mensagem oficial o encaminhará a Câmara de Vereadores.
          Sempre foi nosso objetivo, como comissão, concluir este ciclo com as Audiências no Legislativo Municipal mas como por aqui ATÉ AS PEDRAS SABEM que, SALVO RARAS EXCEÇÕES, os vereadores da nossa capital não primam pela seriedade em discussões como essa, preferem "armar um circo de horrores" , com alguns explorando a boa fé alheia, demonstrando a desinformação total de como se conduziu o processo e não fazendo a mínima questão de saber. Isso, sem contar que alguns não sabem se comportar com o DECORO e a EDUCAÇÃO necessária a, no mínimo um convívio social digno, que se dirigem a nós com palavras de BAIXO CALÃO, EXPRESSÕES CHULAS, OFENSIVAS, próprias do esgoto em que chafurdam.
            Não vamos nos render a esse debate rasteiro, arma de quem está acostumado a impor sua vontade com a truculência e a ausência total de respeito à população que paga seus salários. O discurso a sobre a tal “Ideologia de Gênero” pode encontrar guarida na intolerância e em quem não respeita o que é diverso mas afirmo e reafirmo que o texto base do PME de Maceió está dentro da lei e não vamos abrir mão do combate a toda e qualquer forma de abuso, a violação de direitos, ao preconceito racial, a violência e o preconceito contra a mulher e as populações marginalizadas.
            Segue o link para consultar o que foi realizado. O documento a ser encaminhado à câmara tem 19 metas e 277 estratégias e pauta a Educação em Maceió para a próxima década. Podem ter a certeza que fizemos o máximo para acolher as ideias que surgiram no debate, desde que não ferissem a lei, desde que fossem para contribuir com um Plano Municipal de Educação que desse conta da complexidade de uma cidade de mais de um milhão de habitantes, com milhares de crianças fora da escola e milhares de analfabetos que merecem nosso atendimento, nosso respeito e compromisso.

         Saberemos distinguir quem tem convicções de fiel de quem é apenas hipócrita? Sinceramente, não sei e mais não digo porque não é necessário.
 
http://www.maceio.al.gov.br/semed/noticias/plano-de-educacao-documento-atualizado-esta-disponivel-para-consulta/


Maceió, 29 de Agosto de 2015