EDUCAÇÃO POPULAR: COMO DIMINUIR A RETENÇÃO E EVASÃO ESCOLAR

RAIMUNDO DOS SANTOS LIMA

RESUMO: A gestão educacional é fonte de muitas discussões que almejam a qualidade da educação. Essas discussões perpassam pelas necessidades de tornar a escola mais acessível e detentora de sucesso estudantil os educandos. Este estudo objetivou a compreensão das razões que levam ao alto índice de retenção e evasão escolar na escola Tracajatuba I, bem como apontar as dificuldades de ensino vivenciadas pelos estudantes e identificar as medicas que a escola tem tomado para diminuir ou amenizar a retenção e evasão escolar. A realização da pesquisa com alunos, corpo técnico e comunidade local dentro da comunidade escolar mostrou-se conclusiva para a escolha de uma gestão que melhor se enquadrasse na escola. Então para alcançar a qualidade educacional na escola Tracajatuba I é necessário a implantação de uma gestão participativa que inclua a comunidade na escolha das decisões, uma gestão autônoma e que permita a colocação das decisões em prática, assim sugerimos a escolha da gestão democrática e a fiscalização da comunidade para verificar se suas decisões estão sendo respeitadas.

Palavras-chave: Educação. Gestão Democrática. Participação. Qualidade.

ABSTRACT

The mmanagement education is a source of many discussions that aim at the quality of education. These discussions pervade the needs to make the school more accessible and holding student success of the students. This study aimed to understand the reasons that lead to a high rate of retention and dropout in school Tracajatuba I and presenting the to point the difficulties of teaching experienced by students and to identify the medical that the school has taken to reduce or relax the withholding tax evasion and school. The research with students, technical body and local community within the school community proved to be conclusive for the selection of an administration that is better manage at school. So to achieve quality education in school Tracajatuba I It is necessary to the implementation of a participatory management which will include the community in the choice of the decisions, the management autonomy and will allow the placing on the decisions in practice, as well we have suggested the choice of the democratic management and monitoring of the community in order to verify that its decisions are being respected.

Keywords: Education. Democratic Management. Participation. Quality.

1 INTRODUÇÃO

O assunto proposto por este artigo é debatido com ênfase atualmente, por estar ligado diretamente a melhoria da qualidade de ensino. A qualidade procurada pelos envolvidos na educação esbarra, sem dúvida, é a questão: qual gestão se deve utilizar dentro da escola para alcançar resultados satisfatórios no ensino? A escolha desta gestão requer muitas reflexões a cerca do que queremos realmente alcançar e o que faremos para alcançar estes objetivos.

O ponto de partida escolhido para a realização desta pesquisa foi a grande problemática da retenção e evasão na escola Tracajatuba I e qual a melhor forma de se amenizar esta problemática. A gestão democrática mostrou-se, entre os diversos tipos de gestão, a mais apropriada para se implantar na escola Tracajatuba, visto que a comunidade que a escola atende está sendo inserida na tomada de decisões perante o conselho escolar.

Este artigo foi fundamentado em pensadores como Dourado (2007), Libâneo (2008) e Lück (2010), que são defensores de uma gestão democrática autônoma e participativa para alcançar a qualidade na educação.

Ao verificar que a escola Tracajatuba I possuía um alto índice de evasão e retenção escolar, ficamos intrigados sobre as causas desses índices. O problema aqui apontado foi os motivos que levam os estudantes a evasão e a retenção, e também o que a escola tem feito para diminuir estes índices preocupantes.

Como hipótese pensamos que a culpa seria das aulas q pouco atrativas para os alunos, ou pelos alunos trabalharem e estudarem e não tempo para se dedicar aos estudos. O estudo foi realizado com o objetivo de compreender estes altos índices. O método escolhido para responder estas questões foi a realização de entrevistas com os principais envolvidos nesta problemática. Chegamos a conclusão que a melhor gestão para a escola é a democrática com participação e fiscalização da comunidade escolar.

2 A EDUCAÇÃO SISTEMATIZADA

A educação é um fenômeno evidenciado em todas as sociedades, partindo da idéia “que a educação está sempre referida a uma sociedade concreta, historicamente situada” (SAVIANI, 2007, p. 157). Ela é exercida em diversos espaços do convívio social podendo ser utilizada para a adequação do indivíduo a grupos ou classes sociais, para Saviani (2007): “a educação destina-se à promoção do homem, caracterizando-se como uma comunicação entre pessoas livres em graus diferentes de maturação humana, numa situação histórica determinada”. Dentro deste contexto, a educação é direcionada para alcançar o mais adaptado, válido e competente propósito do processo de ensino-aprendizagem: a ascensão do indivíduo.

A educação atua como assistente na transformação social, agindo como intermediária entre o poder coletivo e a apreciação das relações sociais dos indivíduos, assim evidencia Saviani (2007): “educação será entendida, aqui, como um processo que se caracteriza por uma atividade mediadora no seio da prática social global”. Assim, no que se refere ao modo de ver da pedagogia crítico-social, a educação volta-se para uma temática histórica e social vivenciando situações concretas. Estas situações definem preceitos e meios para ampliar a durabilidade dos efeitos formativos da educação.

A educação em espaços escolares é sistemátizada e dá-se de forma proposital com objetivos definidos. A prática educativa engloba os processos de ensinar e aprender. Porém em uma perspectiva pedagógica crítico-social dos conteúdos, o trabalho docente não abrange apenas estes dois processos, ele “visa modificar no ser humano aquilo que é suscetível de educação, levando em conta a atividade humana transformadora” (LIBÂNEO, 1998, p. 128). Sendo assim, a prática educativa considera o aluno como um indivíduo pronto para ser moldado, “sujeito ativo do próprio conhecimento, mas também como um ser social, históricamente determinado” (LIBÂNEO, 1998, p. 128). A escola surge como uma ferramenta utilizada para modelar o conhecimento do aluno e ajudá-lo a superar a marginalidade causada pela sociedade, “seu papel é difundir a instrução, transmitir os conhecimentos acumulados pela humanidade e sistematizados logicamente” (SAVIANI, 2008, p. 6).

Há, essencialmente, três elementos que auxiliam a prática educacional: o planejamento, a organização curricular e a avaliação educacional. Estes elementos co-existem e se completam no ambiente escolar. Eles contribuem com o trabalho docente, melhoram o rendimento das aulas e beneficiam os alunos. Descreveremos abaixo cada um dos três elementos:

2.1 O PLANEJAMENTO

A atividade educativa não é acidental, ela tenciona-se para a aprendizagem do aluno. Por estes motivos, cada etapa ou conduta desta atividade deve ser pensada pelo professor. O planejamento é uma estratégia que favorece a prática educacional, pois ele “serve para conhecer a realidade em que se vai atuar; sugerir ações sobre essa realidade; desenvolver atividades e avaliar seus resultados permanentemente” (GONÇALVES, 2003, p. 31).

O propósito deste planejamento está em preparar e elaborar as atividades que o professor desenvolverá dentro da sala de aula para alcançar seus objetivos. Esquematizar o fazer didático possibilita pensar e ponderar sobre o que se fez e o que se precisa fazer para atingir a meta do educador, que é a plenitude de seu trabalho, a construção (ou reconstrução) do conhecimento adquirido pelo o aluno, e assim não chegar ao fracasso, conforme o texto abaixo:

O planejamento deve ser entendido como um processo que vai permiti a reflexão sobre o que foi feito e sobre o que há por fazer e, ainda, decidir sobre os caminhos que serão tomados. E como é um processo, deverá acontecer antes, durante e depois da ação educativa que se desenvolve. Significa planejar, ensinar, avaliar, replanejar, recomeçar, reforçar os aspectos que apresentam dificuldade, enfim, verificar e propor constantemente novas formas de trabalho, não esperando o final do curso para chegar à conclusão de que não há mais jeito (GONÇALVES, 2003, p. 32, grifos do autor).

Assim é possível afirmar que planejar é muito mais que organizar e fazer projetos. O planejamento abrange a meditação sobre a atividade educacional e aperfeiçoar este fazer didático ao fenômeno social, visto que há várias realidades sobre as quais o professor poderá atuar. O planejamento, então seria um elemento para se delinear as iniciativas docentes, e é também um processo de análise e reflexão intensamente anexado à avaliação. O professor, que faz o planejamento, tem a possibilidade de revisar e adequar, as atividades didáticas, ao aluno no decorrer do processo de ensino.

2.2 A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

No contexto educacional, a organização curricular exerce o papel de apontar as perspectivas do desenvolvimento e socialização dos alunos. É por meio dela que se estabelecem os propósitos educativos para as idealizações e o incremento da ação de ensino e aprendizagem. Estão intercaladas na organização curricular as práticas sociais, políticas, econômicas e culturais; estas práticas são cruciais nas deliberações a cerca da organização curricular. Assim:

O currículo não é um instrumento neutro. O currículo passa ideologia, e a escola precisa identificar e desvelar os componentes ideológicos do conhecimento escolar [...]. A determinação do conhecimento escolar, portanto, implica uma análise interpretativa e crítica, tanto da cultura dominante, quanto da cultura popular. O currículo expressa uma cultura (VEIGA, 2008, p. 27).

A organização curricular demonstra-se sempre dentro de uma visão filosófica, pois ela espelha a visão de mundo do educador. As percepções curriculares variam ao longo da história, visto que “o currículo não pode ser separado do contexto social, uma vez que ele é historicamente situado e culturalmente determinado” (VEIGA, 2008, p. 27). Desta maneira currículo demonstra, antes de tudo, uma seleção de conteúdos culturais que agregam o plano educativo da escola, indo além de uma singela escolha das informações pertencentes aos distintos campos do conhecimento organizado.

Para Veiga (2008), o currículo formal (aquele que contém conteúdos curriculares, metodologias e recursos de ensino, avaliação e relação pedagógica) exerce função de controle social. Mas entende-se que a formulação deste currículo não se dará de forma linear, visto que os envolvidos no planejamento curricular são pessoas que divergem entre si sobre sua visão de mundo.

2.3 A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

Não é errado afirmar que a avaliação está presente na vida do individuo, tanto por intermédio de raciocínios modesto, que norteiam as habituais escolhas do cotidiano, tanto as mediações formais, que orienta a indagação elaborada e ordenada que especifique a acolhida de resoluções. A avaliação é, para muitos, um instrumento do professor para atribuir nota e aprovar o aluno para outra série, ou seja, a avaliação, no pensamento de algumas pessoas, serve apenas para classificar, adequar e escolher os melhores alunos. No geral a avaliação é como um instrumento que separa os alunos que conseguiram alcançar as finalidades educacionais da instituição e os que não conseguiram. Desta maneira:

A avaliação é realizada no final do processo, por meio de aplicação de prova, na qual se espera que os alunos reproduzam os conhecimentos que lhes foram repassados, o que é constatado para a atribuição de nota ou conceito. A nota é utilizada como instrumento de pressão, para manter a disciplina em sala de aula e tentar motivar o aluno (GONÇALVES, 2003, p. 78).

Esta metodologia pressiona o aluno e diminui sua vontade de aprender. O estudante vê-se forçado a aprender apenas sobre o que vai cair na prova. É comum o aluno decorar as resposta que o professor aceita como certas. Então, nesta metodologia, o foco da educação é selecionar o estudante que vai avançar nos estudos e o que ficará para trás. No entanto a avaliação não deve ser vista apenas como essa ferramenta de contenção do estudante, conforme expressa Demo (2005): “deve, pois, ser includente, jamais excludente, ainda que, sempre, expresse alguma forma de acompanhar e comparar o desempenho dos alunos”.

A avaliação é questão permanente do processo educacional, o objetivo dela é o ensino qualitativo para o estudante. Por isto, o professor deve observar os avanços do aluno e dar atenção às suas dificuldades com o conteúdo das aulas, fazendo destas observações base para a melhoria da educação dentro da escola. “O professor não precisa nem pode dar conta de todos, mas precisa diagnosticar a todos” (DEMO, 2005, p. 96). Assim o professor avalia por parte para chegar ao todo e isto levará ao aperfeiçoamento da prática docente, logo poderá melhorar a qualidade da educação e não estimulará a evasão e o fracasso escolar.

3 A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA GESTÃO ESCOLAR

No Brasil historicamente a educação tem sido utilizada pela elite dominante para transmitir a ideologia que contribuiu ou possibilitou sua permanência no poder. A escola sempre esteve a serviço dos poderosos e em nome deles tomou as decisões que nortearam a transmissão do conhecimento no sistema educacional brasileiro. A Escola tecia como função formar mão-de-obra para atender a demanda das empresas que procuravam se instalar no Brasil. Nesse sentido Carvalho contribui afirmando que:

A partir da revolução Industrial, o homem passou a se ajustar ao sistema de produção da nova ordem estabelecida. O produto de seu trabalho transformou-se em mercadoria, sua força de trabalho adquire aspectos e é tratada como mercadoria, trabalhar deixa de ser fazer, para tornar-se necessidade e obrigação e a escola assume o papel de preparar os trabalhadores para a linha de produção (CARVALHO, 2010, p.01).

Nota-se que a Escola desempenhou um papel específico na defesa dos interesses dos empresários, formando mão-de-obra para executar tarefas características dentro dos meios de produções, ou seja, repassando informações ou conhecimentos fragmentados que não permitia aos trabalhadores o crescimento profissional. Assim, um trabalhador que entrava em uma fábrica, por exemplo, nunca conseguia evoluir, pois só possuía o conhecimento de um determinado fazer dentro da empresa.

Com o passar do tempo o sistema educacional sofreu algumas alterações, mas ainda está longe do ideal, a centralização do poder nas mãos de um pequeno grupo que não conhece a realidade das escolas continua sendo o maior entrave a ser vencido. Há uma necessidade explicita de mudanças no sentido de que a comunidade possa participar de maneira contundente das decisões da escola.

Pois segundo Freire (1996) “ninguém educa ninguém, ninguém se educa sozinho, os homens se educam mutuamente”. Neste contexto, acredita-se que não existe verdade absoluta, todos saberes são mutáveis. Os projetos educacionais, portanto, devem ser flexíveis e contemplar tais mudanças, para que a escola possa cumprir seu novo papel social, que é formar cidadãos para a vida, capazes de tomarem decisões acertadas e coerentes, visando a sua melhoria de vida e de seus semelhantes.

Faz-se necessária a instituição de um modelo educacional que não seja simplesmente transmissão e acúmulo de conhecimento e informações, mas que se mostre eficiente na qualificação maior dos trabalhadores que lhes permita galgarem outros degraus tanto na política quanto na área econômica e social. A matéria publicada em revista do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário assim relata:

É importante destacar que grande parte dos trabalhadores possui capacidades de gestão, pois em suas residências fazem verdadeiros milagres ou ministram aulas de gestão de maneira brilhante. (...). As Escolas que conseguiram trazer a comunidade para dentro do espaço educativo têm conseguido grandes e importantes resultados, tanto na melhoria da qualidade do Ensino, quanto na diminuição dos índices de retenção e evasão escolar. Os dados revelam ainda que ouve aumento significativo no número de educandos oriundos dessas escolas aprovado nos processos seletivos e vestibulares (IBEAC, 1984).

Nota-se que a participação da comunidade na gestão escolar é fundamental para a resolução dos problemas, uma vez que, da troca de experiências surgem às ideias que podem nortear de maneira positiva a construção de um projeto eficiente capaz de promover as transformações sociais, bem como a ascensão cognitiva. A esse respeito Lucksi sugere que:

A ignorância, as falsas verdades são condições utilizadas no processo de dominação dos indivíduos, enquanto o saber se caracteriza como a possibilidade de o homem transcender a realidade pela ação inteligente, podendo torná-la mais satisfatória à sua vida (LUCKSI, 2002 p.67).

A escola deve trabalhar um novo modelo educacional, visando à promoção do ser humano para que os trabalhadores e seus descendentes tenham condições de lutar em igualdade de condições por melhor qualidade de vida em todas as esferas sociais, saindo da ignorância, do conhecimento fragmentando e se inserindo no processo educativo, tornando-se sujeito ativo, apto a tomar decisões acertadas.

O trabalho de implantação desse novo modelo educacional depende da conscientização dos profissionais da educação, pois são eles que terão o papel de informar aos membros da comunidade escolar a importância de sua participação no Projeto a ser desenvolvido para promover a melhoria da qualidade da educação e consequentemente da qualidade de vida da população. Libâneo sugere que:

Os dirigentes da escola precisam, então, ajudar os professores, a partir da reflexão sobre a prática, a examinar suas opiniões atuais e os valores que as sustentam, a colaborar na modificação dessas opiniões e valores tendo como referência as necessidades dos alunos e da sociedade e os processos de ensino e aprendizagem (LIBÂNEO, 2008 p.41).

A construção de um novo modelo educacional perpassa por uma gestão democrática, aberta ao diálogo, com líder que não se sinta ameaçado pela participação de seus colaboradores, sejam eles possuidores de formação acadêmica na área educacional ou não, uma vez que a troca de experiências em todas as áreas do conhecimento é indispensável para o sucesso do projeto educacional.

A participação torna-se fundamental nesse modelo educacional na busca pela qualidade total, pois quando o educando participar da construção do Projeto Político Pedagógico da Escola certamente se sentirá corresponsável por ele. E segundo Libâneo (2008): “as pessoas arrumam tempo para as coisas que compreendem às quais atribuem sentido e nas acreditam”.

Não se pode e nem se deve esquecer que a construção e reconstrução do conhecimento exigem comprometimento dos educadores e tal compromisso demanda de conhecimento técnico, compreensão da realidade do aluno e vontade de defender as transformações sociais. Segundo Freire (1996): “cada profissional da educação deve carregar consigo a certeza que seu fazer pedagógico pode contribuir para a total modificação da realidade do educando”.

Logo, a gestão escolar precisa ter a participação de todos os profissionais da educação, alunos, pais de alunos e corpo técnico escolar, pois desta forma, a ação será coletiva e espontânea, e decorrência de um trabalho da totalidade.

4 O FRACASSO ESCOLAR

O processo de ensino-aprendizagem sofre interferência do contexto político e sociocultural, dos pré-requisitos em se concretizam a aprendizagem e o desenvolvimento, dos procedimentos educativos e, por conseguinte, da dinâmica em que se estabelece o Projeto Político Pedagógico. Quando esta interferência se torna prejudicial ao processo de ensino-aprendizagem acontece o fracasso escolar.

O fracasso escolar é compreendido como a soma das taxas de retenção e de evasão escolares, e mostra-se um dos mais alarmantes problemas da educação no país. Para Angelucci et al (2004) o fracasso escolar classificava-se de acordo com o objeto de estudo, na teoria que o fundamentava, e no método de pesquisa do seu saber. Assim Angelucci et al qualificou o fracasso em quatro categorias: fracasso por problema psíquico, fracasso por problema técnico, fracasso por questão institucional, e fracasso por questão política.

O fracasso escolar percebido por problema psíquico ocorre quando o aluno possui dificuldade de se adaptar a escola ou às características do ambiente escolar por causa de sua situação emocional e/ou cognitiva. Neste aspecto, o aluno é visto como único e exclusivo culpado por seu fracasso. Ainda nesta perspectiva, a escola é entendida como um cenário ideal para este aluno vivenciar as situações benéficas ao desenvolvimento de sua potencialidade.

Ao se verificar o fracasso escolar como um problema técnico, percebe-se que este fracasso é produzido pela escola e no ambiente escolar, porém designou-se este fracasso pura e simplesmente a falta de domínio da didática correta e do conhecimento técnico do professor. Assim o fracasso por problema técnico esbarra funcionalmente na formação do docente e na continuidade desta formação. Este fracasso também atribui a parcela de culpa às autoridades que não investiram na formação técnica proporcionada ao professor.

No fracasso escolar por questão institucional, analisa-se o problema do fracasso escolar dentro da formação da instituição escolar em seus primórdios no país, ou seja, desde o início da instituição da rede educacional pública no Brasil. Nesta percepção, verificam-se os processos socioculturais que, baseados na concepção capitalista, moldaram a institucionalização da educação, e ainda o padrão das relações sociais existentes nos diversos seguimentos da sociedade. Dentro dessa linha de pensamento, é possível observar uma dura crítica às políticas educacionais que não estimulam a prática participativa do público que a educação deve atender, como a comunidade local, os movimentos sociais e a família escolar.

O fracasso por questão política rotula o fracasso escolar como uma provocação equivocada de reivindicação de transformações na estrutura educacional. Este pensamento ilusório trata da retenção e evasão escolar como uma forma da sociedade mostrar que o sistema educacional não funciona e que pede urgentemente por mudanças. Com isto, este pensamento expande as causas que agravam o a assiduidade do fracasso na escola, e defende a mudança da cultura dominante de ensino para a cultura popular dentro da gestão escolar.

Analisando mais amplamente a questão do fracasso escolar, chega-se a conclusão que há uma intrínseca relação entre o nível socioeconômico e o rendimento escolar, porém deve-se levar em conta também a situação familiar do aluno juntamente com o seu estado psicológico e suas interações sociais. A gestão educacional igualmente exerce seu papel coadjuvante no fracasso ou sucesso do aluno no âmbito escolar, pois através de um bom acompanhamento do desenvolvimento estudantil do aluno é possível perceber as dificuldades de aprendizagem vividas por ele, e assim planejar de maneira eficaz o Projeto Político Pedagógico visando à diminuição deste fracasso escolar. Assim:

Na medida, porém, em que o professor considere que o papel do processo educacional é o de levar o aluno a desenvolver seu potencial (...). Com essa prática, do ponto de vista do aluno, ocorre a democratização da escola, tanto em relação a seu processo como em relação aos seus resultados, pois o aluno é levado ao sucesso escolar (LÜCK, 2010, p. 59).

Lück (2010) destaca também que “não pode ser considera como democrática uma escola em que os alunos fracassam, e que não pode ser democrática uma escola que não o é para todos”. Logo a participação da comunidade escolar no planejamento de medidas que diminuem a retenção e evasão, ou seja, o fracasso escolar, tornam a escola democrática.

5 MATERIAIS E MÉTODOS

Este estudo de método exploratório, descritivo e qualitativo envolveu a direção, a equipe técnica, o corpo docente e os alunos da Escola Tracajatuba I, além de membros da comunidade. O estudo seguiu alguns passos que foram cruciais para alcançar seus objetivos, são eles: a observação do espaço escolar; a leitura do Plano Político Pedagógico da escola; a observação do comportamento dos educandos intra e extra sala de aula; observação da metodologia utilizada pelos professores na sala de aula; e por fim entrevistas com os alunos.

6 RESULTADOS E DISCUSSÃO

6.1 Escola Estadual Tracajatuba I

A Escola Estadual Tracajatuba I está localizada na Vila de Santa cruz do Tracajatuba, Distrito do São Joaquim do Pacuí, há cerca de 130km de distância da cidade de Macapá – capital do Estado do Amapá. Foi criada pelo Decreto 2.439/2000 do Governo do Estado do Amapá.

A escola possui três salas de aula medindo 8x7 com quatro ventiladores cada, uma sala da diretoria e uma sala de leitura (climatizadas), um depósito de alimentos e um de produtos de limpeza, uma copa-cozinha, e três banheiros, sendo que dois são dos educandos e um é de uso dos trabalhadores da escola. Apresenta em seu acervo tecnológico uma televisão, um aparelho de DVD, um computador e duas impressoras.

No ano letivo de 2011, a escola esta trabalhando com duas turmas de 5ª série com 26 alunos cada, uma turma de 6ª série com 32 alunos, uma turma de 7ª série com 28 alunos, e uma de oitava série com 29 alunos; totalizando 141 estudantes no Ensino Fundamental. Enquanto que no Ensino Médio há uma turma de 1º ano com 48 alunos, uma turma de 2º ano com 28 alunos, e uma turma de 3º ano com 18 alunos; totalizando 94 alunos no Ensino Médio. Assim, o total de alunos que a escola atende é de 235.

6.2 Dados coletados

De acordo com as informações coletadas junto à secretária escolar, detectou-se que no ano letivo de 2010 houve 32% de evasão escolar. Dos 150 alunos que chegaram ao final do ano em sala de aula, 20% foram retidos em mais de três componentes curricular, portanto, permanecendo na mesma série. Enquanto 40% foram promovidos parcialmente, ou seja, ficaram em dependência de estudo em um ou dois componentes curricular. E apenas 40% dos alunos foram promovidos integralmente.

As disciplinas que mais contribuíram com a retenção escolar foram: Língua Estrangeira, com 60% dos casos; Matemática, com 48%; e Língua Portuguesa, com 39%. Logo, percebe-se que estas são as disciplinas mais criticas e que merecem ser repensadas, reelaboradas e reanalisadas no intuito de favorecer o educando.

De acordo com estudos realizados pela atual direção da escola, os principais motivos do alto índice de retenção e evasão na escola são: a organização do curso, que é modular e tem contribuído para a desmotivação dos educandos; a falta de professor nos módulos e consequentemente a existência de lacunas, é comum o aluno “concluir” o Ensino Médio e ficar devendo três ou quatro disciplinas por causa da falta de professor. Um fato que também deve ser ressaltado é que a escola não conta com a Educação de Jovens e Adultos – EJA, o que acaba dificultando o retorno deste aluno à escola.

Ainda neste sentido, a direção aponta como motivo dominante entre as alunas a gravidez precoce. Meninas de 12 a 16 anos param de estudar porque engravidaram. Ressalta também que o fato dos conteúdos programáticos serem estabelecidos pela Secretaria de Estado da Educação, sem considerar a realidade ou individualidade da região, contribuiu para a perda de interesse por parte dos estudantes.

A pesquisa realizada com 100 alunos da referida escola revelou os seguintes informações:

Idade Percentual dos Alunos

12 – 14 20%

5 – 25 30%

26 - 32 10%

+ de 32 40%

Tabela 1: Relação idade escolar x porcentagem de alunos

A tabela 1 mostra que o percentual de alunos com idade de 12 a 14 anos na escola é de 20%, a porcentagem de alunos entre 15 a 25 anos é de 30%, 10% dos alunos têm entre 26 e 32 anos, e 40% está acima de 32 anos. Analisando a tabela chega-se a conclusão que é alto o índice de retenção escolar, visto que a maioria dos alunos está fora da idade que se espera para o Ensino Básico. Percebeu-se também que dos alunos entre 12 a 14 anos já demonstravam a existência da defasagem de idade na série em que se encontravam.

Foi constatado que 40% dos alunos estão na escola a mais de sete anos, o que demonstra o alto índice de repetência, uma vez que a escola atende, no Ensino Fundamental, da 5ª até a 8ª série, e no Ensino Médio, do 1º até o 3º ano, se os alunos estivessem evoluindo no Ensino Básico levariam apenas seis anos para concluí-lo. 60% dos alunos estão na escola a sete anos ou menos.

Quando perguntados sobre a educação na escola 30% dos alunos entrevistados responderam que a educação ofertada na escola é boa, 40% avaliaram a educação como ruim, para 20% a educação na escola é péssima, e 10% não quiseram opinar.

Sobre a oportunidade de tomar decisões na escola ou pelo menos participar das decisões, os alunos foram bastante expressivos, pois 95% dos estudantes acabariam com o Ensino Modular e implantariam o Ensino Regular. Sobre o ambiente da escola 65% melhorariam o espaço físico e colocariam pelo menos uma sala de informática.

Quanto à docência dos professores, 50% dos entrevistados acham que o trabalho dos professores poderia melhorar e que eles deveriam tentar inovar as aulas, 20% avaliam o trabalho com o conceito bom e 30% acham o trabalho regular.

A respeito dos conteúdos programáticos, os alunos entrevistados demonstraram grande insatisfação, pois 60% acham que os conteúdos estudados não ajudam com o fazer diário e nem estão ligados ao seu cotidiano. Porém 40% estão de acordo com o conteúdo, pois precisaram dele pra enfrentar o vestibular.

Em relação à gestão escolar, os alunos são unânimes em afirmar que a atual gestão está trabalhando em parceria com a comunidade e isso está contribuindo para a melhoria da imagem escolar junto à comunidade escolar. Este fato foi acompanhado durante a pesquisa em campo, a coordenação realiza reuniões, mutirões e encontros com a comunidade, e deixa sempre um canal aberto para sugestões e reclamações.

Para 82% dos entrevistados a escola tem procurado valorizar os saberes dos alunos, principalmente após a posse do atual diretor. Enquanto que 18% acham que a escola não respeita a cultura local e luta para promover mudanças no comportamento das pessoas.

Com relação aos índices de aproveitamento dos alunos, 83% dos entrevistados acreditam que para a melhoria do rendimento dos alunos é necessário a instalação do Ensino regular. Os 17% restantes acreditam que o ensino na escola deve permanecer modular, pois somente assim eles podem conciliar os estudos e as afazeres agrícolas.

Quando questionados sobre a influência dos pais na educação, apenas 17% dos entrevistados acreditam que a participação dos pais na educação dos filhos é fundamental para a melhoria da qualidade de ensino, e acham que os pais devem ser mais ativos nas decisões da gestão escolar.

Sobre o entendimento a cerca da gestão democrática, 96% dos alunos acreditam que a gestão democrática é aquela na qual a direção escuta a comunidade e permite que todos possam contribuir com ideias e ações que colaborem para a evolução cognitiva do estudante. Os entrevistados afirmaram, ainda, que o atual diretor vem fazendo isso através do conselho escolar. O restante, 4%, não quiseram ou não souberam opinar.

7 PROPOSTA DE GESTÃO PARA A DIMINUIÇÃO DA RETENÇÃO E EVASÃO NA ESCOLA TRACAJATUBA I

O objetivo da educação, hoje, não se resume a simples transmissão e construção de conhecimentos. Percebe-se a necessidade de uma educação com ensino de qualidade que se comprometa com o individual e o social dos estudantes. Assim:

O investimento em educação básica, tendo a qualidade como parâmetro de suas diretrizes, metas e ações e conferindo a essa qualidade uma dimensão sócio-histórica e, portanto, inclusiva, é um grande desafio para o país, em especial para as políticas e gestão desse nível de ensino. Pensar a qualidade social da educação implica assegurar um processo pedagógico pautado pela eficiência, eficácia e efetividade social, de modo a contribuir com a melhoria da aprendizagem dos educandos, em articulação à melhoria das condições de vida e de formação da população (DOURADO, 2007, p.940).

A tentativa de melhorar a qualidade da educação perpassa pela necessita de medidas que proporcionem não apenas o ingresso e a permanência do aluno na escola, mas também ações capazes de reverter a condição de baixa qualidade da aprendizagem na Educação Básica, havendo assim a necessidade da reflexão sobre novas estratégias de ensino e de gestão que compreenda as individualidades do aluno e as interações destas individualidades com o meio em que este aluno está inserido. Conforme afirma Dourado:

Uma educação com qualidade social é caracterizada por um conjunto de fatores intra e extra-escolares que se referem às condições de vida dos alunos e de suas famílias, ao seu contexto social, cultural e econômico e à própria escola – professores, diretores, projeto pedagógico, recursos, instalações, estrutura organizacional, ambiente escolar e relações intersubjetivas no cotidiano escolar (DOURADO, 2007, p. 941).

O ponto de partida para alcançar essa qualidade na educação está diretamente relacionado à escolha de uma gestão educacional participativa e democrática pela escola. Segundo Libâneo (2008) “a concepção democrático-participativa baseia-se na relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe”. Assim a gestão escolar deve ter a participação coletiva na tomada de decisões e responsabilidade individual para alcançar os objetivos almejados. Logo, na concepção democrático-participativa, é possível perceber a “necessidade de se combinar a ênfase nas relações humanas e na participação nas decisões com ações efetivas para se atingir com êxito os objetivos específicos da escola” (LIBÂNEO, 2008, p. 125).

Para a educação alcançar o patamar desejável e aceitável se faz necessária a participação de todos, não apenas da base escolar, mas também da sociedade. A sociedade, historicamente situada, precisa participar das decisões intra escolar, pois é ela que vivencia as necessidades de cada época. Sendo assim:

A gestão escolar valoriza a participação da comunidade escolar no processo de tomada de decisão, concebe a docência como trabalho interativo, aposta na construção coletiva dos objetivos e das práticas escolares, no diálogo e na busca de consenso (LIBÂNEO, 2008, p. 125).

A escola tem seu papel importante na autonomia da tomada de decisões, fazendo da gestão democrática uma forma de alcançar o sucesso escolar envolvendo sobre tudo a comunidade que irá atender, pois a escola está ali pelos alunos e para os alunos. De nada adianta programar o ensino do conhecimento para os educandos sem levar em consideração a realidade deste aluno, seus conhecimentos prévios, suas necessidades, sua problemática e dificuldade de aprendizagem. De acordo com Lück:

Autonomia de gestão escolar é a característica de um processo de gestão que se expressa, quando se assume, com competência, a responsabilidade social de promover a formação de crianças, jovens e adultos, adequada às demandas de vida em uma sociedade em desenvolvimento, mediante aprendizagens significativas, a partir de decisões consistentes e coerentes, pelos agentes, levando em consideração, objetivamente, as condições e necessidades expressas desses jovens e crianças, devidamente compreendidas, no contexto de sua sociedade (LÜCK, 2010, p. 91).

Esta autonomia exige um controle por parte da comunidade, pois apenas será efetivada se a comunidade puder contar com o comprometimento e participação dos que vivem o dia a dia escolar. Porque não basta a comunidade participar do concelho escolar ou das reuniões pedagógicas, fazer a tomada de decisões e no fim estas decisões não serem colocadas em prática, como evidencia Barroso (2008): “a autonomia da escola exige um maior controle social por parte da comunidade, ela só pode tornar-se efetiva se contar com o empenhamento e participação dos que vivem o dia-a-dia da escola”, desta maneira a comunidade é o ponto de apoio da gestão democrática, por realizar não apenas a função participativa, mas também a função fiscalizadora das decisões tomadas pelo conselho.

Por estas razões a gestão democrática é a mais indicada para a escola Tracajatuba I. A comunidade escolar já está se habituando à participar da vida escolar, como foi explicado pelo atual diretor Raimundo Lima: a comunidade é convidada a conhecer a vida escolar do seu filho, a vir na escola para se informar sobre o que ocorre dentro da escola, para tomar decisões junto ao conselho do que é melhor para seu filho e fiscalizar o modo como estas decisões estão sendo postas em prática. Esta participação com o entendimento da realidade do aluno irá ajudar a diminuir a retenção e a evasão escolar e assim alcançar índices mais favoráveis ao sucesso escolar.

Outros mecanismos pró-qualidade devem ser implantados na escola para auxiliar nesta diminuição da retenção e evasão escolar, por exemplo, a escola ainda não possui um programa didático no contra-turno, os alunos passam pelos módulos sem um apoio mais ativo para sanar suas dúvidas. A implantação de aulas de reforço ou oficinas de aprendizagem é necessária, pois estimula o desenvolvimento das cognições deste aluno que se encontra com dificuldade em uma ou mais disciplina.

A mudança de modalidade de ensino é outro ponto que deve ser considerado, haja visto que isto é da vontade de uma grande parcela dos estudantes e mesmo do corpo técnico da escola. O Ensino Fundamental e Médio na modalidade regular trará grandes vantagens para os educandos, entre elas o melhor acompanhamento, por parte dos professores, da evolução do aprendizado deste aluno. Um professor que tem mais tempo para trabalhar com o aluno também tem mais chances de reconhecer suas dificuldade e introduzir novas metodologias que possam amenizar estas dificuldades, e assim, melhorar seu ensino.

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os aspectos selecionados para o desenvolvimento desta pesquisa envolveram, sobretudo, as discussões a cerca do problema crescente de retenção e evasão na escola Tracajatuba I, diagnosticar as particularidades dessa escola em relação a esta questão, listar as situações que levam o a evasão na escola, apontar as dificuldades de ensino vivenciadas pelos alunos dentro da sala de aula, e verificar o que a escola está fazendo para diminuir esta evasão e esta retenção.

Percebeu-se, por meio das entrevistas, que os principais motivos para explicar os altos índices de evasão e retenção na escola são: a desmotivação dos alunos perante os conteúdos curriculares, a gravidez precoce das alunas, o Ensino Modular e também a falta de envolvimento dos pais com a educação dos filhos.

Acreditamos que este estudo, pautado na problemática, hipóteses e objetivos, é verdadeiro, e importante fonte de pesquisa para trabalhos relacionados ao tema já exposto. A abordagem direta permite ao leitor uma abrangência do assunto debatido e um questionamento sobre o seu papel como agente fiscalizador dentro de uma gestão democrática e participativa.

Verificamos que este tema está em evidencia atualmente, e, portanto, as discussões não param por aqui. É necessária a realização de várias outras pesquisas a cerca desta problemática, pois a pesquisa sobre a evasão e retenção escolar contribui para a compreensão da escola que queremos: de qualidade que atenda as necessidades dos alunos, que se mostre atrativa e que evolua em prol do conhecimento e do desenvolvimento cognitivo deste aluno.

Mediante isto, sugerimos novas pesquisas na área, entre as quais podemos exemplificar a necessidade do entendimento sobre as diferentes gestões escolares, ou mesmo como os índices de evasão e retenção escolar contribuem para a tomada de decisões que fortaleceram o ensino de qualidade.

REFERÊNCIAS

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BARROSO, João (Org). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

CARVALHO, Nazaré Cristina. Sujeito proibido de entrar na Escola. Belém. PA, Universidade do estado do Pará: 2010.

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DOURADO, L. F. Políticas e gestão da educação básica no Brasil: limites e perspectivas. Educação e Sociedade. Campinas, v. 28, n. 100 – Especial, p. 921-946, out. 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da libertação: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

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LIBANEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 22. ed. São Paulo: Loyola, 1998.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5ª ed. Goiânia: M.F. Livros, 2008.

LÜCK, Heloísa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

LUCKSI, Cipriano Carlos. Introdução à filosofia: aprendendo a pensar/ Cipriano Carlos Lucksi, Elizete Silva Passos. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 17. ed. São Paulo: Autores Associados, 2007.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: polêmicas do nosso tempo. 40. ed. São Paulo: Autores Associados, 2008.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 24. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.

RAIMUNDO DOS SANTOS LIMA
Enviado por RAIMUNDO DOS SANTOS LIMA em 07/06/2016
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