Philippe Perrenoud: As 10 competências profissionais para ensinar.

1. O professor precisa saber organizar a matéria da aprendizagem. Ter competência para ensinar, dominar os conteúdos programáticos. Não pode deixar transparecer insegurança no mecanismo de transmissão do ensino aprendizagem.

O preparo acadêmico é indispensável, pois não existe uma padronização pedagógica, a transmissão do saber precisa ser efetivada com eficiência.

Fundamental compreender as complexas formas no uso dos métodos pedagógicos, não existe um único modo epistemológico de ministrar o ensino.

Necessário o domínio pedagógico, com linguagem clara, raciocínios lógicos, não confusos, os conteúdos programáticos devem ser científicos.

Precisa ser crítico, saber avaliar o aluno com eficiência, é indispensável administração da sala de aula, evitando a indisciplina.

2. Necessário administrar a progressão dos conteúdos propostos.

Ter ocontrole da classe, saber solucionar as situações diversas, administrando conflitos sociocognitivos.

Propiciar desafios, por meio de reflexões, coordenar logicamente os ciclos da aprendizagem.

Portanto, necessário respeitar as fases dos ciclos cognitivos. Com efeito, as etapas do desenvolvimento do aluno.

Importante, saber avaliar o processo de ensino aprendizagem, as situações pedagógicas determinadas.

As analisar comparativamente a evolução cognitiva, o desenvolvimento das competências. A progressão dos ciclos, a valorização da interação dos alunos.

3. Como ajudar na evolução das diferenças.

O professor precisa aprender administrar diferenças, favorecer na integração das diversidades. Orientar os alunos em suas dificuldades complexas.

Ajudar os alunos na cooperação mútua, possibilitando aos mesmos uma cultura de colaboração através de atitudes pedagógicas. O respeito as experiências de cada um.

4. Ajudar os alunos em suas aprendizagens.

Despertar aos alunos a vontade de aprender, valorizar atividades opcionais.

Estabelecimento de regras aceitáveis, princípios éticos. Favorecimento em projetos individuais e coletivos.

5. O valor do trabalho em grupo.

Levar aos alunos a consciência do trabalho socializado em grupo. Pois ninguém aprende sozinho, o valor social da cognição instrutiva.

Fundamental o professor saber solucionar questões simples e complexas, relacionadas com diversos fatores em sala de aula. Aprender administrar crises e conflitos sobre todos os parâmetros.

6. Fundamental a participação administrativa da instituição.

Nesse aspecto, não apenas os professores, também todo corpo funcional da escola.

Necessário o entendimento do projeto político pedagógico da instituição escolar.

Ajudar administrar os recursos necessários, valorização da associação dos pais, e, a participação dos alunos.

7. Da necessidade do envolvimento dos pais.

As reuniões com objetivo de passar informações às famílias, a respeito da educação dos filhos.

Debates acadêmicos, ajuda dos pais na formulação dos saberes propostos.

Processo de aprendizagem compartilhado.

8. Necessário o uso de novas tecnologias.

A escola não pode ignorar que as crianças nasceram sobre a evolução das tecnologias, que as mesmas fazem parte do projeto pedagógico.

Não é possível uma educação conservadora, as tecnologias são necessárias a pedagogia cognitiva, objetivando a evolução da aprendizagem.

9. A questão dos deveres e da ética da profissão.

Trabalhar a violência dentro e fora da escola, lutar contra todos os preconceitos, discriminações sexuais, étnicos, sociais, ajudar na criação de regras sadias, combate ao bullying.

Trabalhar as relações de autoridades no projeto pedagógico, em relação professor e aluno. O desenvolvimento da responsabilidade e senso de justiça.

10. Formatar a ideia da formação contínua.

Entender a educação como um processo interminável, objetivar o desenvolvimento de todas as competências.

O professor precisa estar consciente, pois a escola é um lugar de conflitos permanentes.

O professor precisa estar preparado, para intervir adequadamente em situações concretas, ao mesmo tempo preparar para o seu crescimento em todos os aspectos da cognição crítica.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 11/11/2016
Reeditado em 14/11/2016
Código do texto: T5820423
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