Redação estilo Enem: Como escrever

No momento de pegar uma caneta e escrever uma redação no estilo Enem pode acontecer um “branco”? Como começar uma dissertação? Sobre o que debater, argumentar? E por fim: como elaborar a proposta de intervenção pedida ao final do texto?

As repostas podem não ser óbvias, entretanto podemos buscar dicas e pequenas ajudas na hora de escrever textos de tema Enem.

Primeiramente começamos com uma dica, ou seja, a apresentação do tema ao leitor (lembra-se do leitor universal? aquele que não sabe do que se trata o tema e depende de você, caro aluno, para bem compreendê-lo?). Não escrevemos para nós mesmos e sim para o leitor do texto, que pode ser qualquer pessoa, erudita ou não.

Continuando a dica sobre apresentação do tema, é muito importante contextualizar o tema, podendo fazer uma relação da proposta temática com fatos históricos, literários, um filme ou até mesmo uma música. Desde que isso faça sentido no parágrafo introdutório.

Ainda na apresentação do tema, não se esqueça da problematização do tema, qual seja, provavelmente o tema apresenta uma ideia que precisa ser discutida, como por exemplo: quais são os problemas apresentados em temas como racismo? intolerância religiosa? bullying?.Já no final do primeiro parágrafo deve ser escrita a tese, isto é, o ponto de vista que será debatido ao longo dos próximos parágrafos.

Dado isso, e após evidenciar sua tese, é necessário desdobrar o ponto de vista que foi escrito na tese e começar a argumentar sobre o tema. Assim, buscar exemplos concretos, saber se há legislação pertinente acerca do tema -ler e inteirar-se dos assuntos sociais, políticos e econômicos do Brasil é muito importante- ajuda a compor e comprovar suas afirmações. Utilize, pelo menos, dois parágrafos para argumentar.

Quer apontar uma autoridade? (filósofo ou sociólogo, por exemplo),recorde-se de colocar sua atuação, nacionalidade, nome completo com a grafia correta caso seja uma autoridade de outra nacionalidade.

Finalmente, deve-se construir, no último parágrafo, a proposta de intervenção; quer dizer, o que poderá ser feito para uma possível solução do tema. Relembre-se de evidenciar os agentes que solucionarão o tema, o que e como farão. Por derradeiro e não menos importante, procure, ao longo do texto, fazer uso de elementos conectivos que ajudam a ligar parágrafos, frases e tornar suas ideias mais completas, além de ser (a coesão textual) um dos requisitos de pontuação da grade Enem.

Referência Bibliográfica:

eGuia do Estudante Redação. Ed 9.São Paulo.2016