Natal ou natal?

Às vésperas dessa data tão linda, aposto que algumas pessoas mais atentas à Ortografia ficaram em dúvida. Confere? Vamos lá…

Você sabia que feriados religiosos se escrevem com letra maiúscula? Isso mesmo! Feriados religiosos são nomes próprios e, por isso, são escritos com letra maiúscula, como Páscoa, Natal, Corpus Christi, Paixão de Cristo. Mas esclareço que os períodos religiosos, como a quaresma e a semana santa, não são feriados religiosos, são períodos religiosos e se escrevem com letra minúscula.

Natal é uma palavra de origem latina. Em latim, havia a expressão “dies natalis” ou “natalis”, que significava o dia de nascimento de alguém. A forma reduzida “natalis” passou por uma mudança fonética (de som) ao longo do tempo e chegou à língua portuguesa como natal.

Os dicionários a registram como adjetivo e como substantivo.

1. Como adjetivo, natal é o que é relativo ao nascimento (terra natal).

2. Como substantivo, significa o dia do nascimento ou um cântico natalino de origem medieval.

Escrito com letra maiúscula, Natal refere-se à festa do nascimento de Jesus, celebrada no dia 25 de dezembro pela Igreja Católica.

A palavra natal (com minúscula) deu origem a pré-natal, pós-natal, neonatal e natalício. Já Natal (com maiúscula) originou o adjetivo natalino, que significa o que é relativo ao Natal. Falando nisso, Feliz Natal!

Alves, Celma. 12/2021.