USO DAS LETRAS NO PROCESSO SE APRENDIZAGEM

Alguns profissionais da Educação têm demonstrado uma preocupação excessiva com o ensino da letra cursiva nas séries iniciais, causando uma série de problemas para as crianças.

Antes de abordar o tema em questão, seria necessário questionar o seguinte:

— Quando o sujeito é obrigado a escrever usando a letra cursiva? Pense nas várias situações em que isso ocorre. Pois bem. Só a utilizamos para fazer assinaturas de documentos e anotações rápidas. Embora tenhamos aprendido a caligrafia nas séries iniciais, cada indivíduo tem sua própria letra, legível ou até mesmo ilegível.

Com o passar do tempo, cada indivíduo grafa a letra cursiva de maneiras diversas. Este fato depende de vários fatores, inclusive da personalidade ou do momento.

O que leva, principalmente os médicos e dentistas a fazerem prescrições médicas, de forma totalmente ilegíveis? Será que todos se esqueceram da letra cursiva?

Mas há situações extremamente importantes a serem consideradas: o uso do computador, do celular, dos documentos e outros, em que o uso da letra de imprensa maiúscula ou minúscula só pode ser utilizada. Isso não exclui o ensino da letra cursiva, no momento certo. A criança deve conhecer todos os tipos de letras, mas deve ter opção de usar a letra que mais lhe convém.

Entretanto, faz-se fundamental ressaltar que a criança, de acordo com as pesquisas realizadas por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, fundamentadas no Construtivismo do psicólogo Jean Piaget e publicadas no livro Psicogênese da Língua Escrita, revelam que os aprendizes passam por etapas, com avanços e retrocessos até adquirirem o código linguístico e dominá-lo.

Sendo assim, o emprego da letra de imprensa maiúscula facilita, no sentido de o aprendiz identificar as letras como caracteres isolados e de traçados simples, pois de acordo com suas hipóteses, para registrar qualquer palavra, é necessário um mínimo de três letras. Como na cursiva as letras são emendadas, elas interpretam que numa palavra, por exemplo, “cor”, escrita com a letra cursiva, há mais de três letras, dificultando sua identificação.

Os portadores e suportes de textos são apresentados com as letras de imprensa maiúsculas e minúsculas, como nos livros, propagandas, panfletos, jornais, revistas, placas, etc.

Conclui-se que todos os educadores devem estudar, no sentido de realizar uma prática pedagógica coerente com as hipóteses da criança e as respeitem, para facilitar a aquisição da escrita e da leitura. Toda CRIANÇA é capaz de ser alfabetizada em um ano escolar.

Regina Márcia da Glória Durães

Novembro/ 2022

REGINA MÁRCIA DA GLÓRIA
Enviado por REGINA MÁRCIA DA GLÓRIA em 24/11/2022
Código do texto: T7656925
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.