O COMPUTADOR COMO RECURSO PEDAGÓGICO

 

THE COMPUTER AS A PEDAGOGICAL RESOURCE

 

Jackson Wellcker da Costa Teixeira Azevedo

 

 

RESUMO

 

 

O presente artigo trata do uso do computador como uma ferramenta tecnológica ou recurso pedagógico na sala de aula. Pois, o seu uso pode contribuir como recurso pedagógico a partir de softwares educativos que desenvolvem no educando a coordenação motora, a leitura e o raciocínio lógico. Num primeiro momento vamos resgatar conceitos importantes sobre a utilização da informática em sala de aula, baseando-nos nos autores: Gil, Silva, Tavares e Valente e como também documentos do Ministério da Educação e Cultura- MEC. Utilizando a metodologia do estudo de pesquisa. Concluímos que a utilização da informática em sala de aula, onde as atividades desenvolvidas são planejadas de forma a considerar os aspectos de aprendizagem, tanto do computador, quanto de outras áreas do conhecimento, esta significação reflete positivamente no aluno. Também seria importante que os docentes das escolas tivessem a oportunidade de discutir e vivenciar, mais profundamente, formas de utilização do computador como recurso pedagógico.

 

 

Palavras Chave: Computador, Recurso Pedagógico, Sala de Aula.

 

SUMMARY

 

This article discusses the use of the computer as a technological tool or pedagogical resource in the classroom. Its use can contribute as a pedagogical resource through educational software that develops the student's motor coordination, reading, and logical reasoning. In the first place, we will examine important concepts about the use of informatics in the classroom, based on the authors Gil, Silva, Tavares, and Valente, as well as documents from the Ministry of Education and Culture - MEC. Using the methodology of research study, we conclude that the use of informatics in the classroom, where the activities developed are planned to consider the learning aspects, both of the computer and other areas of knowledge, reflects positively on the student. It would also be important for teachers to have the opportunity to discuss and experience more deeply ways of using the computer as a pedagogical resource.

 

Keywords: Computer, Pedagogical Resource, Classroom.

 

1 - INTRODUÇÃO

 

 

A sociedade atual está vivendo um momento de mudanças em todos os ambientes, principalmente na educação. Pois, ela é um ambiente social onde ocorre a sistematização do conhecimento formal. São diversas as propostas pedagógicas, as reestruturações no projeto político pedagógico e nos currículos, no material didático, na demanda de alunos, enfim, ações para que a educação acompanhe o ritmo da evolução e atenda toda a comunidade escolar com qualidade e não com quantidade.

O uso dessas tecnologias na educação são recursos que propõe facilitar a busca por novos conhecimentos e informações nos ambientes sociais. Com efeito, as escolas são estimuladas a adotar um recurso importante às séries iniciais: o uso do computador em sala de aula, que passou a ser ferramenta de contribuição na construção do conhecimento, desenvolvendo nos alunos o raciocínio lógico matemático, a capacidade de concentração, criatividade, orientação espacial, através dos editores de texto, de apresentação, jogos interativos, entre outros, que favorecem a aprendizagem ativa.

Neste aspecto, a informática na educação deve promover uma aprendizagem que propicie a interação construtiva do aluno com o computador e o educador.

Atualmente, não há como viver alheio à utilização da informática. Isso significa que a escola deve dispor de outros recursos existentes na sociedade e preparar a criança para viver nas exigências do século XXI. Valente (1996, p.129) nos orienta que:

A educação escolar e o professor que a ministrar não tem, no geral um referencial de mundo que se compatibiliza com a realidade circundante e com seus possíveis avanços. O espaço educacional parece imune, preservado desses avanços, mantendo o velho, pela indiferença às mudanças do meio.

 

 

A utilização do computador na educação como um recurso pedagógico deve estar atrelado à comunidade social, e às necessidades e interesses de cada escola e de cada aluno, tendo, portanto, um enfoque pedagógico e social significativo, utilizando o computador para complementar a aprendizagem das disciplinas e também utilizá-lo no cotidiano.

A maior dificuldade que os professores estão tendo com o avanço da tecnologia diz respeito ao uso do celular em sala de aula, onde os alunos não têm disciplina no seu manuseio, e a todo momento, os professores precisam parar a aula para reclamar com os alunos.

Os alunos deveriam saber que o celular usado de forma certa é uma ferramenta de grande importância para contribuição da aprendizagem.

 

1.1 – Objetivos

1.2 – Objetivo Geral:

 

Identificar e descrever os fatores motivações do corpo docente e discentes e gestores quanto ao uso de novas tecnologias (computadores e outros). No processo de construção do conhecimento.

 

1.3 Objetivos Específicos:

 

Discutir as possibilidades das Tecnologias de Informação e Comunicação como estratégia inovadora e suas contribuições para as soluções de problemas que afetam a Educação.

Mostrar a importância do computador como ferramenta na contribuição no processo ensino aprendizagem.

 

1.4 – Justificativa

 

O interesse pelo tema desta pesquisa é por ser aluno do curso de Licenciatura de Ciências da Computação e observar as mudanças da prática pedagógica, principalmente no que se refere aos novos papéis que o professor deverá desempenhar, nos novos modos de formação que possam prepará-lo para o uso pedagógico do computador, bem como em sua atitude frente ao conhecimento e à aprendizagem.

As mudanças provocadas com o advento da tecnologia trazem a tona questionamentos em relação à postura de qualquer profissional e, sobretudo, do profissional da educação diante do seu compromisso frente a seus aprendizes e da sociedade a qual ele pertence, onde não basta conhecer, mas necessita-se diversificar a forma de trabalho e as propostas pedagógicas, que hoje têm ligação direta com o processo tecnológico emergente.

Informática e computadores provocam mudanças nos currículos e essas terão consequências na capacitação de professores. Além de necessitar de elementos de ciência do computador e informática deveremos também prepará-los para ensinar de uma nova maneira.

 

2 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 - Breve Histórico sobre o computador

 

O uso do computador nas escolas brasileiras remonta a década de 80. Segundo Ministério da Educação e Cultura- MEC, o computador era um instrumento de auxílio ao professor no ensino e na avaliação da dimensão afetiva e cognitiva do aluno, de modo a analisar os variados processos de interação deste com o computador.

Nesta época, especialistas nacionais e internacionais discutiam a importância de se pesquisar o uso da informática na educação, o que influenciou as políticas públicas da área. Destacaram que o uso do computador como recurso pedagógico favorece valores culturais, sociopolíticos, pedagógicos e tecnológicos da sociedade brasileira. Sendo assim o computador é um auxílio pedagógico que amplia as funções do professor e não o substitui.

Com a tecnologia a todo vapor, passamos a ter algumas alternativas interessantes para a dinâmica do ensino nas escolas. A sala de aula que antes se resumia a alunos, professores, quadro, giz, mesas e cadeiras pode agora contar com novos elementos de multimídia.

A internet é uma ferramenta que permite inúmeras possibilidades de tornar a didática mais envolvente e assimilativa. Ela contém mecanismos que contribuem para captar a atenção do aluno de uma forma mais aguda e consequentemente aumentar as chances de um aprendizado de sucesso.

Compete às escolas e aos profissionais da área usufruir desses avanços tecnológicos, visando melhorar cada vez mais o ensino do país. Eles são os agentes de transmissão de conhecimento, é o dever de eles estarem por dentro dessas novas alternativas de complementar o ensino.

 

2.2 - O uso do computador com a internet e os novos desafios para a educação.

 

 

O trabalho ortodoxo de ensino, à base de quadro e giz, continua com um grande valor. Mas, a linguagem audiovisual, proporcionada pelas mídias, só vem a colaborar com os métodos pedagógicos.

Na década de 80, dentro de um novo contexto da importância da tecnologia educacional, em vez da televisão, videocassete, entre outros que eram utilizados anteriormente, passa o computador a despontar como forma de contribuir no processo de ensino e aprendizagem. A partir de então, foi desenvolvida a Política de Informática Educativa (PIE).

A PIE buscou formas de inserir o computador no processo de educação, investindo, assim, na ideia de que esse recurso poderia garantir um ensino de qualidade. Mais tarde, com o Programa Nacional de Tecnologia Educacional, criado em 1997, com o intuito de promover o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública de ensino fundamental e médio, levou às escolas, além de computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Mas os estados, Distrito Federal e municípios devem primeiro garantir a estrutura adequada para receber esses equipamentos e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.

De acordo com Tavares (2017), os Núcleos de Tecnologia Educacional – NTE foram criados em todos os estados do país, dispondo de projetos educacionais que trabalhavam a informática. Foram distribuídos computadores com acesso à Internet em escolas públicas estaduais e municipais, com o intuito inicial de capacitar os professores na área tecnológica.

A velocidade com que a informática se desenvolveu nos últimos anos, possibilitou um avanço crucial na qualidade do ensino, principalmente por ser um instrumento que desperta a atenção do alunado (SILVA, 1998).

 

Concorda-se com o autor, pois, se o professor não se aperfeiçoar com o uso das tecnologias, será um profissional ultrapassado, levando em consideração que hoje todos os alunos, ou quase todos, já estão familiarizados com o uso das tecnologias, portanto, cabe ao professor inovar e levar para a sala de aula essa ferramenta, e usá-la para o processo de ensino/aprendizagem.

 

3 - METODOLOGIA

 

A nossa pesquisa está baseada em um estudo qualitativo, que trabalha com dados escritos.

Inicialmente desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica para contribuir com a discussão teórica sobre o uso das novas tecnologias precisamente o computador, como recurso pedagógico usado pelos profissionais da educação, e para isso buscou várias referências que nos ajudaram a entender melhor essa temática, com levantamento de leitura exploratória e seletiva de livros, dissertações, artigos relacionados com o tema, a fim de ordenar e sumariar as informações contidas nas fontes, conferir significado mais amplo aos resultados, relacionando o que o autor afirma com o uso dessas ferramentas. Nossa pesquisa tem um cunho exploratório de caráter teórico.

Que segundo Gil conceitua como:

“Pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos acerca de autores colaboradores ao entendimento da aprendizagem e suas dificuldades na aquisição.” (GIL, 1999, p. 48).

 

A contribuição destes matérias foi positivo para o estudo de caso realizado, pois a análise documental e a revisão bibliográfica fizeram com que a pesquisa e a compreensão sobre o uso do computador como recurso pedagógico fosse efetuada.

 

 

4 - CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

A pesquisa realizada teve como finalidade estudar o uso do computador como recurso tecnológico em sala de aula, pois, este tema está relacionado ao meu curso de Licenciatura de Ciências da Computação, e contribuiu muito para o meu aprendizado.

Nos tempos atuais o professor deve buscar, pouco a pouco, dominar novas tecnologias e não se deixar dominar por elas. É importante que ele tenha conhecimento sobre a tecnologia hoje disponibilizada nas escolas e também que o uso desse recurso oferece oportunidades tanto para alunos quanto para professores e que, no caso da má utilização desses recursos pode ocasionar vários efeitos negativos para os envolvidos. Sendo assim, é de extrema importância a aplicação desses recursos na sala de aula, pois eles irão contribuir para que os alunos se interessem pelos conteúdos que todas as matérias oferecem facilitando o entendimento sobre os assuntos das disciplinas contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem, que irá garantir uma sala de aula dinâmica, contribuindo para mudanças positivas na prática pedagógica.

Desta forma, pode-se concluir que a tecnologia traz positivos avanços, porém cabe ao professor inovar as aulas.

 

 

5 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

GIL. A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

 

MEC – Ministério da Educação; Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio; Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2000.

 

MEC- Informática Aplicada à educação, disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/infor_aplic_educ.pdf acessado em 23/08/2023.

 

________ (org.) Formação de professores para o uso da informática na Escola. Campinas - SP: UNICAMP/NIED, 2003.

 

SILVA, M. Internet na escola e inclusão. Tecnologias na escola – Ministério da Educação. Disponível em: Acesso em: 23 de agosto de 2023.

 

TAVARES, N. R. B. História da informática educacional no Brasil observado a partir de três projetos públicos. São Paulo. Disponível em: http://www.lapeq.fe.usp.br/textos/tics/ticspdf/neide.pdf Acesso em: 23 de agosto de 2023.

 

VALENTE, J. A. Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP. 1993.

 

VALENTE, J.A. (org.). O Professor no Ambiente Logo: Formação e Atuação. São Paulo: Unicamp/Nied, 1996.

 

VALENTE, José Armando Por que o computador na educação? disponível em WWW.nied.unicamp.br/publicacoes/separatos/3ep2.pdf, acessado dia 23/08/2023.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jackson Wellcker
Enviado por Jackson Wellcker em 23/08/2023
Reeditado em 25/08/2023
Código do texto: T7868737
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