ESCOLA PUBLICA PARA SUBALTERNOS E SUBALTERNIZADOS

DESAPRENDER PARA APRENDER TUDO DO MODO CERTO. Farda, militarismo não ensina nada a ninguém. Olha o governador Tarciso, cria de Bolsonaro, olha o que esse homem sabe. Até o sorriso dele é falso, sorriso sem brilho, frio, irônico e de quem cresceu no meio da segurança armada, mas tem o sorriso de um inseguro. É o sorriso de quem perdeu a humanidade diante da doutrinação militar, por isso não sabe o que é a Educação. O secretário dele? Reproduz o seu governador....O que Se eu estou dentro de uma cultura sexista, machista e racista o que essa sociedade quer? Quer reproduzir dentro de mim essa cultura racista, machista e sexista. Misógina... Essa é uma sociedade que reproduz a exclusão, enquanto educa pra excluir. Não se ensina na escola pública pra pra aprender, mas ensina-se pra que os subalternos continuem sempre subalternizados. MAS que significa uma educação SUBALTERNA pra subalternizar? Subalternizar quem? Pessoas que já nasceram num modelo social e econômico forjado por pessoas que sempre estiveram no topo, os pais do liberalismo do século XVIII não eram tão liberais, o que eles criaram foi uma doutrina para subalternizar e deram ao capitalismo e aos homens de negócio os piores instintos: se for preciso, passe por cima do outro. Eles trouxeram as bases da subalternização quando introduziram o princípio da Livre concorrência, a Livre iniciativa e a livre escolha. Na livre concorrência, a ideia sempre foi induzir a pessoa e leva-la a acreditar que é preciso chegar sempre na frente de alguém para a conquista do sucesso. E essa disputa está também entre os subalternos que brigam entre si para manter os de cima. Você tem a liberdade de escolher. Mas quem escolheria ser pobre? Quem escolheria a miséria como opção? Não se escolhe isso, mas nos fazem crer escolhemos ser pobres. E ainda nos doutrinam dizendo: você tem a liberdade de escolha. Que escolha, se o menino já nasceu com seu destino selado pelo modelo social e economico ao qual está inserido. Agora o Estado quer que o aluno tenha a livre escolha da matéria que quer estudar, sendo iludido a acreditar num falso "projeto de vida" com sonhos que o sistema lhe tolerá mais adiante, tudo isso, sabe por que? Porque o sistema gerou pessoas intolerantes. A ideia de liberdade nas doutrinas econômicas é limitada as condições e recursos que a pessoa pode ou não ter, e milhares nunca terão, se não houver oportunidades. Oportunidade é o que quem está encima jamais quer garantir a quem está embaixo. Eles têm medo da ideia da equidade. O conceito de liberdade saiu da doutrina econômica e passou a ser um conceito filosófico. Uma teoria para justificar a miséria de uns e a riqueza de outros, com a liberdade você justifica a subalternização, e a educação SUBALTERNA foi fundada dentro desses conceitos capitalistas para manter, para conservar na mente conservadora o modo como as coisas devem ser e continuar existindo. A educação do enquadramento onde os filhos das periferias, filhos dos trabalhadores têm uma escola, o rico tem outra, o religioso tem a sua escola confessional (adventista, batista, presbiterianos, espíritas, militares e federais) e quem estuda nessas escolas aprendem a classificar por meio da cultura da estigmatização? Por outro lado sobra para quem trabalha e para as periferias a escola dos Subalternos com alunos que saem do 5° ano sem saber ler, escrever e calcular. Alunos que saem da escola de base sem base nenhuma. Qual a base do ensino fundamental? A base começa na educação infantil, do ciclo I tinha que sair lendo, no ciclo II o garoto ou a garota tinha que continuar lendo, reescrevendo, sabendo fazer releituras, refletindo, descrevendo, comparando, levantando hipóteses, sendo críticos, criativos e participativos, sabendo produzir, e não reproduzir. No Ensino Médio, já teria sair sabendo que cidadania é um direito e que deve preserva-la. O que significa subalternizar? É a capacidade de eternizar o sub, e o sub é aquele que está embaixo, fique no primeiro compartimento do Titanic. Era o navio mais seguro do mundo e "nem Deus afundaria esse navio". mas um iceberg submerso não foi detectado pelos poderosos radares do navio, nem olhos humanos viram o gigante bloco de gelo. Ricos e pobres se afundaram, uns com jóias e outros sem nada. Brincando com o Criador e ao som de "Mais Perto Quero Estar" o gigante partiu-se ao meio. E quando o gigante bateu com o casco no iceberg, os que estavam na proa sentiram a água gelada do primeiro? Não foi apenas quem estava na classe dos pobres, mas também os da primeira classe. Todos da ponta mergulharam primeiro. A morte nos iguala. O navio de luxo Royal Mail Ship (RMS) Titanic – ou simplesmente Titanic – afundou na noite de 14 de abril de 1912 no Oceano Atlântico, e quem tentou chegar até onde está afundado o navio, morreu também, pela pressão da água, foram numa cápsula, tentar alcançar as ruínas do luxo, mas a cápsula explodiu. Adianta tanto luxo com um mundo tão desigual? Um dia a cápsula, a bolha social e econômica vai explodir. Salve-se quem puder!

Mas nem.Tarciso e nem seu incompetente secretário pensa nessa hipótese, por isso fizeram.uma cartilha eletrônica cheia de erros conceituais, propositalmente. Acha que querem cidadãos pensantes? Acredita mesmo que querem alunos críticos? Participativos? Questionadores? Capazes de comparar, analisar, construir, pensar, entender processos, questões complexas, intuir, influir, intervir, capaz de perceber que quando o outro é injustiçado ele também será, o coletivo e o todo será injustiçado também. Isso é um sentimento ético, empático de quem não olha primeiro para o estético, mas consegue perceber a essência daquilo que se procura. Com que ideia um secretário deixa de ver que sua equipe introduziu em um material pedagógico um conceito errado de história? Foi D. Pedro II quem assinou a Lei Áurea: que professor ensinaria essa mentira? Mesmo a história oficial dizendo que a princesa branca e boazinha assinou em 13 de maio de 1888, ainda questionamos, para que o aluno perceba que uma canetada de alguém da elite não aconteceria sem intenções. Como ensinariamos uma narrativa ou mentira construída encima de um erro grotesco? Um fato do ponto de vista das elites não é necessariamente uma mentira, mas uma narrativa factual usada pra justificar situações, legitimar dominações e posições de enquadramentos sociais previamente estabelecidos propositalmente para manter as castas dentro de uma ordem social. Quem for contra isso é classificado como subversivo, comunista pelo modo como o olhar elitista enxerga. Eles vêem de cima... Mas quem vê debaixo, vê melhor. Os erros conceituais grotescos do material pedagógico do Estado de São Paulo para doutrinar os alunos também tem propósito: desvalorizar, desmoralizar os professores para legitimar uma ideia de escola que Tarciso e seu preferido Bolsonaro tem em mente: criar uma escola militar. Tudo desse povo é "isso é comunista". O mundo evoluiu, o muro de Berlim caiu? Os trogloditas ainda não entenderam que em 9 de novembro de 1989 o muro caiu e com isso, aquele modelo comunista soviético e da Alemanha Oriental ficou para trás e que aqueles modelos foram locais. Apesar de uma presença ampliação, quem na verdade tenta impor essa globalização não é o velho comunismo russo, mas o próprio capitalismo que acredita ser o único modelo correto e que fora dele não há salvação. Mentira deslavada, há vida sim, fora do capitalismo, mas ele não quer que se enxergue isso. O que o ser humano fazia antes de um impostor criar uma cerca para tornar sua uma propriedade que antes era da coletividade? Diga-me? E quando Hobbes disse que o homem era o lobo do homem, não foi só pra justificar a origem desse Estado assassino onde sua polícia atira em quem tem na "cara" as marcas e o rótulo da periferia? É assim, o policial.faz o serviço sujo pra que aconteça a higienização, são agentes de um governo que tem o sorrir de um fascista, uma fala fria e irônica, capaz de comemorar 23 mortes no litoral entre o início da Operação Escudo, mas nem quer saber se quem morreu era ou não inocente ou estaria em.procesdo de reintegração social. A educação de Tarciso é a educação da balance da repressão, com uma cartilha doutrinadora e cheia de falas grotescas. O que vimos foi uma tentativa nazista de se "queimar" os livros. Assistiram o filme "A menina que roubava livros"? Os nazistas sempre quiseram queimar os livros. Na Idade Média a Igreja escondeu, envenenou e queimou livros. Por quê? Porque os livros contém conhecimento acumulado de alguém que em diversos contextos contaram uma história de opressão, uma história onde os dominados eram mantidos no anonimato como no Mito das Cavernas de Platão, onde os subalternos contemplação sobras acorrentados. É isso que Tarciso sempre quis: uma educação para subalternizar os subalternos. É isso que ele e seu secretário quer. Se não fossem alunos universitários que começaram a levar o material para seus professores analisarem, os erros grotescos iam permanecer, a cartilha doutrinadora ia continuar e os livros que sempre foram escolhidos pelos professores do PLD seriam anulados. Graças a atitude de alguns, outros professores reagiram, acionaram o Ministério Público e o governo voltou atrás. Mas não resta dúvida que para esse governo bolsonarista uma educação de subalternos subalternizados milhares de filhos de trabalhadores é a educação ideal. Assim a educação SUBALTERNA seria com que intenção? Subalternizar, estigmatizar ainda mais os pobres para manter outros modelos de escolas voltadas para os filhos dos mãos abastados. Não era pra preservar valores coisa nenhuma... O propósito tem sido assim há mais de três décadas, começou na ditadura tucana e piorou com Tarciso do Republicanos.

http://broadcast.com.br/cadernos/politico/?id=VWxza3lzanRQNnp5TTl6ZjJuc0VmZz09#:~:text=O%20decreto%20mencionado%2C%20por%C3%A9m%2C%20%C3%A9,sua%20filha%2C%20a%20Princesa%20Isabel.

ONILUAP ONABRA
Enviado por ONILUAP ONABRA em 02/09/2023
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