RENDA MÍNIMA NAS FAMÍLIAS VULNERÁVEIS: UM CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NAS ESCOLAS

MINIMUM INCOME IN VULNERABLE FAMILIES: A PATH TO QUALITY EDUCATION IN SCHOOLS

 

Daniele Andrade da Silva Teixeira Azevedo

 

RESUMO

Este artigo parte de uma análise do Programa Bolsa Família como importante ferramenta da Política de Transferência de Renda no Brasil, com o objetivo de amenizar os impactos da pobreza e extrema pobreza das famílias brasileiras, que não se limita apenas a ausência de renda, mas a repercussão da pobreza em suas multidimensões; este estudo traz o início da transferência de renda e qual a finalidade de uma política que pudesse minimizar as situações de vulnerabilidade social da população, as significativas mudanças no contexto familiar visto com a implementação de um programa focalizado na mulher como responsável familiar, acarretando em um empoderamento da classe feminina com mais autonomia na vida diária e responsabilidades para com os componentes familiar; traremos uma discussão acerca do dinamismo, público alvo, condicionalidades, alcance social e a materialização do Programa Bolsa Família.

 

Palavras Chaves: Bolsa Família, Pobreza, Famílias

 

SUMMARY

This article is an analysis of the Bolsa Família Program as an important tool of the Income Transfer Policy in Brazil, aiming to mitigate the impacts of poverty and extreme poverty on Brazilian families. Poverty is not only the absence of income, but also its repercussion in various dimensions. This study explores the beginning of income transfer and the purpose of a policy that could minimize situations of social vulnerability of the population. There have been significant changes in the family context with the implementation of a program focused on women as family responsibles, leading to empowerment of women with more autonomy in daily life and responsibilities towards family members. We will discuss the dynamism, target audience, conditions, social reach, and materialization of the Bolsa Família Program.

 

Keywords: Bolsa Família, Poverty, Families

 

 

 

INTRODUÇÃO

A garantia de uma renda mínima para as famílias vulneráveis tem se mostrado como uma importante ferramenta na promoção da igualdade de oportunidades e, consequentemente, na melhoria da educação. Neste artigo, abordaremos os benefícios dessa política pública direcionada à população mais vulnerável e como ela pode impactar diretamente no desempenho escolar dos estudantes.

 

METODOLOGIA

Os direcionamentos metodológicos deste artigo pautaram-se em pesquisa bibliográfica, que segundo Gil “A pesquisa bibliográfica é elaborada com base em material já publicado” (GIL, 2010, p. 20) em que o pesquisador reunir informações de autores que externaram sobre a temática. Para embasar nosso debate utilizamos livros, dissertações, artigos, Leis, Estatutos e Diretrizes. Fundamentamos nosso artigo no método crítico dialético marxista nos atendo as análises dos contextos históricos do Brasil, as relações sociais de produção, as determinações socioeconômicas que impactaram a sociedade para assim poder ter uma melhor compreensão da Política em que está inserida o PBF.

 

1.A relação entre renda mínima e educação

A falta de recursos financeiros é um dos principais obstáculos que as famílias enfrentam quando o assunto é garantir uma educação adequada para seus filhos. Com a implementação de políticas de renda mínima, esse problema é amenizado, permitindo que as famílias vulneráveis tenham um mínimo de estabilidade financeira.

 

2 O impacto da renda mínima no desempenho escolar

Estudos comprovam que a exposição a condições socioeconômicas adversas está diretamente relacionada ao baixo desempenho escolar. Dessa forma, ao garantir uma renda mínima para as famílias, há uma diminuição dos níveis de estresse e preocupação com a sobrevivência, o que contribui para que os estudantes se concentrem mais nos estudos.

 

3 Renda mínima como incentivo à frequência escolar

A renda mínima também pode ser um grande incentivo para que as crianças e jovens permaneçam frequentando a escola regularmente. Ao condicionar o recebimento dessa renda à frequência e aproveitamento escolar dos estudantes, cria-se um estímulo para o engajamento e dedicação aos estudos.

 

4 O papel da escola na implementação da renda mínima

As escolas desempenham um papel fundamental na identificação das famílias que necessitam desse benefício e na articulação com órgãos responsáveis pela sua implementação. Além disso, é importante que as instituições de ensino ofereçam apoio psicossocial e pedagógico aos estudantes que enfrentam situações de vulnerabilidade socioeconômica.

 

Conclusão:

A garantia de uma renda mínima para as famílias vulneráveis é uma medida que pode transformar o cenário educacional, promovendo uma maior igualdade de oportunidades para todos. Com o acesso mais adequado à educação, os estudantes têm maiores chances de alcançar melhores resultados acadêmicos e, consequentemente, ter um futuro mais promissor. Cabe, portanto, aos governos e às instituições de ensino colaborarem para a implementação dessa política, visando uma sociedade mais justa e igualitária.

 

 

REFERÊNCIAS

 

Arregui, Carola; SILVA, M.O.da S.; LIMA, V. F. S. de A.;CARNEIRO, A. M. F. A família enquanto público-alvo do Bolsa Família. In: SILVA, M. O. da Silva. O Bolsa Família: verso e reverso. Campinas: Papel Social, 2016, p.67a 82.

 

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE Subestima total de beneficiários pelo Bolsa Família. Disponível em: Acesso em: 26 de Out de 2018

 

BRASIL. Pesquisa de Avaliação de Implementação do Programa Bolsa Família. Belo Horizonte/Brasília: FUNDEP/UFMG/Ministério do Desenvolvimento Social e Combate á Fome, 2008a. Disponível em: Acesso em 07 Setembro 2023.

 

COBO, Bárbara; Cortez; 2012

 

FREIRE, Paulo. Apresentação. In: Mello, Sylvia Leser de. Trabalho e Sobrevivência. São Paulo: Ática, 1988

 

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa / Antonio Carlos GIl. - 5. ed. - São Paulo: Atlas, 2010.

 

Pobreza, Desigualdade e Política Publicas: Caracterizando e problematizando a realidade brasileira. Revista Katálysis, vol.13, n.2, jul.-dez.2010b.

 

Política Nacional de Assistência Social 2004. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, 2005b.

 

REGO, Walquiria Leão; PINZANI, Alessandro. Vozes Do Bolsa Família: autonomia, dinheiro e cidadania, São Paulo: UNESP, 2013.p. 147 a 171.

 

SILVA, M. O. da S.; YASBEK, M. C.; COUTO, B.R.; NASCIMENTO, T. de S.; ARAÚJO, C. C. A pobreza enquanto categoria teórica e sua expressão no Bolsa Família. In: SILVA, M. O. da Silva. O Bolsa Família: verso e reverso. Campinas: Papel Social, 2016, p. 39 a 55.

 

SILVA, Maria Ozanira da Silva e; CARNEIRO, Annova Míriam Ferreira. Condicionalidades no Bolsa Família: Controvérsias e Realidade. In: SILVA, M. O. da Silva. O Bolsa Família: verso e reverso. Campinas: Papel Social, 2016, p. 101 a 116.

 

YAZBEK, Maria Carmelita: Classes subalternas e Assistência Social. São Paulo: Cortez, 2009.

 

 

Andrade Daniele
Enviado por Andrade Daniele em 07/09/2023
Código do texto: T7880436
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.