ESPÍRITO OLÍMPICO

ESPÍRITO OLÍMPICO

Os melhores do mundo serão escolhidos entre os melhores de cada Nação, o que por sua vez, foram os melhores dos seus Estados e por certo os melhores de suas cidades. OS MELHORES! Gente que lutou anos a fio mantidos por esta esperança em subir no pódio e ser conhecido no mundo como o “MELHOR”. Após conhecidos os melhores, conheceremos também aqueles que por traz estiveram preparando os melhores do mundo: o melhor treinador, a melhor dieta, a melhor qualidade de vida, treinamentos incessantes, e muita coisa que jamais poderemos imaginar do que foi feito na vida desses melhores do mundo. O que isto nos ensina?

No Espírito Cristão, desejar ter um lugar no pódio não significa lutar por ser o melhor dentre todos, mas lutar por estar os entre os melhores para Deus, seus escolhidos, eleitos por Cristo para desfrutar de uma coroa de glória separada para todos os vencedores na fé. Contudo, alguma semelhança há neste esforço: temos o melhor treinador do mundo, com as mais importantes lições de vida e de amor; Temos também a nossa dieta: não tomar a forma do mundo, não ser parte das suas ofertas, ter a melhor qualidade de vida cristã para passar a nossa mensagem de vida eterna.

Na abertura de uma das olimpíadas, em um dos trechos da música oficial cantada por um chinês, cantor popular e por Sarah Brightman, diz assim: “Você e eu no mundo reunidos na mesma família”. Foi assim no princípio da criação, quando o homem estava ligado com Deus. Hoje, essa mensagem é uma utopia – estamos num mundo, dividido em todos os sentidos da vida, massacrados pelas desigualdades, diga-se de passagem, principalmente na China, Coréia do Norte e outros. São essas desigualdades que Jesus combateu, deixando uma mensagem a ser pregada, um mandado a ser cumprido. Essa mensagem, esse mandado foram entregues a mim e a você. Por exatamente estarmos negligenciando a nossa responsabilidade é que, a cada dia aumentam as desigualdades, a violência, o pecado no mundo.

O espírito olímpico pode despertar em nós o desejo de sermos verdadeiros atletas de Cristo, crer e lutar por alcançar a vitória final. Do jeito que vemos as coisas, tem havido mais razão para ajuntar escombros de crentes derrotados, ossos secos de corpos já mortos e sem função alguma na igreja de Jesus Cristo. Quem sabe se nesses dias alguns ainda sejam alcançados nestas reflexões e consigam redescobrir os valores espirituais que podem remeter aquele que crê aos lugares mais altos, para ser um exemplo de fé para o mundo!

Como atletas de Cristo, temos uma carreira a construir durante toda a nossa vida, combater o bom combate até o fim. Afinal, o mundo não é um lugar de lazer, mas sim, um campo de batalha. O lugar do cristão no mundo será sempre na arena, lutando contra o mal e subsistindo aos ataques malignos que se vos advenham durante a nossa caminhada. Não buscamos um lugar no podium, mas tão somente construir nosso legado de fé que nos leve a ser lembrados em dias no futuro, como aqueles buscam realizar seus sonhos por seu espírito olímpico que os inspira.