PORQUÊ PASSEI A GOSTAR DE FUTEBOL

Sempre gostei de artes, de poesias, danças, esportes, ginástica etc...Muito cedo me envolvi com o futebol ⚽ por influencia de tudo a minha volta, sobretudo as conversas animadas dos adultos do final dos anos 50 e início dos anos 60 ...Mas seria injustiça não falar que o meu encanto maior foi quando retornei a minha terra Natal no final dos anos 60 e lá, na fronteira cultural do Brasil com a Bolívia, o Paraguai e no coração ❤️ do Pantanal brasileiro tive a oportunidade de acompanhar a mágica Copa do México de 1970 .

0bs: ( Pausa para fazer um eletrocardiograma) , A matéria continuará, Estou neste instante na Procardio de Campo Grande- MS) desculpe a interrupção!

Prosseguindo: Óbvio que tentei jogar Futebol de Campo e Salão, como todo garoto daquela época Dourada do ⚽ futebol,tentei até entrar numa peneirada como goleiro, mas não foi possível superar meninos melhores e mais preparados que eu no esporte, ainda assim joguei salão , peladas e até disputei torneios estudantis, ainda tenho as medalhas recebidas até hoje, cheguei a montar um time de gurizada quando fui da Marinha em Corumbá, mas eu servia em Ladario no CFN da Marinha, passei a ler tudo sobre Futebol e cheguei a colecionar a famosa revista Placar e gostava muito do A .B.C.R do Marítimos de Corumbá que ficava perto da casa onde nasci na rua Major Gama.

Sempre simpatizei muito com o Palmeiras e Fluminense, por vias interessantes, o PALMEIRAS devido a meu contato com o Show Periquitos em Revista e a patinação, mas também vi o Ademir da Guia, Leão, Luís Pereira e Leivinha que são e foram craques e no Rio de janeiro o que me chamou a atenção do Fluminense foi uma nadadora chamada Flávia e, assim acabei chegando a ir até às Laranjeiras no Rio e depois Acabei curtindo muitos jogos do Fluminense Futebol Clube.

Porém, o meu foco era sempre a seleção e também observava grandes craques de outros países, porém o Futebol do Brasil tinha e tem muitos bons jogadores e craques fora do comum, ao ponto de escalarem o Palmeiras inteiro, certa vez para jogar contra a seleção campeã do Mundo Uruguaia, o Palmeiras ganhou o Uruguai de 3 a O com a camisa da seleção brasileira...Parece que foi em Minas Gerais...

Assim, Acabei encantado com o esporte FUTEBOL e cheguei a sonhar em me dedicar ao Esporte, mas a vida e a luta pela sobrevivência me levou por outros caminhos, porém jamais me desliguei do Futebol como admirador deste esporte bretão.

Hoje fico triste com a violência nos Estádios, o que me levou a assistir jogos apenas na TV 📺 ou ouvir pelo rádio a vários anos, espero que a FIFA e as Federações e Confederações de FUTEBOL consigam acabar com a violência e racismo nos estádios e organizar melhor o futebol, não só no Brasil, mas no planeta...

Acredito que com seriedade, honestidade e organização o Futebol brasileiro possa voltar a sua tradição e qualidade e valorizar estes jovens e meninos que estão despontando para o futebol do Brasil e do planeta.

Prefiro não ficar só criticando ou apontando defeitos neste ou naquele jogador ou técnico e sim propor que dirigentes e atletas busquem a redenção deste esporte 🥅 muito belo e importante no Brasil e no mundo...

Ainda gosto do Futebol e espero que a Seleção brasileira tenha sucesso e dias melhores..., espero, ainda em vida voltar a assistir um jogo de ⚽ futebol dentro de um Estádio brasileiro, em Paz e sem violência ou racismo.

Manoel Vitorio
Enviado por Manoel Vitorio em 24/11/2023
Reeditado em 24/11/2023
Código do texto: T7939208
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.