Grêmio - A mística que envolve o time

Há um tipo de futebol diferente deste popularizado aqui no Brasil e mais especificamente em países europeus. É diferente daquele futebol-arte protagonizado por clubes como Santos, São Paulo, Barcelona, Real Madrid e claro, o Sport Club Internacional, entre outros que não vale ficar citando aqui. Este futebol, que contraria a razão do espetáculo, é considerado desleal, sujo e o mais intrigante, místico. Desleal e sujo é o que entende-se pelo jogo forte, de marcação, em que o drible é o artifício do atacante para fugir das loucas pernas fortes do zagueiro, nada mais além disso. É o futebol-raça, que não disperdiça bolas paradas, jogadas aereas e tem como base sempre a força de seus jogadores, sempre enfurecidos que jogam como bufalos em campo. Já a mística, bom, isto é o mais impressionante. Torcidas enlouquecidas por seus times que não parar de apoiar seu time um minuto se quer, resultados inesperados, títulos impossíveis, jogadores quase sempre ditos como "medianos", dificilmente estes times têm em seu plantel jogadores "estrelas" ou ditos melhores do campeonato. A esta mística valem-se histórias extraordinárias de superação em campo, histórias que os levam a outro patamar de clube: os copeiros. Clubes de histórias inigualáveis, sempre com milagres em seu passado, sempre com decisões nervosas, títulos ganhos no último minuto, raça, sangue, força, dedicação. Amor a camisa. Poucos clubes ainda hoje dispertam em seus jogadores este sentimento, de amor a camisa, verdadeira entrega ao clube. Quando nos referimos a estes clubes estamos falando diretamente com os sulamericanos, e mais especificamente os uruguaios, argentinos e o único cisplatino-gaúcho, o time do Grêmio. Lotados de mística e história estão Boca Juniors, Racing, Independiente, River Plate, Estudiantes e os insuperáveis uruguaios que com apenas 3,3 milhões de habitantes e dois times grandes conseguem somar 8 títulos da Copa Libertadores da América, torneio mais importante do continente. Os dois clubes são Nacional e Peñarol. No Brasil, o único clube que consegue manter esta tradição de mística, é aquele que se situa no estado mais próximo do Uruguai, o Grêmio Foot-ball Porto Alegrense, e não o Sport Club Internacional, seu rival. O porquê deste clube não fazer parte do seleto grupo de copeiros que mantém a mística é justamente o fato de não praticar o mesmo futebol dos demais, e ter como base o futebol-arte que chega até a ser mal visto por muitos.

Falando então mais especificamente do Grêmio, este único clube brasileiro com mística e tradição de uruguaio, existem fatos que só acontecem com este time e é isto que reforça sua mística, é isso que o engrandece. Seu valor não está em patrimônio, não está em estrelas, o valor do Grêmio está nos títulos conquistados, nas históricas batalhas dentro de campo, são estes fatores que criaram o apelido mais apropriados de todos para um clube, Imortal Tricolar. Há ainda aqueles que o chamam de Tricolor dos Pampas, Tricolor Gaúcho... sempre fazendo referencia à sua estratégica localização geográfica ou ao título de imortal conquistado ao longo dos anos. Há coisas que só acontecem com o Grêmio, nunca vi fatos surreais acontecerem com outros clubes de futebol. A paixão de sua torcida desperta inveja nos outros torcedores e o centro do país - especialmente influenciado pela mídia - mantém um sentimento de ódio contra o Imortal. Incontáveis são as vezes em que os comentários esportivos, após mais uma vitória do Grêmio, dizem que o resultado foi injusto, que houve gols irregulares, faltas excessivas e que o adversário deveria ter ganho por "n" motivos. Não podemos reclamar, eles estão acostumados com outro tipo de futebol, o Grêmio e sua torcida estão acostumado a jogos heróicos, batalhas sofridas e vitórias que eles chamam "desonrosas". Todos muito bem sabem que não importa se a vitória foi por um, dois, três ou quatro gols de diferença, muito menos se o gol foi impedido, teve falta, com a mão e aos 47 do segundo tempo. O que importa é a vitória no final e estes são fatores que dão emoção ao jogo, que tornam a partida única e, aí que ela entra, criam a mística em torno de uma camiseta de clube, que no próximo jogo será respeitada pelo seu adversário.

Muitas foram as façanhas que ajudaram o Grêmio a criar esta história de mística e força, mas algumas merecem destaque. Teve um jogo, a mais de dez anos atrás, entre duas grandes forças do futebol brasileiro, Grêmio e Palmeiras, nas quartas de finais da Copa Libertadores da América. O primeiro jogo foi na capital gaúcha em uma noite de inverno, no dia 26 de julho. O Grêmio contava com um elenco incomparável, colocado ainda hoje por muitos como um dos melhores elencos do Grêmio de toda sua história - Danrlei, o guerreiro que mais conquistou títulos pelo Imortal, sempre um lutador, que não tinha medo dos adversários; Arce, Rivarola, Scheidt, Roger, Adílson, Dinho, o que falar dele? Volante de contenção, talvez a personificação da raga gremista, batia até na sombra dos atacantes, Goiano, expulso em vários jogos da Libertadores, Arílson, Carlos Miguel e uma das duplas de ataque mais positivas, Paulo Nunes e Jardel - mas sem nenhuma estrela em campo. O Palmeiras contava com nomes como Cafu e Rivaldo. Pois logo no início o jogo ficou nervoso, o Olímpico Monumental pressentia que seria um dos jogos mais marcante da sua história e tremia junto da inseparével torcida. O resultado final foi 5x0 para o Grêmio contra um Palmeiras abalado pelas expulsões e brigas que aconteceram dentro e fora de campo. Rivaldo e Válber foram expulsos do lado palmerense e do Grêmio o volante de contenção Dinho foi expulso e ainda deu um chute na cabeça de Válber. Darnlei comprou a briga e também saiu batendo. A confusão se espalhou para a torcida e foi preciso a polícia agir. Logo que recomeça o jogo o Palmeiras parece perdido em campo e o Grêmio termina a fatura com 3 gols do centroavante Jardel. Para o jogo de volta, que seria em São Paulo o jogo parecia ganho, impossível de ser revertido. Poderia o Palmeiras fazer cinco gols e levar para os penaltis? Sim, poderia. Como disse, certas coisas só acontecem com o Grêmio e o Palmeiras fez os cinco gols necessários. Mas o Grêmio veio a campo com seu segundo uniforme, uma camisa azul celeste, calção preto e meias pretas, uniforme igual o dos irmãos uruguaios, talvez isto tenha ajudado, talvez isto tenha feito o milagre, e por obra do destino ou por qualquer outra razão desta mística que cerca essa camisa, Jardel faz um gol sofrido com a barriga e deixa o marcador final em 5x1 para o Palmeiras e classificando o Grêmio para a próxima fase da Copa Libertadores da América. Depois deste jogo não precisa dizer mais nada, o Grêmio foi campeão pela segunda vez do maior torneio do continente. A final havia sido aquela na verdade. Na revista Placar daquele ano, uma edição especial foi dada ao Grêmio e em uma página estava a seguinte declaração de Paulo Nunes:

"Quem é medíocre? Chegamos as finais de todos os campeonatos que dísputamos!" Esbravejou o atacante contra as críticas que pintam o Grêmio como um timinho"

Pois querendo ou não, mal ou bem, o timinho está sempre as cabeças, sempre chegando nas finais.

Talvez o jogo mais emblemático da história deste clube seja Grêmio x Náutico. Este sim um time pequeno da segunda divisão do campeonato nacional e que, teoricamente não faz frente ao Grêmio. Teoricamente. Muitos apontam este jogo como um marco negro na história do Grêmio, apenas porque em 2004 o time caiu para a segunda divisão. Mas tal fato reforçou o amor do torcedor pelo seu clube, não se via um torcedor escondendo sua dor naquelas semanas finais do campeonato, e assim que se iniciou a segunda divisão, o Grêmio com toda sua história se mostrou humilde para enfrentar times pequenos em cidades do interior com estádios horríveis. Mas este é o Grêmio, não escolhe adversários e enfrenta as batalhas que vier, é sempre digno da vitória e quanto mais emocionante for a batalha melhor é o resultado. Mas há os amantes do futebol que classificam o jogo Grêmio x Náutico como um dos melhores do mundo. Sim, da história de todos os jogos de futebol do mundo - que se tem notícia, porque garanto que pelos gramados irregulares das várzeas espalhadas por aí, inúmeras batalhas milagrosas já foram travadas. Fato é que o Grêmio veio a campo carregando toda sua história nas costas, em um estádio hostil e lotado - mesmo que pequeno - por torcedores fanáticos. A partida começa e os resultados paralelos obrigam o Grêmio a vencer a partida, mas o time do Náutico que também tinha chances de subir para a primeira divisão também tem a mesma vontade de ganhar. Bom, talvez não a mesma vontade, mas era grande sim a vontade de ganhar. O jogo segue nervoso, disputado, com chegadas fortes dos volantes dos dois times, até que então um pênalti é marcado contra a meta tricolor, que era defendida por Gallato. Desespero? Sim, mas era só o começo. Para alívio tricolor a bola é chutada na trave, mas ainda continua a pressão do Náutico. Mas o ápice do desespero ainda estava por vir, o Grêmio na segunda divisão jogando contra um time pequeno via o tempo passar lentamente naquela tarde de 26 de novembro de 2005, e viu ainda o arbrito marcar outro penalti contra o Grêmio. Não se poedia imaginar que eles perdessem outro penalti, por mais otimista que se tentasse ser, mas o que as vezes a gente esquece é que a questão não é ser otimista, é ter fé na mística do Grêmio, isto está além das questões de otimiso ou pessimismo. E para ampliar esse "pequeno detalhe" na confusão o Grêmio tem 4 (QUATRO) jogadores expulsos, ficando com apenas 6 jogadores na linha mais o goleiro, que tinha agora um penalti para defender. A confusão foi grande, dirigentes gremistas desceram ao gramado, os jogadres foram para cima do arbrito e a polícia entrou em campo e até mesmo agrediu alguns jogadores gremistas que ali estavam. Mas o penalti haveria de ser cobrado e não adiantava o quanto os jogadres tentassem retardar a cobrança. 25 minutos se passaram e o penalti seria cobrado. Como o Grêmio iria vencer com 7 jogadores em campos, um penalti contra prestes a ser batido e um estádio inteiro já comemorando o título. Antes da hora. O penalti foi batido e milagrosamente foi para nas mãos de Galato. Inexplicável, inacreditável, e a bola ainda saltou para longe do gol dando tempo para os jogadores correrem e abraçarem o goleiro agora herói. Na sequencia, a mística se fez valer, o inexplicável aconteceu. O jogador Anderson, um garoto ainda, sofre uma falta perto do meio campo enquanto ia avançando em direção a meta do Náutico. Os jogadores ainda anestesiados pelo penalti perdido não prestam atenção na jogada. A falta é rapidamente cobrada e Anderson se desloca rapidamente em direção a area... aquela sensação não pode ser explicada, o jogador seguia driblando seus marcadores e visava o gol, seria gol, o Grêmio iria ganhar a partida, seria campeão! E foi isto que aconteceu. Anderson fez o gol, consagrou-se como herói tricolor, o Grêmio foi campeão da honrosa série b, retornou a primeira divisão e o Anderson foi vendido ao futebol inglês para se tornar um dos executadores do futebol-arte. Irônia do destino? Sim, e o Grêmio parece sempre colecionar estes fatos.

Para deixar claro que esta mística não é algo passageiro, e sim algo que acompanha e sempre acompanhará o Grêmio, estes fatos heróicos e emblemáticos continuam acontecendo. Até mesmo quando o time não joga. A prova de que o time merece o título de imortal aconteceu neste campeonato brasileiro. O time era o penúltimo colocado, vivia o inferno e sentia o medo de cair novamente para a segunda divisão, se falava em milagre, "só um milagre tira o Grêmio dessa situação". Aconteceu. Foi contratado Renato Gaúcho, um treinador que leva nas costas o peso de maior ídolo da torcida, responsável pelos gols do título mundial, da jogada emblemática contra o copeiro Peñarol na final da Libertadores de 83. Pois ele tem como primeiro jogo uma decisão. Grêmio x Goiás pela copa Sulamericana. Renato mal tinha pisado em solo gaúcho, nem conhecia o time, mas mesmo assim foi para a beira do gramado tentar alcançar a vitória. Acabou perdendo, mas aquela derrotada não era dele, era do ex-técnico Silas. O Grêmio abandonou a competição e avançou no campeonato nacional, o Goiás abandonou o campeonato nacional e avançou na competição, acabou rebaixado para a série b mas chegou a final da Copa Sulamericana. Por mérito de Renato Gaúcho, o Grêmio alcançou a quarta colocação no final do campeonato nacional, e aquele time que estava prestes a ser rebaixado e que ninguém acreditava desbancou grandes forças do futebol brasileiro e chegou a quarta colocação, que dava lugar a Taça Libertadores. Dava, porque na última hora a CONMEBOL, federação que organiza a Taça, afirmou que só se classificaria para a Libertadores o campeão da Copa do Brasil, o primeiro colocado no campeonato naciona, o segundo, terceiro e o quarto, caso não haja um campeão brasileiro na Copa Sulamericana. E veja só, por ironia do destino o Goiás estava na final, o mesmo clube que eliminou o Grêmio na primeira fase e agora enfrentava o Independiente, o clube que anos atrás ganhou a final do Grêmio na Taça Libertadores, em 1984, quando o Grêmio seria bi-campeão. Por ironia do destino o Grêmio teria de torcer para o clube que tirou seu título em 1984. A mídia brasileira dizia que o Grêmio teria a "difícil" missão de torcer para um time argentino, estava claramente entendido que eles não sabiam nada sobre a indentificação da torcida gremista com a Argentina. Pois enfim a decisão começou, seriam dois jogos, aqui no Brasil primeiro e depois lá na Argentina. Os Diablos Rojos começaram perdendo por 2x0 e muitos garantiram: "O Grêmio não vai para a Libertadores, o título fica com o Goiás, rebaixado para a 2° Divisão". O maior campeão de Libertadores (7 Copas) estava caindo para um time rebaixado, também pudera, tinha um time fraquíssimo com poucos jogadores que honravam a camisa que vestiam. O Grêmio tinha de torcer para um inimigo que tirou seu título e mais difícil ainda era reconhecer que o Goiás, mesmo rebaixado e contando com apenas UM jogador bom em seu elenco (Rafael Moura), tinha melhor time. Mas a partida na Argentina foi diferente. Jogar em um estádio chamado Libertadores de América não é para qualquer um e o Goiás sentiu. A torcida gremista em Porto Alegre estava ansiosa e atenta, maravilhada com a torcida barra brava de Los Diablos Rojos! Olhos apavorados dos jogadores goianos olhavam para todos os lados da arquibancada, tentando entender o que estava acontecendo ali. Verdade é que o Goiás não tem história para fazer frente contra um time deste tamanho, por mais que a situação fosse totalmente a favor deles. Mas o jogo começa e o Independiente faz jus a sua história. Veste seu mais tradicional uniforme azul escuro com o símbolo antigo, como quem diz para seu adversário: "Olhe aqui toda minha história!". E o Goiás olhou, resolveu encarar mas tomou 3x1 no primeiro tempo. Somando dava 3x3 (2x0 para o Goiás no Brasil e 3x1 para o Independiente na Argentina) e este resultado se persistiu durante toda etapa complementar e toda prorrogação. A decisão ficaria nos penaltis. Mas o que se viu no final do jogo foi um Independiente cansado, a torcida que os conduzia e os animava, mas as pernas estavam pesadas e eles queriam que aquilo acabasse logo. Para desespero gremista o Goiás jogava com todo gás, afim de ganhar a partida. Em Porto Alegre a madrugada avançava ameaçadora, não merecia o Grêmio depois de todo este ano ser premiado com a mística tricolor? Não merecia este prêmio o Imortal dos Pampas? Sim, merecia. E sentindo o peso do estádio, chutou na trave um jogador goiano e depois, apenas com a experiencia um zagueiro o Independiente alcançou a redenção e se sagrou Campeão da Copa Sulamericana 2010 e graciou o Grêmio com uma vaga para a Libertadores 2011. Ainda assim, há os que dizem que o Grêmio esta comemorando uma simples vaga para a Libertadores como se fosse um título, só que mais uma vez eles não entendem que o que vale é a emoção da conquista. Mesmo não jogando o Grêmio conquistou algo, somou pontos a sua tradição, a sua camisa esta mais pesada agora. E se vocês não entendem que este time só pensa em Libertadores, não o critiquem, pois este é o tipo de futebol que o Grêmio gosta. Futebol raça, este que não é popularizado aqui no Brasil...

Reny Moriarty
Enviado por Reny Moriarty em 09/12/2010
Código do texto: T2662588
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.