Não gostou do desempenho do seu time, bata neles...

É parece que os torcedores ainda não entenderam as regras do jogo, ou talvez até tenham, mas optam por não segui-las. Esta semana, centenas de torcedores se reuniram no centro de treinamento de um grande clube paulista, armados de pedras e pedaços de madeira - prontos para a guerra. Mas que guerra? Os torcedores não deveriam ser aqueles a quem os jogadores e a comissão técnica recorreriam em caso de derrota, para consolo? Não seriam eles os responsáveis pelos maus resultados, já que cobram demais e não prestigiam o esforço de cada jogador dentro de campo?

Acho que não. O futebol é uma caixa de surpresas. Hoje vence-se, amanhã perde-se. Não é previsível. Os grandes clubes compram jogadores caros, investem milhões nessas aquisições e aumentam as expectativas dos torcedores, mas o que a torcida não entende é que esses jogadores são uma grande jogada de marketing.

O que é marketing? Eu explico.

Uma forma direta de vender um produto. Pura matemática. O jogador entra em "jogo", cresce a procura de camisetas e outros produtos ligados ao clube, aumenta o número de torcedores que vai ao estádio assistir aos jogos e empresas investem milhões para que esse jogador represente a sua marca. Resultado, o clube ganha e muito com isso. O futebol é importante, é claro, mas se os clubes vivessem apenas da "redonda", não haveria tantos por aí. Sem injeções milionárias em campanhas publicitárias, nenhum jogador andaria por aí dirigindo Ferrari.

A história mostra que a torcida é a parte integral de tudo isso. Sem torcida, o clube não vive, sem clube a torcida não existe. Uns precisam dos outros, o que não pode haver é essa falta de consideração por parte da torcida. Bater, quebrar vidros, espancar... Não vai trazer resultados. Eu tenho uma teoria.

O seu clube não vai bem, vem mostrando franqueza, falta de talento... Faça como eu. Mude de time.

Jose DaSilva
Enviado por Jose DaSilva em 07/02/2011
Código do texto: T2777288
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.