A arrogância da torcida brasileira

 

A ARROGÂNCIA DA TORCIDA BRASILEIRA

Miguel Carqueija

 

Não sei exatamente quando o fenômeno começou, mas já existia em 1950, quando pela primeira vez sediamos a Copa do Mundo de Futebol, ocasião em que foi construído no Rio de Janeiro o maior estádio do mundo, o Maracanã.

A seleção nacional atravessava uma fase excelente e com grandes jogadores, como os lendários Zizinho, Ademir e Barbosa. E nossa equipe parecia um rolo compressor, esmagando os adversários, chegando a fazer 6 a 1 na poderosa Espanha, a “fúria” como é apelidada (não obstante só ganhou uma copa até hoje). Sabe-se que a certa altura do jogo a torcida presente no estádio começou a cantar “Tourada em Madri”.

E aí começou o clima do “já ganhou”, esse nefasto clima pouco humilde que já tantas vezes trouxe foi decepções. Em resumo, e sem querer generalizar, o fato é que muitos torcedores brasileiros já declaram a Copa ganha por antecipação e até antes que ela comece. Só que na vida real isso não dá muito certo.

Ora bem. Sabemos que o resultado da finalíssima foi a inesperada vitória do Uruguai por 2X1. E numa virada. O que quase ninguém sabe, mas eu soube por um amigo mais velho que viveu aquela época e que, adolescente, foi ao Maracanã com o tio (o saudoso Raul Lima), é que nossos jogadores naquele dia ficaram sem almoço. E isso porque foram obrigados a ficar escutando arengas de políticos, que apareceram para discursar e parabenizar os craques pela “vitória” que iriam obter dali a poucas horas, conquistando a Taça Jules Rimet – a antiga taça, que mudava de dono conforme quem vencesse mas que foi roubada duas vezes e na segunda, parece que não a recuperaram mais.

Resumindo, naquela tarde fatídica os nossos atletas foram jogar esfomeados enquanto os do Uruguai com certeza estavam bem alimentados.

Anos depois, em 1958, tínhamos realmente uma equipe espetacular de futebol arte, tínhamos Didi, Vavá, Garrincha, Nilton Santos, Belini, De Sordi, Gilmar, Zagalo e tantos outros, e o Pelé, então com 17 anos apenas, e que logo iria se notabilizar como o maior jogador de futebol de todos os tempos.

Bons tempos aqueles, que duraram até 1970. Perdemos a Copa de 1966 basicamente, pelo que eu lembro, pela violência que tirou Pelé da competição.

Bem. Em 1974, já sem os jogadores de 1958 (Zagalo era o treinador), não tínhamos realmente uma seleção a nível de vencer o torneio, mas o clima de “já ganhou” estava bem presente. Saímos cedo e lembro de uma repórter de tv que assim definiu a mentalidade brasileira no assunto: “O importante não é vencer, mas competir. Não importa quem ganhe a Copa, desde que seja o Brasil”. E ela frisou a necessidade de se abandonar aquela mentalidade que classificou de “estranha”.

Quarenta anos depois nada tinha mudado. Lembram da Copa de 2014, novamente no Brasil? Quando era mais importante construir estádios que hospitais? O famoso jogador Sócrates, já afastado dos campos, foi entrevistado no programa de tv da Gabi (talvez sua última aparição, pois morreu pouco depois), e fez uma afirmação que me estarreceu e que agrava o prejuízo das obras faraônicas: que praticamente não receberíamos nada em matéria de arrecadação: o dinheiro iria quase todo para a FIFA.

Acho isso escandaloso mas nunca pude verificar em profundidade, o que realmente ocorreu ou se continua ocorrendo.

A arrogância estava de vento em popa, alimentada pelo fator de jogar em casa, que pode ajudar mas nem sempre garante a conquista do título. Houve um comentarista esportivo de tv que declarou o seguinte: que sem dúvida o Brasil venceria a Copa.

Pouco tempo depois dessa “pérola” perdemos de 7 a 1 para a Alemanha.

Mas nem isso abalou a arrogância brasileira, ela só precisa esquecer um pouco os desastres. E agora, nesse 2022, no Catar, de repente, com o país atravessando gravíssima crise política e social, só se falava em hexa pra cá e hexa pra lá. Um torcedor publicou uma tabela dos jogos ainda futuros do Brasil, com os adversários e os placares, sempre favoráveis a nós, até a final, com vitória do Brasil é claro. E no jogo com a Croácia tinha alguém exibindo um cartaz com o “resultado” do jogo: vitória do Brasil por 3 a 0, com os nomes dos jogadores que “iriam” fazer os gols: Neymar e dois outros.

Será que Deus gosta de arrogância? Ainda ficam repetindo essa asneira de dizer que “Deus é brasileiro”.

Toda uma importante parcela da torcida brasileira age como se somente nós tivéssemos o direito de ganhar o certame. E no entanto muitos dos jogadores da seleção vivem e jogam na Europa, ganhando piscinas de dinheiro, como se fossem o próprio Tio Patinhas, e estão se lixando para o Brasil, enquanto nossos técnicos insistem em convocar essa turma estrangeirizada em vez de dar chance aos que ficaram no país.

E é assim que, entra copa sai copa, nós “ganhamos” a competição antes mesmo que ela comece.

Isto posto, eu é que não vou me descabelar por causa de Copa do Mundo.

 

Rio de Janeiro, 11 de dezembro de 2022.

 

imagem pinterest