A SUA HORTA CASEIRA *7 - MANJERICÃO OU ALFAVACA

A SUA HORTA CASEIRA * 7 - MANJERICÃO OU ALFAVACA

CONHEÇA AS PROPRIEDADES MEDICINAIS DO MANJERICÃO

Muitas pessoas utilizam o manjericão para fazer pratos requintados e até mesmo drinks, justamente porque ele tem um aroma e sabor singular. Além da culinária, o manjericão é utilizado por várias culturas e religiões, porém, algumas pessoas nem imaginam as propriedades que essa plantinha possui! O manjericão é extremamente benéfico para nossa saúde. Para você ter uma ideia, ele é utilizado na medicina alternativa para ajudar a curar diversas doenças. Continue lendo para descobrir muito mais sobre essa erva aromática!

Características e curiosidades do manjericão

Essa fantástica planta pode chegar a medir até 50 cm e apresentar flores brancas ou quase roxas na sua parte superior. Ela possui folhas rugosas e ovaladas, e seu caule é reto. Você sabia que o manjericão também tem outros nomes? Alfavaca, Erva-real, Basilicão, Basílico, Alfavaca-doce, Manjericão-branco são alguns deles.

Os benefícios do manjericão

Diversas vitaminas compõem o manjericão, como A, B, C, E e K. Além disso, ele é uma ótima fonte de minerais, como cálcio, zinco, manganês, ferro e etc. Para os mais estressadinhos, essa planta pode ser um ótimo auxiliar, já que tem propriedades calmantes.

Seus benefícios para o corpo são inúmeros: o consumo do manjericão combate cansaço, depressão, enxaqueca e insônia; é eficaz também na cura de laringite e faringite; ajuda a diminuir a febre; combate a acne; ativa o sistema imunológico; desinflama aftas; possui propriedades analgésicas, antissépticas e cicatrizantes; entre outros.

O manjericão também é benéfico para o coração, já que contém magnésio – o que auxilia a melhorar o fluxo sanguíneo. Ele também é extremamente rico em antioxidantes que evitam o crescimento de células cancerígenas.

Saiba como utilizar o manjericão

Além do uso culinário, é possível usar essa planta de outras maneiras, como em xaropes, cremes, tinturas, pomadas e loções. Combina bem com saladas, carnes, sopas, massas, molhos, comida vegana e vegetariana. Além disso, é possível fazer drinks, chás e sucos detox. Você já tentou misturar manjericão com azeite ou alho para temperar os alimentos? Fica irresistível!

Como cultivar manjericão em casa

Para plantar manjericão não precisa ter muito espaço e nem uma horta grande: essa planta cresce bastante em qualquer vasinho com solo naturalmente fertilizado, basta deixá-la exposta ao sol. É uma ótima planta para cultivar no verão. Uma dica importante para fazer com que ela cresça e se mantenha saudável é sempre cortar as flores.

Receita do chef

Suco de melancia com gengibre e manjericão

Rendimento

1 porção

Ingredientes

1 fatia grossa de melancia sem casca, mas com sementes

3 folhas de manjericão

1 fatia fina de gengibre com ou sem casca

Preparo

Bata tudo no liquidificador e sirva

Dicas

Não se esqueça de enriquecê-lo com banana verde e/ou gel de linhaça. Bata o suco de melancia sempre com as sementes, basta passar na peneira depois. Você pode variar esta receita adicionando pitadas de canela em pó.

Aproveite a deixa e prepare também uma incrível receita do chef Renato Caleffi: o Jambalaya de shitake com alho-poró. Ah, não se esqueça do toque de sabor e saúde do manjericão!

Você já conhecia os incríveis benefícios do manjericão? Costuma incluir essa erva na sua alimentação?

Nota do divulgador:- Pesquise mais sobre manjericão, pois todos os chefs de cozinha dão boas receitas com tal produto também conhecida por Alfavaca, Erva-real, Basilicão, Basílico, Alfavaca-doce, Manjericão-branco!!!