Por que alguns textos são mais lidos do que os outros?

"Por que alguns textos são mais lidos do que os outros?

A grande maioria dos leitores que nos visitam, assim como normalmente acontece em outros sites, chegam diretamente até nossas páginas internas através dos sites de busca, como Google, Yahoo, MSN e outros.

Dessa forma, a grande visitação que alguns textos recebem se deve muito ao título escolhido. Algumas palavras-chaves são muito mais procuradas pelos internautas do que outras. Portanto os textos cujos títulos empregam palavras muito procuradas pelos internautas nos sites de busca naturalmente recebem mais visitantes.

Existe ainda um fator complementar que é a posição que o texto recebe nos resultados dos sites de busca e isso depende não só da escolha do título, mas também da quantidade de outros textos semelhantes existentes na internet, bem como de certas características do texto, que também é analisado pelas ferramentas de busca.

Uma dica para o autor que deseja ser mais lido é escrever textos sobre os temas em pauta na mídia, sobre os temas de estudo recorrentes nas escolas, sobre datas comemorativas às vésperas das mesmas ou, ainda, escrever mensagens de aniversário, mensagens de amor, mensagens de amizade e outros tipos de textos que são muito procurados pelos internautas." (copiado do site)

Mesmo tendo pouco tempo de site (este site no caso), me arvoro a fazer alguns comentários sobre o texto acima.

Tenho o texto “Como fabricar bombom caseiro” divulgado em outros sites e em todos eles é o meu texto mais acessado. Tudo bem, deve frustrar bastante o leitor ávido por instruções culinárias... mas de uma maneira geral a aceitação tem sido risonhamente boa. O que não acontece aqui.

Textos falando sobre comida como “Prazeres à mesa” e “Temperos, Especiarias e a Boa Comida” (esse sendo uploadado hoje) também são de pouco IBOPE, o que me leva a concluir : o leitor aqui do site não se interessa por textos gastronômicos.

Outra conclusão semelhante é em relação à saúde. “Como conviver com pbs da alergia crônica” texto meu muito acessado alhures, aqui, fica chocho como o time do Vasco. O texto "Cabijunça - O CHÁ - dores de cabeça, nevralgia e alergias", a surgir em breve, tb deverá ter o mesmo insucesso.

Temas religiosos (os títulos indicam a classificação) são despresados – não consegui implacar nenhum, mas vou continuar tentando.Títulos com palavras diferentes (mashup, muiama) tb são muito pouco atrativos.

Meus maiores sucessos e fracassos (de acesso) são :

Sucesso: temas sobre escrita, gramática.

O que me leva a concluir, mesmo que com pouquíssimo tempo de conhecimento, que esse site é freqüentado por quem gosta de escrever e de ler sobre escrever. Será que falei bobagem? (risos)

Fracasso: Não sei o pq mas mudei até a classificação e o título e o texto não sai de um único acesso.

Por isso aqui vai uma tentativa desesperada de provocar um revamp... leiam "CENAS DO FUTURO e outros bonus".

Publicado no Recanto das Letras em 30/09/2010

Código do texto: T2529816