O cristão como habitação de Deus

Capitulo 4

O cristão como habitação de Deus

Texto Base

João

14.17.O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

14.18.Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.

14.19.Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.

14.20.Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.

14.21.Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

14.22.Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): SENHOR, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?

14.23.Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.

14.24.Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.

Quando passamos a analisar esse texto como Doutrina vemos a grande preocupação do apóstolo dos gentios , orando para que Cristo pudesse habitar no coração dos efésios (Ef.3.17-19 ) .Observemos que ela a Doutrina está inserida num contexto amplo, na qual numa forma mística da união do crente com Cristo, pela qual nós estamos nele e com ele,ele em nós e nós vivemos como imitadores do Senhor.É claro que alguns ou muitos encontram dificuldades ,para compreender essa doutrina porque é um grande contraste entre a santidade de Deus e a pecaminosidade do homem.

O CRISTÃO E SANTIDADE DE DEUS

Levítico 19.2. Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR vosso Deus, sou santo.Isso em se tratando da nação de Israel.Mas no novo testamento vem a recomendação Paulina em I Ts 4.3 Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição.E o nosso irmão Pedro nos diz em :

I Pedro

1.15. Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;

1.16. Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.

Então devemos observar que Deus é Santo e quer que seus filhos sejam Santos também . Vemos que a Santidade é um atributo seu ,é a característica essencial de Deus.Onde Deus está é Santo (EX 3.5).Quanto a isso vemos o contraste entre Deus e o homem em seu estado pecaminoso.Todos os homens pecaram ,e estão debaixo do pecado ( Rm 3.23 )O grande sábio ao escrever (Ec 7.20) diz que não há justo e nem que não peque.Se dissermos que não pecamos enganamo-nos a nós mesmos e em nós não há verdade,(1 Jo 1.8,10).Inicialmente vemos Deus visitando o homem (Ge 3.8), vemos em seguida Deus ordenando a construção do Tabernáculo ,para estar entre seu povo,para que todos pudessem ver a manifestção da sua gloria (Ex 40.34 ). No Antigo Testamento o Espirito Santo ao ser invocado vinha sobre os homens (Jz 3.10 ),se apossava do profeta (Jz 14.19;1 Sm 11.6), mas efetivamente não habitava em seus corpos.Porem ao vir cumprir-se a plenitudo dos tempos veio Jesus em forma de homem habitou entre nós e ao retirar-se após a sua ressurreição rogou a Pai para que enviasse o Consolador o Espírito Santo ,para que ninguém ficasse órfão. A habitação de Deus no homem é que o torna santo, espiritual, contrastando com o homem carnal (Rm 8.9).

A habitação de Deus determina quem é realmente cristão (Rm 8.10; 2 Co 13.5; Ap 3.20).

A habitação de Deus nos dá um senso de dependência, o que nos chama à humildade: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (Tg 4.6)

A habitação de Deus nos enche de amor (1 Jo 4.16).

A habitação de Deus nos torna vencedores (1 Jo 4.4)

A habitação de Deus nos torna produtivos (Jo 15.5).

A habitação de Deus nos capacita a guardarmos Seus mandamentos (1 Jo 3.24).

A habitação de Deus nos capacita mantermos a unidade da fé (Jo 17.21-23).

Devemos considerar este fato, cada minuto de nossas vidas: Deus habita em nós.

Devemos ir aonde Ele iria, fazer as coisas que Ele faria, falar o que Ele falaria, pois Ele está em nós.

Ainda que enfrentemos dificuldades, não devemos temer, pois Ele está conosco (Sl 23.4).

AMEM