Por que postar um livro em blog?

Se você gosta de escrever, contos, romances ou poesias e está pensando em publicá-los, então creio que esse texto vai ser útil para a sua vida. Considere um blog como uma opção a mais para publicar seus textos.

Eu sei que todos querem que seus livros sejam publicados de forma tradicional por uma editora de nome, cheguem às prateleiras das grandes redes de livrarias, arrebatem milhões de leitores e gerem muito dinheiro, mas pense que toda caminhada tem um início, e nem sempre o começo é tão perfeito quanto gostaríamos que fosse. Só para citar alguns exemplos, grandes autores Best Sellers tiveram começos bem diferentes do que são hoje; John Grisham (um de meus autores favoritos) teve seu romance de estréia “Tempo de Matar” recusado por 26 vezes antes de ser publicado; esse livro se tornaria mais tarde o seu maior sucesso e seria transformado em filme de mesmo nome estrelado por uma verdadeira constelação holywoodiana. Outro exemplo muito citado é o de Paulo Coelho cujo livro “O alquimista” foi devolvido por ter vendido menos de cem cópias; não preciso dizer que fenômeno de vendas esse mesmo livro é ainda nos dias de hoje em absolutamente todo o globo terrestre.

A verdade é que ser um Mega Seller é para poucos escritores e depende de muitos fatores externos que o próprio escritor não tem como controlar, mas é bem possível ser um escritor realizado que venda bem os seus trabalhos, talvez até o suficiente para viver somente de escrever; muitos dizem que no Brasil isso não é possível, mas eu creio que é.

Não estou dizendo que seu livro não pode se tornar um super sucesso, mas estou apenas dizendo que para que isso aconteça, primeiro você tem de dar à luz a esse livro, ou seja, fazê-lo vir ao mundo, torná-lo visível; porque o resto pode acontecer com bastante trabalho duro.

Além disso, um escritor escreve para ser lido; tenho certeza de que se estes autores citados acima e outros que passaram por experiências semelhantes tivessem nas mãos uma ferramenta como blogger naquela época não pensariam duas vezes para colocar seus livros em contato com o mundo.

Pense na internet como o seu primeiro agente literário; seu livro vai ficar exposto dia e noite, poderá ser lido em qualquer parte do planeta e é sem dúvida a forma mais rápida de você entrar em contato com seus leitores, que no início podem ser poucos, mas mesmo assim são muito importantes, porque são eles que vão dar o retorno de sua obra através dos comentários e contatos que farão com você. Uma das melhores coisas do mundo é receber um comentário de sua obra ou um contato de um leitor, é uma sensação única; ao menos é para mim.

Outra vantagem de colocar seu livro como blog é a interatividade que o produto final proporciona tanto para os leitores quanto para o autor; você pode deixar disponível para que as pessoas que gostem de seus textos sigam o blog, pode fazer enquetes a respeito do livro, e até organizar promoções, além disso, pode ajustar pequenas falhas que, por ventura, ocorram durante o processo de criação da trama.

Um blog é uma plataforma a mais para seu trabalho, hoje nós temos livros em vários formatos digitais dentre os quais PDF e Epub são os mais conhecidos e utilizados, mas quando terminei de escrever meu livro Érebus, pensei: Por que não criar uma página de divulgação para ele? Minha grande vontade era que as pessoas pudessem ler meus livros, ao menos para mim não importa muito se, em princípio, elas o farão com uma edição impressa ou virtual; é claro que também pretendo que meus livro cheguem às prateleiras das livrarias, mas isso já não é assim tão imprescindível porque descobri que posso chegar até meus leitores de outras formas, o blog é uma delas. Não estou propondo que se abra mão do livro impresso, pelo contrário, estou propondo que se agregue mais um formato ao seu protifólio.

Luiz Cézar da Silva
Enviado por Luiz Cézar da Silva em 16/01/2013
Código do texto: T4087338
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.