VAMOS FILOSOFAR?

DO LIVRO REFLEXÕES SOBRE O DIREITO APLICADO, A MICROPOLÍTICA E A GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL.

O FILÓSFO HERÁCLITO, (O Filósofo do DEVIR, o criador da Interdependência dos Contrários e do Princípio do DEVIR INCESSANTE DAS COISAS, " PÁNTA RHEI"), nasceu na cidade grega de ÉFESO (540-480 a.C., na Ásia Menor, hoje, Turquia. De casta nobre, teria herdado um Reino, que o cedeu a um irmão. Retirou-se da política e da cidade, indo habitar nas montanhas, de onde somente retornou depois de concluído o seu livro, que por ele próprio teria sido depositado no templo de Artemis, e quando adoeceu,morrendo em consequência.

Pensador vigoroso, em seu estilo fragmentário-aforismático, tão resumidor que, muitas vezes, a mais forte ideia se concentra numa única palavra, opôs-se ao saber dos vates e combateu a incontinência verbal da narrativa homérica.

Cuidou, com rigor, da propriedade das palavras, do ritmo e dos sons e primou, com pujança, por seu poder de concisão. (Heráclito e seu Discurso. Donald Schuller. L&PM POCKET).

Escreveu sobre linguagem, poesia, ética, cosmologia, política, mito, rito, teoria do conhecimento... E nos legou luzes tão brilhantes como estas, cujo poder de alerta pode até queimar, e sem que consiga despertar os empedernidos ataroucados:

“ Ouvindo não a mim, mas ao LÓGOS, é sábio concordar ser tudo-um”.

Vamos tentar traduzir? O homem é homem porque escuta; e cada homem é aquilo que é, em função do COMO do seu ESCUTAR. O homem é homem pela capacidade que tem para escutar e como escutar. Se ele ouve somente o eu, DÁ OUVIDOS ao mundo enganoso das suas falsas impressões e ao bulício da sua idiossincrasia. E portanto, o homem, optando por ouvir o LÓGOS torna-se sábio, porque não só o ouve, mas com ele concorda, acata com homologação, a ele obedece, com ele está e com ele continua em sintonia.

O LÓGOS não é nem apenas o tudo nem apenas o um e nem mesmo o um que reúne tudo. O LÓGOS abarca unidade e multiplicidade. O LÓGOS é o comum, o todo e o tudo-um. Ele só pode ser ouvido, aprendido e decifrado através das coisas, pois é nelas que se mostra, é nela e só nelas que expressa sua lógica e é nelas que como lógica existe. O LÓGOS e sua lógica são um e o mesmo, e não se confundem com as coisas propriamente ditas; são, de fato, o "comportamento" que elas exibem. E é só através delas que podem ser mediatamente concebidos e experimentados por meio do reconhecimento de sua PHÝSIS e da lógica que as rege.

Para HERÁCLITO, LÓGOS seria a substância ou causa do mundo; o principio que governa o mundo; a lei cósmica (Todas as leis humanas alimenta-se de uma só lei DIVINA). No grego clássico LÓGOS pode significar: verbo, inteligência, razão... (Fragmentos Contextualizados. Tradução, Apresentação e Comentários de Alexandre Costa. DIFEL). Sintetizando:

O homem sábio precisa aprender a ouvir o que se deve ouvir; depois deve ouvir-se; e então, tendo efetivamente ouvido, cai nos braços da sabedoria e da concordância que lhe revelarão a essência do LÓGOS. Como estamos vendo, HERÁCLITO não é só aquele que disse: “Nenhum homem passa duas vezes pelas mesmas águas"; "Um homem só vale por 10 mil... se for o melhor"; "Viver significa tornar-se, ou seja, mudar a própria condição atual por outra"; "Cada coisa está submetida ao tempo e a transformações infinitas"; "A vida é uma criança que brinca, que movimenta as peças do tabuleiro"; Heráclito continua a ser um muito mais, com suas tantas belas e sábias lições.

O FILÓSOFO ESTOICO (de STOA POIKILE = pórtico pintado ou variado) EPICTETO nasceu em Hierápolis, Frígia, extremo oriental do Império Romano, (50-125). Nasceu escravo. Liberto, ensinou Filosofia em Roma, de onde foi expulso pero Imperador Domiciano, que o confinou na cidade grega de Necópolis, onde fundou a sua escola e viveu numa cabana modesta.

O brilhante professor de Lógica em Roma viveu com simplicidade, pregando a ideia do Espírito Igualitário e a igualdade de educação para homens e para mulheres.

Ao contrário dos primeiros filósofos estoicos que partiam do estudo da natureza, EPICTETO deu maior ênfase à Moral, defendendo a liberdade humana, enquanto pensamento. Essa moral estoica influenciou fortemente o Cristianismo em seu surgimento. Também há sinais de sua influência em Pascal e Descartes. Para ele, a liberdade restringe-se ao pensamento e, tanto a sabedoria como a felicidade estão no simples aceitar a ordem natural das coisas, tais como são e como foram criadas por DEUS. (Dicionário Básico de Filosofia. Hilton Japiassú e Danilo Marcondes, Jorge Zahar Editor, 3ª Edição, e Epicteto, a Arte de Viver, Sextante). E é de EPICTETO esta lição:

“Quando alguém te magoa ou te irrita, saiba que não é aquele homem que te irrita, mas sim, só tua imaginação. Esforça-te, portanto, acima de tudo, para não te deixar levar por tua imaginação, que pode estar descontrolada".

E aqui entram o poder e a perene capacidade de se autocontrolar-se, por necessidade do dia a dia, cada mais globalizante, e inclusive, até, quando estamos no exclusivo contexto da nossa imaginação, especialmente porque a incapacidade de autocontrolar-se, costumeiramente leva o ser humano à condição de imbecilidade.

E isto decorre do peso do valor que cada um de nós atribuímos ao que alguém nos diz.

Poderemos considerar este alguém um imbecil ou um deus da sabedoria. Ou nos levar à condição de estúpido.

E aqui não há o que explicar; há o que, e muito, refletir, escolher o que nos for positivo e colocá-lo em prática.