Escatologia 01

Momento Atual

Hoje é dia 10 de maio de 2024. Então, hoje é o momento atual da história da humanidade. Numa visão escatológica, fundamentada em textos das Sagradas Escrituras, o ser humano caminha em direção ao final do governo exercido por ser humano. E como já me referi, acima, estamos vivendo o momento inicial dessa caminhada, a qual tem início com o “Momento Atual” e irá terminar com o início da Eternidade.

A parábola a respeito das dez virgens, contida no Evangelho de Mateus 25.1-13, é discorrida pelo rabi Jesus de Nazaré para ensinar a seu povo a lição de que deve estar sempre preparado para os acontecimentos futuros. Dessas dez virgens, as cinco virgens prudentes figuram o estar preparado para o chamado de seu senhor, enquanto as cinco virgens loucas figuram apego a valores que não se prestam para a eternidade.

As virgens loucas, infelizmente, são uma figura de todo aquele personagem, dito cristão, que vive agarrado a valores do presente século.

A Igreja Evangélica Whitetail, da cidade estadunidense de Ivor, no estado da Virgínia, agarrada ao Momento Atual, fundada no ano de 1984, segundo matéria da “BBC”, de 25 de fevereiro de 2010, o uso de roupa, nas instalações do templo religioso, não era uma exigência. E até mesmo o pastor, Allen Parker, se apresentava totalmente despido para celebrar o culto, porquanto a roupa era elemento opcional para essa comunidade nudista, dita evangélica. E a repercussão da comunidade cresceu tanto, que, no ano de 2009, foi visitada por mais de dez mil pessoas, e os lucros da instituição foram superior a 12 por cento.

Vivendo o Momento Atual, agarrada à filosofia das Virgens Loucas, e navegando nas águas poluída da Apostasia, de acordo com matéria do jornal “Extra”, de fevereiro de 2017, a mulata de nome Tuane Rocha, de 34 anos, mãe de uma garota, e também membro da Igreja Projeto Vida Nova, aceitou convite para desfilar, totalmente nua, postada no último carro alegórico da Escola de Samba da Rocinha, com dez metros de altura.

Há cerca de 18 anos desfilando no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, na cidade do Rio de Janeiro, a passista se apresentaria, pela primeira vez, peladinha, na pista da Avenida do Samba.

Frequentando cultos na igreja evangélica, desde o ano de 2012, Tuane, que tinha um Salmo tatuado em seu corpo, por duas semanas passou conversando com sua filha e com o pastor presidente de sua denominação religiosa, antes de aceitar o convite formulado pelo carnavalesco João Vitor Araújo.

Segundo a carnavalesca, tanto sua filha quanto o seu pastor concordaram que o convite fosse aceito, porquanto, “como é um trabalho profissional, todos apoiaram. Não vejo [isso] como um simples exibicionismo do meu corpo.” A Escola de Samba da Rocinha seria a primeira a desfilhar no sábado de Carnaval, dia 25 de fevereiro de 2017.

Ainda, tomo as Virgens Loucas como figura para definir o comportamento espiritual de uma igreja evangélica ao tomar conhecimento de uma fábrica de cerveja que se instalou na mesma cidade onde funcionava. Conforme matéria do sociólogo Peter Berger, publicada em dezembro de 2013, em uma determinada cidade dos Estados Unidos da América havia uma igreja batista e uma fábrica de cerveja em funcionamento.

Para a direção da instituição religiosa, a indústria de bebida alcoólica constituía a vanguarda do reino de Satanás entre os humanos da comunidade. Então, incomodado com essa saia justa, do púlpito da igreja, o pastor passou a desferir inflamados sermões contra a unidade industrial de bebida destilada.

Do outro lado da moeda, o industrial proprietário da fábrica de cerveja, para silenciar o inflamado pregador, resolveu comprar a consciência da liderança e dos membros da unidade religiosa, com uma simples doação de 500 mil dólares para alimentar os cofres instituição religiosa.

Inicialmente, os membros mais ortodoxos foram unânimes em denunciar que essa enorme quantia, em dinheiro, provinha do Diabo; e, portanto, não poderia ser aceita como uma doação sagrada.

A exemplo da “água mole e pedra dura”, contudo, decorridos poucos dias após a rejeição do “prato de lentilhas”, ofertado pelo empresário de sucesso, membros mais liberais, alinhados à filosofia de Judas Iscariotes, começaram a analisar os benefícios que aquele dinheiro poderia trazer à comunidade religiosa.

Enfim, aquecidos com o calor dos dólares ofertados, uma assembleia foi convocada para a tomada de uma decisão democrática. No Livro de Atas ficou registrado a seguinte deliberação: "A Igreja Batista Betel resolve aceitar a oferta de 500 mil dólares feita pela Cervejaria na firme convicção de que o Diabo ficará furioso quando souber que o seu dinheiro vai ser usado para a glória de Deus." Finalmente, a isca foi mordida pela instituição religiosa.

Finalizando, o Momento Atual estampa instituições religiosas envolvidas com o Carnaval, com a Ideologia Comunista, com Prosperidade Material, com o Aborto, com o comportamento Andrógino, com o Ecumenismo, com o Alcoolismo, e com toda uma gama de comportamento assemelhado às Virgens Loucas.

Autor: Raimundo Nonato Freitas de Cerqueira

Livro: Retorno do Messias

Editora: Clube de Autores

Link: https://clubedeautores.com.br/livro/retorno-do-messias

Florianópolis, Santa Catarina, 10 de maio de 2024.