ISOLADA

No contexto do que há de melhor e mais autêntico, a música popular brasileira vive o ostracismo em que o gênero instrumental sempre esteve isolado.

A era das grandes vozes privilegiou intérpretes e compositores que, embora acompanhados por orquestra, seus músicos eram coadjuvantes.

Com o surgimento dos conjuntos regionais advindos do Chorinho, alguns instrumentistas se destacaram a exemplo de Jacó do Bandolim com seu famoso “Época de Ouro”. Contemporâneos e posteriores a ele, outros regionais deram vulto ao virtuosismo de muitos instrumentistas, colocando-os em primeiro plano no cenário musical brasileiro. Pixinguinha, Benedito Lacerda, Altamiro Carrilho, Abel Ferreira, Garoto, Dino, Meira, Waldir Azevedo, Paulo Moura, Raphael Rabelo e tantos outros.

A música instrumental, porém, nunca teve o espaço correspondente ao próprio valor. Respeitada no próprio meio, é quase ignorada fora dele, onde o grande público, não educado para sons de instrumentos, prefere na melodia a voz.

Em apenas 52 anos, Brasília tem demonstrado significativo esforço de mudança a essa cultura. A conhecida “Capital do Rock” investe na formação musical da juventude, de que são referências a Escola de Música de Brasília e o Clube do Choro. Em ambas as instituições, crianças e jovens têm se revelado instrumentistas geniais. A EMB na música erudita, o Clube do Choro atraindo e revelando grandes talentos no gênero. Casa de formação e de apresentação, o Clube do Choro é palco para grandes instrumentistas nacionais, entre eles alunos e ex-alunos.

Para orgulho dos brasileiros, principalmente dos brasilienses, a música instrumental tem apresentado o virtuoso e requisitadíssimo bandolinista Hamilton de Holanda. Ele e outros jovens instrumentistas vêm brilhantemente contribuindo para que a música instrumental encontre cada vez mais espaço,  prestígio e, do riquíssimo cenário musical brasileiro, não mais seja isolada.

Com o mesmo nome que dá título a este texto, ouça a especial participação de Hamilton de Holanda em gravação com Cesária Évora.
_______________________________


>  Confira esta música:
http://www.youtube.com/watch?v=ZLPThkyARqo



Veja também um jovem francês tocando música brasileira mordestina
1

http://www.youtube.com/watch?v=NCANuZKsMC4

2

http://www.youtube.com/watch?v=HnIE4xQsEXM&feature=relmfu
 
LordHermilioWerther
Enviado por LordHermilioWerther em 05/09/2012
Reeditado em 29/09/2012
Código do texto: T3867142
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.