RAUL SEIXAS E A SUA MAIOR POLEMICA

Vou de começar meu texto com um trecho da entrevista de Raul Seixas e Marcelo Nova no programa do Jô Soares, pois ela descreve o que eu gostaria de dizer:

Marcelo Nova - É. Nós fomos tocar no interior de São Paulo, e o disco estava em andamento e não tinha nome ainda. Aí estavamos dentro do camarim esperando para subir no palco, veio uma pessoa com uns panfletos que estavam sendo distribuídos na entrada alertando os jovens do perigo de assistir um show de Raul Seixas e Marcelo Nova porque nós éramos a encarnação do demônio. E fazia uma analogia com textos do Raul - Eu nasci há 10 mil anos atrás.

Raul - Que eu vi Cristo ser crucificado. Eu era o diabo que estava ali no meio.

Marcelo Nova - Pois é, e eu olhei para o Raul e disse: bicho, taí o nome do disco. Agora, mais do que nunca vai se chamar A Panela do Diabo. São eles que querem.

Bem, eu estava escutando a música "Judas" de Raul Seixas, quando me deparo com um comentário na música que dizia o seguinte (eu fiz algumas alterações na pontuação, pois estava difícil de entender, porém as palavras são as mesmas):

"gente, quem e a pessoa que fala que jesus deixou o seu amigo? Raul Seixas e um cara que tem muito talento, mas ele blasfemou contra Deus e por isso morreu, por fazer músicas como gitâ, cowboy fora da lei, eu nasci a 10 mil anos atrás, meu amigo Pedro e outras músicas. Botando essas músicas na boca dos filhos de Deus que se dizem fã de Raul Seixas para blasfemar, então não escutem essas músicas gente, porque ela vai trazer uma grande maldição para suas vidas. Raul Seixas não teme e não adora a deus e sim a o inimigo de Deus. Raul Seixas chama Deus de coitado na música "cowboy fora da lei". e Jesus Cristo não é coitado, coitado e ele e vcs que escutam e cantam a música desse homem usado pelo inimigo. gente vcs podem achar que e loucura mais não e pesquisa no Google quem e gitâ."

(ele só escreveu Deus com d minúsculo)

Neste texto ele citou 4 músicas, eu vou contextualizá-las, também vou falar um pouco minha opinião (sendo cristã e fã do Raul Seixas) sobre essa crença sobre Raul ser o inimigo de Deus.

Em "Cowboy fora da lei" ele diz "Deus me livre, eu tenho medo, morrer de pendurado numa cruz".

Primeiramente, nessa música Raul não estava fazendo uma crítica a igreja (como em algumas músicas)

Ele estava fazendo alusão a um presidente de São Paulo que morreu pouco tempo antes de assumir, algumas pessoas (inclusive Raul Seixas) acreditam/acreditavam que ele foi assassinado. Ele faz sim essa piadinha com a morte de cristo, isso nem ele negava.

Gitâ faz alusão a um dos textos sagrados do hinduísmo, o Bhagavad Gita. É isso, podem pesquisar, não tem nada de mais.

Sobre "eu nasci a dez mil anos atrás", Raul não viu realmente cristo ser crucificado, é uma música.

E "meu amigo Pedro" é sobre o irmão dele, não um ataque a Deus. (Se for falar disso, é melhor falar de "pastor João e a igreja invisível" e outras músicas que assim como essa trazem questionamentos e piadas.)

Raul realmente fez muitas músicas sobre a igreja e falando sobre Crowley, mas não acho que alguém vá para o inferno por gostar ou fazer de música boa. Raul não idolatrava o demônio, apenas questionava o Divino, como faziam na renascença.

Raul não morreu por questionar Deus, e sim poque não cuidava da diabetes e exagerava na bebida.

por: MARIA EDUARDA PAZ PAGOTTO