Pequenos Partidos políticos para que servem?

Para que serve os pequenos partidos politicos.

Há algumas siglas de partidos políticos, os chamados "pequenos" que a meu ver só servem para benefício dos seus adeptos. Numa corrida eleitoral, sabe-se de antemão que o pequeno partido não tem nenhuma chance de chegar a vitória.

Por que então esses partidos existem? Já refleti muito sobre o sistema político brasileiro. Esses partidos, com pouca expressão, e que até algum tempo atrás já foram importantes no cenário nacional, hoje devido as circunstâncias em que se encontram, sómente servem para fazer acordos, dar seu apoio e "negociar" sua participação, com algum "lucro", isto é, obtendo favores, ou promessas em geral cumpridas dos majoritários que chegam ao poder.

É certo que os pequenos partidos, com sua legenda apoiada em alguma ideologia defendem-na e lutam pela defesa de sua causa. Nesses casos parece-me ainda existir alguma importancia, refiro-me a luta para as questões e temas que defende.

Mas os "pequenos partidos", aqueles já desgastados com o tempo, e em toda eleição aparecem como integrantes de partidos maiores, a meu ver, em benefício da população em geral não servem para nada, ou melhor para seus próprios interesses.

Penso que sua existência e sua coligação deve ser questionada pelo STE - Supremo Tribunal Eleitoral, pois é visível sua inconveniência no sistema política nacional, já conturbado com uma legislação ultrapassada ja exigindo reformas, tão pleiteada mas por longo tempo adiada.

Enquanto esse estagio permanecer vão continuar se beneficiando. Nossa mídia não se apercebe desse "jogo" e continuam dando ênfase as suas participaçães. Este artigo então é uma maneira de despertar a discussão.

Por que não dar nome aos bois? Posso dar três exemplos: Psb, pdt e ptb.

Já que os citei, devo reconhecer que esses partidos porque têm historias são objeto de interesse dos partidos chamados grandes que os cortejam, mas continua a pergunta sem resposta ainda. Para que servem os pequenos partidos? Qual o benefício encerrado para o seu afiliado e simpatizante?

Partido Socialista Brasileiro

Partido Trabalhista Brasileiro

Partido Democrático Brasileiro

Os atuais partidos politicos grandes, já foram pequenos numa determinada época, ou o inverso também pode acontecer. Eram grandes e se tornaram pequenos.

Para a verdadeira democracia, é importante que todos os cidadãos possam ter o direito de se filiarem a partidos politícos. Em toda a minha existência humana nunca fui convidado por nenhum partido para colocar meu nome para uma determinada disputa eleitoral. Penso que o desinteresse pelo convite não seja por não ter capacidade para defender interesses do determinado partido, mas sim porque não teria as minimas chances de concorrer com outros integrantes desses partidos politicos pequenos. Creio que meu perfil de cidadão brasileiro não se encaixa dentro das exigências dos partidos, pequenos e muito menos os chamados grandes. Por ai se conclui que não existe a real democracia. Você leitor já foi convidado para ser um candidato?

Em se referindo a filiação da legenda partidária, lembro-me quando então funcionário de uma empresa de economia mixta, fomos obrigados a nos filiar ao Partido, pois a diretoria assim exigia, caso não nos filiássemos nosso cargo de confiança seria suspenso. Ai não tivemos outra alternativa senão ingressar no mesmo.

Esse sistema deve ainda vigorar em determinados partidos, os chamados partidos grandes. Como pode alguem integrar o quadro de funcionários comissionados em cargos de confiança, não ser filiado a nenhum partido. Somente para casos de comprovada capacidade técnica ou na hipotese de não existir profissional para o cargo com essas determinadas características. Pergunta: Para que servem os pequenos partidos politicos?

Há partidos politicos pequenos que são pequenos em algum estado, mas em outros são considerados grandes. Exemplo: O PDT criado pelo então presidente nacional Leonel Brizola é considerado grande no Rio Grande do Sul. Esse partido pode disputar um cargo para governador. Já em meu estado não tem quase nenhuma importância, exceto se beneficiar de acordos, apoios etc...que acabam por render cargos publicos com boa remuneração e posição social elevada. Pergunto, para nós desses estados, eleitores, o que ganhamos com esses partidos pequenos? Absolutamente nada. Penso que deveria haver uma legislação específica para esses casos, só permitindo acordos, desde que publicadas as exigências dos acordos, que em serviriam para beneficiar a população, por exemplo de baixa renda ou os empobrecidos das nossas favelas e periferias. Para que servem esses partidos politicos pequenos na atual situação? Penso que não servem para nada, isto é para tumultuar sim o processo eletivo dos canditados. O Partido considerado pequeno deveria lançar mão de seu candidato, a coligação a meu ver deveria ser proibida.

Atenciosamente

clesio de luca
Enviado por clesio de luca em 24/06/2010
Reeditado em 24/06/2010
Código do texto: T2339499