RACISMO OU DESTRUIÇÃO MORAL E POLITICA!?

RACISMO OU DESTRUIÇÃO MORAL E POLITICA?!

Acompanhei recentemente um processo violento de destruição moral, pessoal e politica de um lider negro da politica sulmatogrossense. A meu ver foi um dos fatos politicos mais cruéis praticados contra uma pessoa em vida.

Estranho o fato de ex-parceiros e companheiros de luta e militantes da luta anti-racial, jamais terem tomado uma posição séria a respeito, nada pude fazer porque não faço parte e e nem tenho a chancela de nenhuma entidade de luta contra o racismo, apenas fiz parte da Comissão de Igualdade Racial na Camara Federal por curto espaço de tempo.

Um conjunto de pessoas, muito bem articuladas e orientadas passaram a desenvolver um ” marketing destrutivo da imagem pessoal do lider politico negro”, ou seria um processo politico muito bem articulado de calunias, difamações e a criação de boatos sobre o cidadão, desde a desqualificação simples até colocar em dúvida a sexulidade do cidadão para desacredita-lo e, em alguns momentos houve até a insunuação de que “ele” teria mandado matar uma pessoa. O processo foi tão violento e sistematico que cheguei a pensar que tinham razão e que o cidadão seria de fato um maldoso radical e capaz de prejudicar muitos. Confesso , cheguei a imaginar que o referido cidadão fosse culpado de tudo que lhe atribuiam.

Mas como aprendi durante o periodo de convivência com religiosos que jamais deveriamos julgar as pessoas pelo que falam dela, ou seja não julgue para não ser julgado! Resolvi meditar e refletir muito sobre o caso, afinal eu já havia participado de varios eventos e iniciativas desta liderança e conhecia a sua luta, aquilo tudo não poderia ser verdade.

Como sou teimoso e determinado quando tenho dúvida de algo, resolvi passar a observar, conversar sobre o assunto com outras pessoas “ colocadas fora da polêmica”, pesquisar e buscar informações sobre a liderança, descobri que de fato houve uma grande armação em andamento, foi elaborado um Projeto para destruir a imagem do cidadão, objetivando leva-lo a derrota eleitoral e consequentemente a perda de espaços politicos, pois na velocidade que ele avançava e pela sua juventude, logo estaria disputando o senado ou mesmo o Governo de nosso estado, com chances reais.

Descobri que a liderança politica estava “atrapalhando” projetos de caciques de sua agremiação, deveriam tira-lo do caminho a qualquer custo, inclusive jogando-o em disputas suicidas, onde o seus “companheiros” já estariam prontos a retirar-lhe ou puxar o tapete.

Além da cooptação de varias pessoas do grupo politico do lider negro, através de cargos, favores politicos, tristemente até muitos “irmãos negros” embarcaram nessa canoa do mal, foram usados nesse nefasto e triste processo de destruição politica de uma das maiores lideranças negras que estava alçando vôo em nosso Estado.

Cheguei a me manifestar publicamente e até em matérias de jornais de nossa capital sobre o fato, mas percebi que a principal vítima, ou havia se conformado ou temia represália pior, ou talvez , tivesse outra estratégia de ficar em silêncio e depois contra-atacar ou defender-se de tudo quanto lhe atribuiam e atribuem alguns, maldosamente até hoje, afirmando que o maior culpado de sua destruição foi “ ELE MESMO”, assim a meu ver é facil, inocenta-se o matador e mandante e culpa-se quem esta morto, como diria um advogado de defesa em seu argumento derradeiro.

Mesmo assim, mantive a disposição sempre o meu testemunho e solidariedade modestos e isolados, mas mantenho, pois não aceito a criminalização politica barata e nem a discriminação e racismo velados, até porque estes são mais covardes ainda.

Claro, fiquei chocado e escrevi muitos poemas, matérias e textos a respeito durante os ultimos anos, até mesmo a Oração contra o Racismo, fico indignado por tudo que representou esta liderança politica para a minha pessoa, para muitos jovens e estudantes de nosso estado de Mato Grosso do Sul.

Na minha opinião pior que assassinar, tirar a vida de uma pessoa é intentar mante-lo morto-vivo, continuando a tortura-lo a vida inteira com boatos e mentiras requentadas a cada ano, ao amputarem este lider negro da vida politica de nosso estado, foi ao meu ver cometido um dos maiores crimes politicos de nossa história politica pós-ditadura, foi de Fato a criminalização politica banal, a destruição moral e o componente de racismo e preconceitos mais aviltantates, mais vergonhosos que presenciei em minha vida. Retiraram um dos pilares da legitimidade de nossa politica, não por atingir esta pessoa individualmente, mas porque ela representava uma parcela de nossa luta coletiva por sonhar, por liberdade e alegria de viver.

Ainda hoje, encontramos pessoas que entoam ecos dessa maldade, prosseguindo na calunia contra este jovem negro e lutador de nosso estado.

REPITO! PIOR QUE ASSASSINAR É TENTAR MATAR UMA PESSOA VIVA, MANTE-LO IMOVEL, SEM DEFESA E MEIOS CONCRETOS DE SE DEFENDER DE ACUSAÇÕES SOLTADAS COVARDEMENTE ATRAVÉS DE BOATOS BEM ARQUITETADOS.

Qualquer pessoa minimamente lúcida e que acompanha a vida politica recente de nosso estado, sabe perfeitamente do que falo e de quem estou falando.

MANOEL VITORIO