ELEIÇÕES E A TERCEIRA IDADE NO BRASIL

Estamos participando livremente dos processos eleitorais desde 1990, pelo menos em “democracia formal”., pois como disse o octagenário candidato Plinio de Arruda Sampaio há um “muro” que divide os brasileiros no aspecto econômico, social e em todos os aspectos que seguem essa lógica maldita.

Embora divirja das posições ideológicas e partidárias do Senhor Plinio, respeito-o muito, e tenho que reconhecer que ele foi muito feliz em sua participação como franco atirador no debate presidencial, assumiu sua posição de socialista e disse claramente o que seu partido defende., foi duro ao criticar a sua ex-companheira de PT Marinha Silva, hoje do Partido Verde, quando disse que ela é uma ECO-CAPITALISTA.

A situação da candidata Verde ficou delicada no debate, pois não poderia atacar Dilma do PT e nem desqualificar um governo do qual fez parte até pouco tempo como Ministra de Lula, como vem do movimento social, também não poderia atacar Serra ex-lider estudantil da UNE e que foi obrigado a se exilar na ditadura militar.

Já a candidata Dilma Roussef teve dificuldade em atacar José Serra, pois o governo Lula que a lançou candidata esta surfando os benefícios políticos do sucesso do Plano de FHC e mantendo inclusive o Fator Previdenciario de FHC através do veto-cirúrgico de Lula a derrubada do Fator que prejudica os trabalhadores, reduz o valor das aposentadorias e pretende aposentar os trabalhadores já na cova.

A outra dificuldade encontrada pela candidata de Lula, é que ela não podia colocar Lula para debater no seu lugar, ou seja, é como querer movimentar marionete com a força do pensamento., ai o gaguejo e o nervosismo de Dilma foi evidente.

Serra já veterano em disputas e debates, simplesmente defendeu suas posições e as posições tucanas, procurando defender-se como podia do guerreiro Plinio que jogou pesado com todos.

Mas a tendência agora é o acirramento da disputa e a definição das escolhas, para o que temos menos de sessenta dias para fazer.

Como participo de uma Associação de Aposentados e Pensionistas e militei muitos anos no movimento sindical, entendo que a participação de dois candidatos da terceira idade como Serra 67 anos e Plínio de Arruda Sampaio 80 anos, mostram uma nova realidade em nosso país, as pessoas da terceira idade não estão mais ficando no quintal a jogar milho para pinto ou pertubando a “ veínha”, como se diz.

Nós, os eleitores mais veteranos e os colegas da terceira idade, devemos a nossa maneira seguir este exemplo, devemos buscar a nossa posição de liderança na família e entre os amigos e discutir a nossa situação, o valor de nossas aposentadorias, as dificuldades na hora de uma consulta médica, cirurgia, o problema da segurança pública, transporte, educação. Voltemos os olhos as ultimas decisões do Presidente da República e do Congresso sobre os aposentados e sobre as medidas votadas, para saber quais candidatos a deputado e senador de nossa região, ficaram conosco nas ultimas votações do fator previdenciário, por exemplo, para saber quem tem autoridade para pedir voto e retornar para nos representar de fato e não apenas os seus próprios interesses partidários.

Teremos agora o poder do voto em nossa mão, e essa estória de ajudinha, compra de voto e “eu devo um favorzinho” é tudo balela, pois na hora do voto é o cidadão, a urna e o seu futuro, o futuro dos seus filhos e de sua pátria...O resto é o resto.

Os cidadãos da terceira idade tem condições e moral para influenciar grandemente o processo e definir os resultados das eleições no Brasil ou, ao menos, em parte. Os nossos filhos e outros jovens sabem que o tempo passa e todos nós envelheceremos, aqueles que defendem o arrocho dos benefícios e aposentadorias, continuarão defendendo e agindo assim no futuro e eleitos farão sucessores que também os atingirão no futuro.

A soberania de nossa pátria, dependerá de nossa soberania e autonomia de fato na hora de votar, de escolher livremente os nossos candidatos, anotar num papelzinho e levar para o voto secreto de fato. Lembre-se na urna não existe câmera de TV e nem é permitido que outra pessoa veja em quem você esta votando, e também não se esqueça se alguém esta pedindo o numero do seu titulo isso é crime e pode dar cadeia. Essa estória de cadastro com titulo é golpe, é armação.

Escolha bem e boas eleições.