Meu voto


Dou atenção política porque creio ser meu dever com cidadã.
Apaixonada por história, jamais poderia deixar de conhecer a do meu país.
Desde a sua descoberta, a escravidão, essa mancha vergonhosa com a qual temos que conviver, explicar para a nova geração. Para formar cidadãos consciente que isso foi vergonhoso.Que qualquer tipo descriminação é crime.Porque o preconceito existe e de vez em quando tenta ocupar um espaço .
A história politica do nosso país tem muita mancha. Muitos já desistiram de acreditar.Só votam porque são obrigados.E dizem é somente um voto.Nisso eu discordo.Quantos sumiram no porão da ditadura para me dar o direito a esse voto?Quantas mães ou morreram ou esperam pelos seus filhos ate hoje?
Olho para o quanto caminhamos. Caminhada construída com sangue, sacrifício, daqueles que acreditavam em igualdade. Todos queriam um só coisa;o direito de opinar sobre em que pais queriam viver.
Por tudo isso e muito mais, não posso me omitir. Em respeito a mim mesma devo opinar.
Concordo que existem políticos que não possuem caráter. Como também existem cidadãos que contribuem para isso.Negociando o seu voto,seja porque favor for.
Mas mesmo sendo somente um, meu voto é somente meu. E deve ser consciente. Analisando não promessas mas fatos.Falar é fácil,prometer também.
Descobri que aprendo muito analisando o passado de cada candidato. E nos debates,mais que apareceram tantas asneiras.Candidato atacando a educação.Isso tudo recheado de palavras difíceis para que o povo não entenda.Filosofia da ditadura.
Se o pobre estuda aprende a pensar por si mesmo, decide. Dai tijolo e dentadura não vai comprar mais voto.Nem promessas bonitas,que nunca serão cumpridas porque são inviáveis.
A política esta em todos os lugares, influi em nossa vida diretamente. Vai determinar ate o preço do alimento que necessitamos para viver.
Por isso e muitos outros motivos me envolvo, analiso voto com orgulho. Porque para um país que já tirou um presidente se o próximo não der certo, tiramos novamente.
Isso se chama democracia governo do povo.