JANDIRA: cidade Favo de Mel ou de Merda?

Há apenas 32 Km de São Paulo existe uma cidade que em tupi-guarani significa “Favo de Mel”. Um município com cerca de mais de 100 mil habitantes, hoje sofre com uma ocupação irregular originada de barganhas políticas e transferência de títulos eleitorais para eleger corruptos que se vendem e se envolvem em negociatas o tempo todo. Os nossos vereadores, com exceção de uma minoria, em sua maioria governista, parecem mais os “Homens de Negócios do Crime e da Corrupção” do que representantes do povo. Jandira em épocas eleitorais recebeu gente de todo tipo, porém, não podemos culpar as pessoas, mas os responsáveis que atraíram para as encostas e beira de rios famílias inteiras. Em decorrência disso, acredito que grande parte dos moradores da cidade têm suas residências ilegais e por isso, muitos não imposto residencial, porém, quem arca com o prejuízos são os moradores legais. Certa vez, um determinado candidato confessou com certo ar de orgulho: “Só eu transferi para Jandira mais de 200 títulos de eleitor”. Quase que o chamei de irresponsável e covarde!

Com uma superpopulação e devido ao inchamento que o município sofreu nos últimos 20 anos devido à transferência de eleitores de outros lugares, e acredito que veio gente até de outros estados fora de São Paulo, não restam muitas alternativas para ampliar os locais de prestação de serviços à população como: construção de prédios escolares, creches e postos de saúdes, a não ser que acabem com as únicas reservas verdes das encostas da cidade. O inchaço e ocupação de uma área territorial de 22 quilômetros quadrados por mais de 100 mil habitantes transformou o município em uma cidade sem calçadas, já que até quem pôde construir casas melhores quase invadiu as ruas. O jandirense anda que nem gado, no meio da rua, porque, só existem calçadas de meio metro ou menos. Uma população que vive espremida e que hoje sofre com a incompetência administrativa de vereadores e prefeitos.

Faz alguns meses que Jandira vem sendo alvo de reportagens. A Rede Record, a Rede Globo sempre divulgam notícias horríveis de nossa cidade. A corrupção é alarmante, e Jandira já é um caso de intervenção federal. Nessa primeira semana de Janeiro pelo menos dois noticiários foram exibidos pela Globo em horário nobre do SPTV. A primeira reportagem foi inclusive gravada em meu celular: foram constatados a existência de 15 médicos funcionários-fantasmas de Jandira, e uma foi flagrada dentro de um hospital particular em Itapevi, moral da história, a médica ganha mais de 22 mil reais por mês sem nunca aparecer no hospital público de Jandira. Um município pobre com uma médica ganhando o salário de um deputado federal.

Hoje saiu mais uma bomba na TV. A Globo mostrou no jornal do meio dia que um terreno foi desapropriado à beira da Estação, e as lucrativas transações envolvia o secretário de governo que foi o procurador da construtora que desapropriou o terreno: Sérgio Paraizo. Foi ele quem negociou a indenização com a Prefeitura. Para o Ministério Público, este é mais um caso de uso indevido do dinheiro público. Paraizo atualmente está preso como um dos mandantes da morte do prefeito.

A POLÍTICA EM JANDIRA É UM VERDADEIRO ASSALTO AOS CIDADÃOS

Um caso de polícia!

Hoje os jornais e o extra.globo.com/noticias deram a seguinte notícia:

“Este é mais um caso de prejuízo aos cofres do município e quem paga a conta é a população - diz o promotor de Justiça Neudival Mascarenhas Filho, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

O Ministério Público e a polícia também investigam uma fraude milionária na Secretaria da Saúde de Jandira, na Grande São Paulo. Médicos recebiam salários altos, mas nem apareciam em hospitais e consultórios para trabalhar. O ex-secretário da Saúde de Jandira também é investigado por desviar dinheiro público para a mulher e para o filho. Ele comandou a saúde do município até o mês passado.

Augusto César Florestano Júnior pagou para a mulher e para um filho dele por quase um ano, segundo as investigações. Os dois são médicos e trabalhavam no hospital, onde maternidade e centro cirúrgico estão desativados por falta de profissionais. O plantonista Orlando Florestano recebeu R$ 22.600 em um único mês. Para justificar o ganho, Orlando fez 23 plantões de 12 horas. A mãe dele, por sua vez, não deu um só plantão em 2010, segundo o mesmo documento do hospital.

Mesmo assim, Isa Florestano ganhou mais de R$ 17 mil de salário para visitar pacientes internados.” Pior é que o cara é presidente do PSB (Partido Socialista Brasileiro). Socialista? Onde? Ainda bem que pedi minha desfiliação, porque, os canalhas que se encontram na cúpula desse partido é uma vergonha para todo socialista. Na verdade, jamais foram socialistas, são burgueses socialighits que se infiltram no partido.

A população de Jandira devia se indignar e exigir uma limpeza geral na política deste município, e a iniciativa deveria começar pela Câmara de Vereadores, porque ali não tem santinhos não, pelo menos uma meia dúzia está sendo alvo de investigação e a ala governista composta pelos baba-ovos do prefeito que foi assassinado e que continuam pensando que são intocáveis devem pôr a barba de molho porque, meus caros, um dia a casa cai, e ai de quem estiver embaido dela. O povo deveria sim, fazer uma baita manifestação de rua, parar essa cidade, suspender todas as atividades por um dia e clamar por ética na política. Os estudantes e todos os setores intelectuais da cidade deveriam sim pintar os rostos relembrando os “Caras-pintadas” de 92 que exigiram o Impeachment de Collor. Poderíamos todos, pintar os rostos com cores que simbolizam a pátria e exigirmos também a cassação dos vereadores corruptos, todos os jandirenses deveriam se mobilizar e procurar juntos procurar a justiça junto à promotoria pública e ao Ministério Público para entrar com uma ação popular, contra pelo menos uma meia dúzia daqueles que tornam fétido o ar que circula dentro da Casa de Leis de nossa cidade.

O povo está sofrendo sem médicos, condições indignas de moradia, ruas escuras como a Fernando pessoa sem luz faz mais de um mês, carros estacionados nos dois sentidos da Fernando Pessoa, escolas compartilhadas sem estrutura que fez as salas de aulas das escolas estaduais ficarem superlotadas com classes com quase 60 alunos no ensino médio, postos de saúde precários, exames que se perdem, consultas que levam meses e até anos para que o paciente possa cuidar de sua saúde, etc. Como pode? Esses políticos que atuam em Jandira não são humanos, são monstros da politicagem, quantos morrem por conta da sujeira deles, quantas inocentes, jovens, velhos e crianças ainda têm que pagar pela canalhice desses trogloditas?

Assim que iniciar o pleito eleitoral para vereador e prefeito, é hora de pensar!

Renovar a Câmara é fundamental.

Vamos varrer a sujeira elegendo novos vereadores!

Não basta eleger o representante do Executivo (prefeito), é preciso limpar a Câmara, tirar os ratos do porão, dedetizar cada centímetro daquele local, porém, é preciso ter bom senso para não eleger gente supostamente “nova”, mas que já têm um parente ou um padrinho corrupto lá dentro infiltrado. Nem tudo que reluz é ouro, por isso, pesquise a história de cada candidato, vê o seu passado e o seu presente, sua origem conta muito, o patrimônio acumulado: a custa de quê e de quem? A sua formação política e intelectual? Sua formação ética e moral? Enfim, o povo não pode mais continuar pagando um preço tão alto num município tão pequeno e um nível tão elevado de corrupção.

Quais serão os valores atingidos pelos desvios de verbas, salários a funcionários fantasmas, desapropriação e entrega de terrenos públicos de graça a instituições particulares em troca de apoio político em Jandira?

Quem pagará os banquetes?

São tantas perguntas...

Tão poucas respostas!

Desse jeito, “Se o Senhor não guardar a nossa cidade, em vão vigiarão mesmo as sentinelas”, e já que a justiça é tão morosa em passar essa história a limpo, então, é só Deus mesmo! As investigações têm, sido feitas pela GAECO, o delegado e sua equipe tem feito um ótimo trabalho, porém os órgãos acima deles precisam tomar atitudes mais severas em consideração ao povo que sofre. Cadê o ECA que diz proteger as crianças indefesas? Cadê os conselheiros tutelares? Quantas não têm médico? Cadê os Direitos Humanos nessas horas? Cadê as comissões de ética? Cadê as religiões católicas, protestantes e outros segmentos religiosos? Cadê a juventude estudantil de Jandira? Cadê a UEJ? Onde estão os grupos organizados? Será eles só existem em épocas eleitorais...?