O lado positivo de ser uma "metamorfoses ambulantes"

Diante de todas as aspirações que sonhamos: nosso projeto de vida pessoal, profissional e político, não foram planejados para burlar regras diante das previsões futuras irreais e incertas. Caso isso ocorresse, os líderes da “Revolução Industrial” repensariam as estratégias de crescimento, firmados em outros ideais, se soubessem que em 2011 teríamos tanta desigualdade social, resultado do efeito cascata da “globalização”: foco no dinheiro e destruição do capital humano (enquanto pessoa humana). Porém é inevitável que mudanças ocorram, de acordo com as circunstâncias momentâneas.

Diante dos desejos que nos motivam em qualquer início de longas empreitadas, tendem sim a mudar com o tempo. Isto é positivo em partes, pois radicalismo pode nos tornar uma ilha, por exemplo: Cuba e China. Perderíamos a liberdade de expressão e condenaríamos tantos intelectuais, assim como você, ou lutadores de classes como os professores e outros.

Se o ilustre Ex Presidente conseguiu a grande “sacada” de entender que discursos contrários ao pensamento da maioria detentora de poder econômico, não levaria o seu País ao desenvolvimento e reconhecimento mundial, é natural que tenha aparado algumas arestas, e mais do justo também (como cita o artigo de Léo Lince) que ele venda o seu produto: a boa retórica – engajado numa trajetória de vida de chão de fábrica, sindicalista, político e de Ex Presidente por dois mandatos.

Já para as empresas que o contrataram, na verdade querem também consolidar sua boa imagem no mercado global, dado o fato de que a imagem do Ex Presidente é mundialmente conhecida e não será fácil de ser apagada.

Nada contesta o relativo brilho que Lula tem, pois OBAMA já disse: “Ele é o cara”. Felizmente motivação é algo que nascemos com ela. Já as oportunidades não. Temos de correr atrás, pois dependemos muito do “meio” no qual estamos inseridos. E o meio no qual estamos inseridos é capitalista selvagem por demais, para nadarmos contra a maré.

Portanto, esta é uma variável que nos faz mudarmos sim e sermos “metamorfose ambulante”.

Para o texto: Lula, a metamorfose que ambula (T2912270)

De: José Luís de Freitas

SÔNIA SYLVA
Enviado por SÔNIA SYLVA em 16/04/2011
Reeditado em 16/04/2011
Código do texto: T2912676