Pobres Portugueses Pelintras Pindéricos?!...

De: Silvino Potêncio >>> ... Pobres Portugueses Pelintras Pindéricos !...

<<FIDALGO: Ao Inferno, todavia!

Inferno há i pera mi?

Oh triste! Enquanto vivi não cuidei que o i havia:

Tive que era fantesia!

Folgava ser adorado, confiei em meu estado e não vi que me perdia. (Gil Vicente em; “O Auto da Barca do Inferno”)>>

Das centenas de crônicas que já escrevemos, talvez milhares delas, quase todas começam com pensamentos das nossas lembranças literárias de outros tempos...outras vontades! --- Outros meios de sobrevivência, outras sensações de patriotismo, de Amor ao “torrão natal”... ao legado dos nossos ancestrais e à herança que usamos enquanto vivemos neste espaço físico de matéria.

Hoje trazemos à baila e... de certa forma, a “talhe de foice” um certo cinismo que se implantou ao longo dos últimos anos...décadas, eu diria!... na forma e no jeito de escrever, de falar, de comunicar com a grande massa,... o “povão”!

Aquele que pesa mais na balança quando a necessidade obriga, porém antes de mostrarmos como realmente as pessoas mudam, o sistema se transforma, a mente se adapta, o corpo se desgasta e a cultura se globaliza... é necessário traduzirmos isto para um Português moderno, actual...e “atualizado”!

- Limpo de neologismos porém globalizado tanto por quem escreve “acordado”, como por quem ainda o escreve de forma multipluralista como é o nosso caso pessoal.

Entenda-se; escrever acordado, neste caso, é escrever pelas novas regras do acordo firmado entre os Países que fazem da língua Lusa, uma forma oficial de comunicação entre os seus povos “indistinctamente” da sua religião, credo ou ideologia “xuxial”!...

O Ti Gil Vicente – à sua época – ele escrevia desta forma o seu reconhecimento a erros da sua personagem enquanto “escriba” onde o Fidalgo era o governante e o seu interlocutor era o Diabo em forma de gente...

“ vou ao inferno?!... e por acaso ainda há aí lugar para mim?!...

Oh que tristeza... Enquanto eu vivi não pensei que ele existia aí!...

- Pensei que era pura fantazia!,...

- Folguei em ser adorado, confiei no meu estado... e eu não vi que me perdia!...”

Logo de seguida a este pensamento introspectivo, o dito cujo interlocutor que, nos tempos modernos, podemos alegóricamente entitular de PM (Primo Mané) ele escutou a resposta que não se fez esperar;

“ embarcai vossa doçura, que cá nos entenderemos...

Tomareis um par de remos, veremos como remais!...

- e chegando ao nosso cais, a todos bem vos serviremos...”

Mas voltemos ao Rêgo!...dos tempos que agora correm, e ... aatão lá bai!;

- Oh Dona Marquiiiiiiiiiinhas!...

- Dona Marquiiiiiiinhas!... oh cum caneco,...

- aatão a Xeñora num biu cu Cuelho já estava cansado, e que... se calhar, ele ia, certamente, até concordar com prováveis alteração ao PEC IV?... (Portugal Endividado Colectivamente).

- quem foi que lhe mandou soltar o anuncio da (De) Missão na internet?!...

(gritava isto o nosso intrépido PM enquanto desfolhava as últimas páginas do Jornal “Noticias de Al Ku Chete”)

Ah não!... ná Xenori!

- Ê cá na soltei nem prendi ninguém!...

Até purque;... cu’a miséria dos últimos anos, cu’a falta de chuva nas terras Altas, c’ua falta de neve por causa do aquecimento sola,r... e acima de tudo porque o Pulo da Loba já não dá vazão ao Al Keva como antigamente, acabou-se o feijão “xicharo”!

Voismecê fique sabendo que também se acabou o feijão “frade”...

- e foi por causa do seu anuncio da retirada dos Cruxifixos dos lugares públicos...

- e até o feijão “ciclista” já não se vê por aí como antigamente na Volta a Portugal...

Ah éeeeeee!?... iii aatão purkê hein?!

- Aliás... me diga... o que é que tem a ver o “Ku-co-as-calças”?!...

Olhe... como não há feijão, não se pode fazer feijoada.

Ora se não há feijoada, não se podem soltar gases pelo... por lá... sei lá... voismecê sabe, né?!...afinal o lero-lero da sua política é;

- cada um solta pum por onde quisér e ninguém tem nada a “ber cu’ixo”!...

Sim, sim!... e daí?!

Bom!... se não tem gás, não se pode “cuzinhar”... a menos que se vá lá atrás dos Montes arrancar lenha para fazer uns “Cavacos”...

- Péraíiiii... pode parar!...

- os “Cavacos” não são p’raqui chamados p’ra coisa nenhuma!... e a política de Trás dos Montes sempre foi assim há muitos séculos;

- mandam os que cá estão e os outros que se Fo... rem da oh posição difícil de agüentar, podem ir caçar Cuelhos nas Bouças do Principe dos Galles... afinal a culpa de Portugal estar de rastos como está, foi por causa do Principe Dom João de Portugal...

- ele sim é que mandou lá os Magriços a defender a honra das Princesas que naquele tempo já eram tresloucadas pelos Cavaleiros Luz & Tanos, a ponto de até contaminarem as carnes de Vaca Louca...

- Uma grande praga que se arrastou e se propagou até aos dias de hoje!

Voismecê veja bem que; de todos os Estados Membros da Zona do Euro... o único que não se meteu em alhadas financeiras foi a tal Commonwelt porque lá paga-se tudo em Libras!, carago!...

Basta falar em divída publica... e os Ingleses, também “cu nhecidos” por Beef Eaters, que significa comedores de bifes e bifanas de Lingua Estufada, são os primeiros a gritar!...

Libra-te disso... very fast, fast, afasta, afasta-te... senão o tal do FMI (Fabricante de Moeda Internacional) vai te levar ao outro lado do Canal da Mancha, aonde tu permanecerás súbdito, subdesenvolvido, subdividido, submisso, subentendido, subjugado, submerso em dívidas para o resta da vida dos teus netos, bisnetos, trinetos, tetranetos, pentanetos, hexagnetos, ad aeternum!... per seculorum y se-cu-lo-rum!

Mas... oh Xeñori Ministro (de) Missionário... isso não me parece certo!

Eu acabei de ler aqui nos jornais do “Vi Kili kas” uma reportagem sobre os “gay jos” do tal FMI, e não é nada disso o que eles fazem!... veja:

(citamos fonte não identificada com o Cartão Único = CU)

... Pobres Portugueses Pelintras !

Depois de o primeiro ministro (PM) ter anunciado o pedido de ajuda, o país ficou suspenso. Totalmente dependurado nos dois pregos da porta do Merceeiro lá de Bruxo Elas: “aqui pagas e aqui deves”!

A expectativa era grande, os media anunciavam á exaustão a chegada eminente do FMI.

Eis que na segunda-feira os homens desembarcam na Portela.

Cercados de jornalistas, os FMIs (com ar de quem tinha viajado em turística) avançam rapidamente para a saída e apanham ....o primeiro taxi. ???

O País ficou estupefacto. É conhecido o caso de um reformado que quase sufocou ao engolir abruptamente um ovo cozido quando acompanhava o directo na SIC Notícias.

Os gajos foram de taxi????? Nem chauffeur nem limusina, nada, niente ....Taxi!?!???

Portugal pode estar á rasca, mas aqui qualquer quarto secretário de estado tem pelo menos um carro com dois chauffeurs ao dispor, isto para não falar no primeiro ministro que tem 10 chauffers e N carros, o ultimo dos quais é este chiquérrimo Audi A8 com corninhos luminosos.

- Mas a surpresa não ficou por aqui.

No dia seguinte, os camones foram a butes do hotel até ao Ministério. What??? Então e os carros de vidros escuros, batedores da PSP a cortar o trânsito, a algazarra típica e tão nossa característica, aquele colorido que dá vida à nossa cidade e que tão bem foi copiado pelo pessoal lá do Gabão?

Enfim, esquisito. Só há uma explicação: os gajos, coitados, apreciam o sol, só pode.

E chegaram às 9h??? Mas será que o grau de (sub)desenvolvimento deles ainda não os permitiu descobrir que antes das 10:30 não se trabalha? Coitados…!

Mas o pior ainda estava para vir. Então não é que eles não almoçam, trocando o almoço por uma coisa a que chamam sandes??????

Espera aí, então não é durante o almoço bem regado no Aviz ou no Gambrinos que se trabalha e se tomam as decisões mais importantes???

Vê-se logo que daqui não vai sair nada de bom…! Estamos desgraçados!

Só nos faltava mais esta... Cambada de ignorantes incompetentes!

Manuel Andrade

(Chauffer n° 10 com formação específica em Audi A8)

(Fim de citação)

Recebam um abraço e até breve...

Silvino Potêncio

Emigrante Transmontano - O Home de Caravelas de Mirandela...

Ex Tinhoso

Ex Retornado

Ex Combatente

Ex Residente

Ex Pulso do Gueto Aulgarveschwitz

Ex Comungado do IARN

Ex Criba Avulso de Poemas de Angola e do “Recto Ângulo Ibéricus”!!!

www.potencio.multiply.com

Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 08/05/2011
Código do texto: T2956999
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.