UMA VIAGEM AO FMI foi o F.I.M.

De: Silvino Potêncio,...  Uma viagem ao FMI é o FIM...
Nesta semana de tantas conjecturas sobre quem é?!... quem será?!... quem há-de ser!?... o consorte da Cadeira do Poleiro Luz & Tano, onde tem um vistoso “ESCRITO” (1) nas costas do lado da frente do respaldo para descansar da luta diária, titânica de cada Candidato,... e aqui nós já vos vaticinamos grandes surpresas. 
- Aliás já programadas préviamente, como tudo aliás tem sido feito nestes últimos 36 anos 8 meses, 20 dias, 13 horas e alguns minutos, segundo o Meridiano de Algés da Praia do "cagalhão", como era conhecida nos tempos do "antigamente"!
Para relaxar e assistir a tal da Campanha na sua recta final, cheia de contrasensos, plena de subjectivismo "xuxialistas" disfarçado de “sal al malaikuns” amofinados em regime democrático à moda saloia, nós resolvemos dar uma incursão pelo Portugal Profundo (data vênia ao Escritor Antonio Balbino Caldeira, Ilustre titular do Blog Homônio deste que é o Recto Ângulo Luz & Tano) aonde buscamos homens à base do candeeiro aceso, em pleno sol de Agosto ao meio dia.

São 408 páginas de um documento interessantíssimo do ponto de vista juridico, literário, histórico, folclórico e até... ousamos dizer calórico!

- Juridicamente, o Autor se protege nos seus direitos!,... é uma reacção animal, natural ao ser humano, de cada vez que há nuvens de ameças ameaçadoras, autistas e extremamente pleonásticas, bombásticas, fantásticas, eclesiásticas, monásticas, tirados do Funds Management Investment (vulgo FMI) ....iii aatão lá bai!...
Olhe!... voismecê vai ter que se haver comigo!...
- nem sabe com quem se meteu!...
- vou-lhe levantar um processo lá na Boa Hora que VOISMECÊ há-de andar de lado c’mós de Crabelas... p’ro resto da bida, carago!!!...
Nisto o PM (Primo Mané) levantou-se com toda a fleugma de um derrotado em frente ao cadafalso da maioria, da minoria que votou nele, em tempos de “vacas gordas” ... e abandonou o recinto.

Oh xô advogado, me diga se fais fabor... cumé que eu faço para sair deste imprensão, hein?!...
Meu caríssimo iluminado escrevente, amanuense taquigrafo dos direitos e deveres de um cidadão honesto, leal, companheiro, patriota, abenegado Procurador da verdade, e sómente a pura da verdade!,... juridicamente eu lhe digo que nunca há-de haver pena ou coima para quem jamais falou mentiras ou inverdades ainda que ocultas por factos relevantes à vida da colectividade, por mais escusas que esta possa ter recebido por trás das benesses um tanto ou quanto arquitecturadas por “ maquiavélicas” manobras eleitoreiras, e factóides cibernéticos vindos de instâncias superiores por bem untadas mãos, ao serviço da flatulante empoeirada flâmula do estandarte da glamourosa Répùblica neste malfadado Quinto Império, que continua à deriva sem principio nem fim defenidos.
E... para tão grandes males, maiores serão os remédios por mais imples que sejam. Vejamos o vernáculo da palavra dada e escarrapachada aqui:

“... Nenhuma personalidade, e nomeadamente o PM ( Primo Mané) referido algures neste singelo escrito, como simples relato de viagem ao interior... ao Fundo Mais Intrinseco (FMI), ao Fundo Mais Intimo da nossa Alma Emigrante, é aqui acusada do cometimento de qualquer ilegalidade ou irregularidade.
Fica assim declarado de plena direito irrevogável que o PM ( Primo Mané) não é arguido no caso do Dossiê do diploma Dominical, nem, que se saiba, noutro caso qualquer ainda que tenha o rosto e a “Face Oculta” de toda a camarilha que o acompanha há tempos.
Quando na situação de argüido(as), todas as pessoas gozam do direito constitucional à presunção de inocência!... até ao eventual trânsito em julgado de sentença condenatória, pelo que aqui não é assacada, a quem esteja nessa situação, qualquer culpa, ou sequer juízo de valor, pela sua eventual conduta nos factos alegados que aqui se relatam...”
E... assim sendo, eu determino que o próximo acto da nossa viagem seja de público aplicado com base no direito consuetudinário, ou seja; viró disco e tócoooo mesmo!...
Amen... está encerrada, a campanha... está no papo!!!...
(dizia o candidato da viagem anterior, com toda a convicção, enquanto abandonava a sala de audiências virtuais).
(1) Na “ Lisbia” do século passado usava-se colocar escritos nas janelas para anunciar que a casa estava vaga e pronta para alugar!...nos dias de hoje fazem páginas na internet, montam-se Blogs e contratam-se empresas do tipo Price Waterhouse and Pinkerton dos “esteites”... ser político é outra coisa...

- Para já um abraço a todos e até breve,
Silvino Potêncio
Emigrante Transmontano - O Home de Caravelas de Mirandela.
Autor de: http://osnizcaros.blog.pt

www.silvinopotencio.net

Nota do Autor: esta crônica encontra-se publicada já algures em outro espaço virtual, todavia devido as noticias de hoje (Maio 16th 2011) resolvemos destacar aqui esta sátira novamente, com o pensamento na velha máxima. --- " diz-me com quem andas, que eu te digo quem vai pagar o pato da divida Portuguesa  com juros e correção monetária!"... Este trocadilho não é bem assim mas, que fique registrado para onde vai o dinheiro dos politicos do FMI ( leia-se: Famosos Mas Irresponsáveis) perante a humanidade.
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 16/05/2011
Reeditado em 26/02/2015
Código do texto: T2973101
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.