Jovem!

Não é preciso ir muito longe para saber o que os jovens querem atualmente da política. DISTÂNCIA!

Conversando com um grupo de amigos, cheguei à conclusão que o distanciamento da juventude não se deve ao fato de não terem senso crítico, mas sim aos maus exemplos que alguns políticos cotidianamente nos transmitem.

Atualmente inúmeros casos de corrupção, diversos escândalos políticos, bem como uma enorme falta de ética. Isto faz que os jovens não tenham confiança e, pior ainda, não lhes permite entender que para haver uma mudança significativa neste quadro é fundamental a nossa participação no exercício da cidadania. É realmente triste perceber que no Brasil, ainda é muito pequena a participação dos jovens em debates relacionados à política.

Sou defensora de uma política pública voltada para a juventude e que ofereça respostas às diversas necessidades que os jovens possuem, melhorando assim a qualidade de vida e favorecendo ao máximo a participação de nós jovens nas decisões políticas do nosso município e do nosso país.

Outro erro cometido pelos políticos é tratar a juventude como se fosse um conjunto único, as necessidades dos jovens devem ser observadas de acordo com o local onde vivem, o sexo que possuem a faixa etária, para assim saber os problemas e necessidades de cada grupo. É claro que alguns problemas são os mesmos de toda a população, como por exemplo: educação, saúde e emprego. Porém, merecemos atenção especial em alguns aspectos como a entrada no mercado de trabalho. Os jovens precisam ter acesso a cursos profissionalizantes e à educação de nível superior.

Diante de todas estas dificuldades e conquistas que ainda poderemos alcançar, nós jovens não podemos se omitir da política. Devemos acreditar participar, lutar e confiar na força que temos, e exigir de nossos representantes que façam alguma coisa de melhor para nós que residimos no interior, pois a nossa força é um instrumento de transformação.

As discussões políticas sobre o futuro do nosso município, já estão sendo traçadas nos bastidores, nomes já estão sendo cogitados para candidatos a vereadores, prefeito e vice-prefeito.

Você jovem onde está? Em sua opinião o atual governo, seria uma boa opção? Deveríamos trazer devolva o antigo? Ou é melhor apostar no “novo”? Essas são algumas perguntas que devemos fazer, e principalmente analisar as propostas de cada candidato. Chega de ser ingênuo com promessas absurdas, que sabemos que nunca poderão ser concretizadas. Chega de conversas, precisamos de resultados em todos os seguimentos.

Por estes e outros motivos eu acredito que a inclusão do jovem na política seja um fator muito importante. Só assim conseguiremos renovar os quadros, que aí estão, trazer novas idéias e construir JUNTOS, um futuro melhor para o nosso município e consequentemente para os jovens de todo o Brasil.

Muitos jovens sonham em mudar o mundo, alguns já arregaçaram as mangas e estão empenhados em tornar este sonho realidade, mas o sonho só se tornará realidade quando ocuparmos o nosso espaço na política. Pense nisso!

mah bueno
Enviado por mah bueno em 23/07/2011
Código do texto: T3113153
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.