O porquê de votar no CRAS, obra 1 do OP Contagem

*Carta aberta aos amigos contagenses, publicada no portal UOL/Literatura e no Blog www.teoriaversuspratica.blogspot.com

Leonardo Koury Martins

É imprescindível quando se fala das conquistas ao longo destes dois mandatos municipais petistas erguidos conjunto o nome da prefeita Marília Campos se não lembrarmos a grande luta da Assistência Social em Contagem na busca pelo trato público com as pessoas.

Estes últimos anos, os avanços voltados à normatização, a sistematização e a construção intersetorial e coletiva fizeram com que o amadurecimento da Assistência Social propiciasse a cidade uma vida melhor, não apenas quanto aos índices de homicídio e mortalidade, mas a qualidade de vida proporcionada aos idosos, crianças e adolescentes, a juventude e as suas famílias.

A Assistência Social apesar de se buscar atender aqueles que precisam como vulnerabilidades no campo econômico, geracional, social e como proposta o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários atende consideravelmente hoje a população mais pobre de toda cidade brasileira. Esta população que historicamente na sociedade foram deixados de lado por um estado opressor em alguns momentos e clientelista e assistencialista em outros, conhecido por um velho ditado: “entre a caridade e a repressão”.

E por mudar esta história, por trabalhar por uma Contagem mais integra nos aspectos mais acentuados construção da cidadania, seria impossível não construir conjunto ao próprio povo a ampliação de equipamentos públicos e a continuidade de um bom trabalho que para além de atendimentos individuais, o fortalecimento da comunidade e da família torna-se não apenas nosso foco legal, mas nosso foco ético e político.

Neste sentido, venho tentar incorporar minhas idéias e minha militância, pedindo voto junto a diversas lideranças da região do Riacho, aos aguerridos servidores da área social e a todas cidadãs e todos cidadãos contagenses possibilitem a mais nova regional de Contagem, a regional Riacho, o primeiro CRAS ou como popularmente chamado, Casa da Família construído na região como também todas as obras de interesse da cidade.

Será nas mãos do povo e na sua perspicácia de perceber a importância da participação popular o aumento significativo dos atendidos pela Assistência Social, tornando cada vez mais uma Contagem democrática na sua construção e continuo planejamento.

Leonardo Koury Martins, Graduado em Serviço Social, autor de dois livros e ex-diretor do Sindicato dos Escritores de Minas Gerais.