América Latina e seus vícios

A América Latina é um "barril de pólvora" sempre pronto a explodir. Basta uma fagulha e pronto, vai tudo pelos ares... Para logo em seguida retornar com outra cara, outro formato, no mesmo modelo: DITADURAS. Sua formação e estruturação foi, e sempre será assim, ainda que se queira mudar por idéias incríveis de alguns pensadores políticos e religiosos. O que não se sabe é que uma minoria não permite que haja mudanças estruturais, porque assim tirarão o poder usurpado por milênios das maiorias. Aprenderam como manipular, enganar, roubar, escravizar, como poderão abrir mão disso, se é isso que os faz "podrosos e donos do mundo?"

Então, pequenos grupos bem equipados e treinados se degladiam para manter o equilíbrio, não entre o bem e o mal, mas entre aqueles que tem o poder e os que querem o poder. Como disse, são pequenos grupos de pessoas bem sucedidas economicamente que mandam em tudo, compram a tudo e vendem o que querem e quando querem. É assim que funciona o sistema.

E nós, simples mortais que acredita no "patriotismo, na família..."? O que faremos, ou o que fazemos? Continuamos acreditando que vale apena viver e morrer pela família e pela nação, mas não pelo Estado. Precisamos aprender sempre como burlar o sistema, complicar o sistema, usar o sistema, ainda que isso não seja legal, mas sempre será moral (Nem tudo que é legal é moral, nem tudo que é moral é legal). A moral e a Ética está acima, sempre, da legalidade. Porque a legalidade justifica "os fins, pelos meios", a moral e a ética não: "os meios sempre é que justificarão e validarão os fins".

Então, a América Latina, tendo como maior expoente e ícone o Brasil, será sempre território de ninguém. Os últimos governos lotearam a Amazônia, nosso patrimônio maior em termo de florestas. Agora estão alugando e vendendo os lotes para países ricos. Lembro-me de um amigo quando disse que "se fosse permitido e obrigado a todos os países que estão explorando a Amazônia levantar suas bandeiras, a única que não veríamos seria a Bandeira Brasileira".

\\\\
Enviado por \\\\ em 25/10/2011
Reeditado em 03/06/2013
Código do texto: T3297165
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.