Mah Bueno entrevista vereadora Fernanda Ragassi (PMDB)

Fernanda Ragassi, 43 anos, atualmente exerce seu terceiro mandato como vereadora pelo PMDB onde foi eleita com 547 votos. Trabalhou como assessora do Deputado Lobbe Neto na cidade de São Carlos. Após se formar em Direito, voltou ao município de Brotas sendo eleita pela primeira vez em 1997. Exerce a profissão de advogada, além do cargo de vereadora.

Mah Bueno: Fernanda obrigada por nos receber, primeiramente gostaria de saber qual foi seu principal projeto durante este mandato (2009/2012).

Fernanda: Diria que os projetos de prevenção como ao câncer de próstata, câncer de colo de útero e mama, pois é fundamental termos políticas preventivas. Outra questão foi o trabalho sobre a emenda do código de arborização urbana, um projeto de suma importância para o meio ambiente. Além, é claro, do projeto de lei de censo de animas domésticos, porque até hoje não sabemos qual a população de cães e gatos do município. E para que você possa planejar ações neste sentido, esse conhecimento, ao menos que aproximado é importante. Também aprovamos o projeto de lei contra maus tratos a animais, o qual inclusive prevê multa aos infratores. Estes projetos voltados aos animais são importantes, porque eles tem uma convivência direta e cotidiana com o homem, então trata-se acima de tudo, da necessidade de você implantar uma Política Pública nesta área, através do Departamento de Vigilância Sanitária. Também apresentamos um projeto de lei, que hoje é Lei Municipal, obrigando que as placas de obras públicas municipais, informe à população qual é o valor gasto. Acho que o contribuinte tem o direito de saber como o Município está investindo e no que, o dinheiro que é arrecadado com os impostos municipais. Esta transparência é fundamental. Um direito do cidadão e dever do Poder Público Municipal.

Mah Bueno: Em relação aos projetos de Leis, tem mais alguns que considere importante para o Município, de maior relevância?

Fernanda:Também apresentamos projeto de lei, que hoje é Lei Municipal, obrigando que seja afixado nos Postos de Saúde o nome dos médicos que estão atendendo, bem como a enfermeira responsável. Na área ambiental conseguimos criar o Programa Municipal de Incentivo ao Tratamento e Reciclagem de Óleo de uso culinário. Também é de nossa autoria a Lei Municipal que obriga o Poder Público a divulgar a frase “nossa cidade combate a exploração sexual infantil e de adolescentes.” Essa conscientização é muito importante principalmente no nosso Município que desenvolveu a Indústria do Turismo.

Em relação às indicações, foram muitas, mas as mais importantes foram na área de saúde pública, como o pedido do mamógrafo e ultra-som para o pró-mulher, construção da praça do idoso.

Mah Bueno: Em sua opinião qual o papel do vereador em relação à população?

Fernanda: Além de legislar e fiscalizar os atos do Poder Executivo, precisamos estar atentos a todas as áreas do Município, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Políticas Sociais, obras urbanas, rurais, enfim tudo aquilo que é importante para a população tem que merecer a atenção e o trabalho do vereador.

Mah Bueno: O vereador esta constantemente buscando verbas para o município através de seus deputados. Nesses três anos há algum recurso que você conseguiu com algum deputado estadual ou federal?

Fernanda:Na verdade o PMDB, em nível de governo estadual, está com uma participação bem modesta, mas fizemos pedido para a implantação de um Curso Técnico Ambiental (Dep. Massafera), que apesar de pertencer a outro partido, é amigo de Brotas. Também estivemos com o Deputado Baleia Rossi, e solicitamos uma ambulância para Brotas, além de um veículo para a Guarda Civil Municipal, bem como recursos financeiros para a revitalização da Praça Bela Vista (João Paulo) no Bairro Bela Vista. Já com o Vice Presidente Michel Temer, ainda quando Deputado Federal conseguimos em torno de 150mil para a área de saúde, reforma do posto de saúde, além de um grande recurso financeiro para o Hospital Santa Terezinha que chegou em torno de 1,5milhões em equipamentos. Já para o Deputado Newton Lima, pedimos 100mil para a Vila Vicentina, pedido de construção de ciclovia do trecho Brotas-Patrimônio, construção de uma passarela na av. Mário Pinotti. Além destas solicitações, o Deputado Newton Lima apresentou emenda ao orçamento da União destinando recursos para o Hospital Santa Terezinha.

Mah Bueno: Como você avalia a atual administração, principalmente depois dos indícios de irregularidades e também a cassação do mandato do prefeito pela Câmara Municipal?

Fernanda: Em relação ao governo municipal está clara nossa posição. Desde o início, vimos mantendo nossa coerência, com uma oposição consciente e construtiva, uma vez que nossa forma de pensar, e visão para um governo Brotas é totalmente diferente do que foi implantado. Tem aquele ditado que diz “Água e óleo não se misturam”. Fui relatora da CPI e Presidente da CP, e nessas ocasiões, não trabalhamos com boatos, mas sim fatos e documentos, e procuramos fazer da melhor forma possível. Cabe salientar ainda que nosso trabalho fui utilizado como subsídio pelo Ministério Público.

Mah Bueno: Considerando a atuação do executivo, em sua opinião o que melhorou e o que piorou com o atual governo?

Fernanda: Felizmente, graças a recursos e convênios com o Governo Federal e Estadual, o que é consequência do comprometimento dos nossos deputados com o município, obras foram realizadas nestes anos. Também aqui tenho que fazer uma referência aos técnicos do Poder Público, que mesmo na ausência de um planejamento de prioridades, realizaram um trabalho louvável. Ainda temos que destacar que nosso município, neste ano de 2012, tem Orçamento em torno de 57 milhões de reais.

Assim, lamento esta ausência de planejamento, ainda nestas semanas tivemos exemplo que foi a forma repentina de mudança do pró mulher e a redução da carga horária dos professores. Naturalmente gerou uma grande ansiedade nos profissionais da Sáude, da Educação e principalmente na população em geral. Hoje não temos uma política pública ambiental, e entendemos que Brotas deve priorizar estas questões, justamente por desenvolver e ter no Turismo Sustentável uma fonte inesgotável de geração de emprego e renda. Em termos ambientais andamos na contra mão.

Mas na minha opinião, o confronto que o Poder Público propôs, de modo quase que cotidiano às entidades assistenciais e a sociedade civil, gerando uma sensação de insegurança, foi o pior. Não houve paz social. E a comunidade pagou um preço alto por isso.

Mah Bueno: Ao final de quatro anos tanto o executivo como o legislativo tem a oportunidade de ser novamente avaliado pela população. Você é candidata nas próximas eleições?

Fernanda: Meu partido, o PMDB, tem este projeto de propor nomes para disputar as próximas eleições municipais. Naturalmente que as convenções acontecerão apenas em junho, mas apresentaremos um pré-candidato que pode ser anunciado ainda neste mês de março.

Mah Bueno: Em sua opinião a juventude deve participar mais intensamente da política, e ingressar em cargos públicos?

Fernanda: Claro, tem dois olhares que considero importantes na política. Primeiro o olhar da mulher que em minha opinião faz toda diferença, ao mesmo tempo em que a mulher é pacificadora, ela também é muito firme. E ainda bem que nós mulheres, vimos conseguindo demonstrar que podemos ser mãe, esposa, administrar a casa, cuidar da família, e oferecer nossa contribuição à sociedade. E o olhar da juventude é um olhar com menos dissabores, olhar de mudança e novas ideias.

Mah Bueno: Fernanda é fato que seu sobrinho João Luis Martinelli Ragassi, Secretário de Obras do atual prefeito se desfiliou do PMDB, esta ruptura partidária, também significa uma ruptura familiar? Como você pode nos explicar o vinculo familiar com suas decisões políticas?

Fernanda:Entendo que como pessoa pública, as pessoas queiram saber o que de fato ocorreu. A verdade é que não tenho nenhum tipo de contato ou convivência com o atual Secretário de Obras do Município, seja no campo pessoal ou profissional. Minha atuação sempre foi de combater a falta de transparência e irregularidades apontadas neste Governo Municipal. É uma questão de valores e princípios. Quanto a questão partidária, esse cidadão não pertence mais ao quadro de filiados do PMDB, até porque nosso partido não possui, nem nunca possuiu nenhum cargo neste Governo Municipal. E quanto ao vínculo familiar, é inexistente.

Mah Bueno: Para finalizar gostaria de agradecer a sua participação, e deixar aberto para suas considerações finais.

Fernanda: Primeiramente quero agradecer a você Mah Bueno pela iniciativa, agradecer ao Jornal o Comércio por esta oportunidade. Este tipo de entrevista nos proporciona prestar contas do nosso trabalho enquanto vereadora, bem como mostrar nossa forma de pensar. Este foi um mandato difícil, de superação, e grandes desafios, mas, graças a Deus a ao nosso trabalho, estamos conseguindo vencer todos eles. Tenho procurado dar o melhor de mim, E, quanto às perspectivas futuras, espero sinceramente que possamos construir um projeto diferente no sentido de que o maior comprometimento seja em dar passos na direção que a maioria indicar. Acredito que uma das formas de materializar este projeto, seja através da implantação do Orçamento Participativo, onde possamos efetivamente adequar o orçamento do município as necessidades da população.

Mah Bueno: Fernanda recentemente foi noticiado em nosso semanário pelo Jornalista Fernando Gomes do PSL / Jornal Ideias, que o PMDB estaria em tratativas junto ao partido PSL para uma possível coligação na chapa majoritária e que seu nome estaria a disposição para concorrer ao cargo de vice prefeita ao lado do pré candidato Du Barreto. Gostaria de ouvir sua explicação sobre este assunto.

Como já confirmei tivemos uma conversa com o PSL da mesma forma que tivemos com outros partidos. Para mim este assunto é página virada, acredito que foi muito produtivo todas as conversas que o PMDB teve com vários partidos. Porém devido às conjecturas políticas não existe esta possibilidade uma vez que já foi noticiado que PSL e PSDB, já se definiram os pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito.

O PMDB tem conversado bastante com o PTB e PV e esta parceria pode resultar em uma opção interessante, democrática e de consenso. Logicamente no próximo dia 13 será oficializada a pré-candidatura do PMDB, onde poderemos levar ao conhecimento da população e imprensa as decisões do PMDB.

Como Presidenta do PMDB também conversei com o Dr. Moreira Ferreira, que preside o DEM em Brotas. E, com certeza, voltaremos a conversar com os demais representantes do partido, sobre as eleições deste ano.

O que posso afirmar é que nosso partido de forma democrática e transparente visa contribuir de forma positiva com esse momento tão importante para nossa comunidade.