Administrador Competente

Comprometimento é tudo que as pessoas fazem a mais, sem que alguém tenha solicitado. Resumindo, é você surpreender as pessoas. Alguns surpreendem positivamente outros negativamente.

Um administrador acima de tudo tem o compromisso de exercer sua função com integridade, administrar com bom senso os recursos disponíveis beneficiando o maior número de pessoas, de forma transparente orientado pelos preceitos éticos e moral para o alcance dos objetivos que beneficiarão o maior número de pessoas em sua administração.

Um administrador completo, além de conhecimento técnico precisa ter: oportunidade, bom senso, racionalidade, amor, coerência, atitude e visão.

É muito difícil encontrar um administrador que tenha todas essas qualidades, quando existe alguma ausência precisa ter no mínimo a humilde para reconhecer a sua deficiência, deixar de lado a vaidade e a arrogância que o poder pode vir a causar e, para o seu próprio sucesso administrativo ouvir as opiniões e orientações de pessoas técnicas que estão ao seu redor, lembre-se nunca fique irritado com críticas da sua equipe.

O bom senso é uma das principais qualidades de um administrador, os atos e omissões podem refletir direta ou indiretamente na vida da população.

Desordem! Na definição da palavra significa uma mistura de coisas em total desequilíbrio, desarrumação, confusão. A ausência de bom senso em um administrador público contribui para o seu fracasso como administrador e consequentemente isso reflete também no desenvolvimento do local em que vive.

Evitar a polêmica! É muito difícil, afinal controvérsias sempre existirão, mas antes de agir o melhor é refletir, antes de tomar qualquer atitude que por ventura possa causar algum impacto na sociedade o melhor é ouvir todas as partes envolvidas na questão. Isso causa menos desgaste na imagem do administrador.

Quando administramos nossa empresa necessariamente não temos que dar satisfação a ninguém, se falharmos em sua condução o fracasso só me atingirá, mas em uma administração pública todos sofrem com a imprudência de um administrador sem bom senso. Na melhor das hipóteses, esses atos administrativos devem ser classificados como incompetência.

E como já diz o ditado: “A arrogância é a arma dos incompetentes”.